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Ecosport Powershift. Sim ou não?

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#1
 fhmartins

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Iniciante
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Olá pessoal,

Para não desvirtuar este tópico sobre a reestilização do Ecosport 2017, crio este topico para tratar de uma dúvida e busco opiniões de vocês: proprietários.

É simples, estou já planejando a compra de um novo carro e o EcoSport automatico entrou na lista, e no topo dela. Entrei no forum para ler tudo sobre e estou vendo que o problema no cambio é bem recorrente. Os colegas abaixo postaram algumas mensagens e pergunto: vale a pena ou começo pesquisar outros modelos?

Não comprarei um carro 0km, pretendo comprar algum seminovo (2014 ou 2015), automatico, até 55.000,00 e de preferencia um SUV. Não gostei da Duster pq não é nada integrado como no Ecosport. Os outros fogem muito do meu budget, fora que o seguro é bem mais caro.

Mesmo apostando na garantia de 5a que a Ford estendeu aos cambios PS, eu ja pegando um seminovo é uma variavel a mais.. achar um proprietario q faz tudo na concessionaria pra nao perder a garantia... fora que eu teria mais uns 2 ou 3a de garantia.... ai depois... só fazendo poupança-cambio...

Seria o caso deu abandonar a vontade de ter um carro automatico (automatizado, no caso) e continuar no mecânico/manual? ou seria o caso de eu ver algum outro modelo que satisfaça a compra... porque será um carro para eu ficar mais uns 6-7a.

Agradeço a opinião de vocês.

DyegoEco2008 escreveu:
Sempre as ordens, também ficou apreensivo, tenho uma eco automatica e gosto do design dessa geração, porem, com esse cambio vou acabar trocando de modelo, o que acontece com segundo algumas pesquisas que fiz, foi que um erro de projeto da Ford, o que ocorre é que contaminação de agua junto a caixa de cambio, os detalhes vou pesquisar melhor e posto aqui no forum. E uma pena pois o carro em si é ótimo.

Josimar escreveu:
Bem vindo ao fórum.

A nova geração do Eco é realmente muito bonita.

Esta reestilização que comentamos será apenas um "face lifiting", ou seja, pequenas modificações estéticas  que não devem alterar significativamente o perfil do veículo ou mesmo sua [Des]valorização.

O que pega mesmo é o câmbio PowerShift (PS). Se deseja um SUV automático, não creio que encontrará alguém em são consciência que recomende um Eco PS.

A ideia do câmbio de dupla embreagem é muito boa. É uma pena que ainda deve levar alguns anos até que surja uma opção viável.

Sabe quanto custa substituir esta embreagem, que pode dar defeito após 20 ou 30.000 km? Por volta de R$ 20.000,00... 

Falo isso com o coração partido, pois já possuí cinco Ecos e sou fã do veículo, mas PS tô fora...

#2
 Josimar

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Diamond Titanium
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Martins, não quis me alongar muito porque achei que você fosse ler na internet sobre os sérios problemas deste câmbio.

Eu não tenho nem nunca tive o PowerShift. Não sou de adquirir novidades. Deixo o mercado absorver e espero o resultado. Infelizmente neste caso foi negativo.

Quer ver a extensão do problema? Tire um tempinho e vá numas cinco revendas de automóvel. Mostre interesse por algum carro e diga que tem um Ecosport PowerShift para a troca. Ou tente vender um... Veja o resultado.

Eu já fiz este teste...

Se você quiser adquirir um EcoSport que não seja o equipado com o câmbio automatizado, vá em frenteÉ um excelente carro. Mas acredito que ninguém em sã consciência vai recomendar a compra do PowerShift.


Pode ser que alguns sortudos ainda não tenham tido problemas com o câmbio. Mas é só questão de tempo. Quem tem está tentando se livrar antes que o problema apareça.


A galera costuma demorar um pouco para responder, enquanto isso, selecionei alguns tópicos sobre a opinião dos usuários:


http://ecosportclub.forumeiros.com/t3727-nao-compre-ecosport-cambio-automatico-titanium-2-0


http://ecosportclub.forumeiros.com/t2243-cambio-automatico


http://ecosportclub.forumeiros.com/t2318-problemas-serios-do-cambio-da-ecosport


http://ecosportclub.forumeiros.com/t3639-problemas-no-cambio-automatico-2014-2014


http://ecosportclub.forumeiros.com/t2267-problemas-no-cambio-powershift-patina-na-segunda-marcha


http://ecosportclub.forumeiros.com/t4188-cambio-powershfift-problema-sanado


http://ecosportclub.forumeiros.com/t4181-o-cambio-automatico-powershift-ja-foi-consertado-nos-modelos-novos


http://ecosportclub.forumeiros.com/t3967-ford-fara-recall-de-cambio-powershift


http://ecosportclub.forumeiros.com/t3639-problemas-no-cambio-automatico-2014-2014


http://ecosportclub.forumeiros.com/t2422-trepidacao-embreagem-automatico-powershift


http://ecosportclub.forumeiros.com/t3042-barulho-cambio-automatico


http://ecosportclub.forumeiros.com/t2318-problemas-serios-do-cambio-da-ecosport


http://ecosportclub.forumeiros.com/t3583-problema-no-cambio-automatico-power-powershift-na-liga-no-p?highlight=power



É só uma amostra...

#3
 emanueloa


Iniciante
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Boa tarde a todos,
Tenho uma ecosport powershift 20013/2014, até hoje não tive problema algum com o cambio.
Ontem recebi um comunicado da Ford pedindo para ir a uma autorizada para reprogramar o cambio e informando mais que a garantia do mesmo foi estendida para 10 anos ou 240.000 km.

#4
 Zanetti

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Boa notícia, se a garantia for de 10 anos, até já devem ter conseguido uma solução definitiva.

#5
 Josimar

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emanueloa escreveu:Boa tarde a todos,
Tenho uma ecosport powershift 20013/2014, até hoje não tive problema algum com o cambio.
Ontem recebi um comunicado da Ford pedindo para ir a uma autorizada para reprogramar o cambio e informando mais que a garantia do mesmo foi estendida para 10 anos ou 240.000 km.

Excelente notícia!

Aí sim valeria a pena o risco. Pode ou não dar problemas. Se der, estará coberto pela garantia.

Você poderia apenas confirmar se esta garantia está condicionada a manter TODAS as revisões em uma concessionária Ford?

Abs

#6
 emanueloa


Iniciante
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Segue comunicado:

#7
 Josimar

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Obrigado por postar o documento!


Sem dúvida é uma boa iniciativa da Ford, mas ainda fiquei com uma pulga atrás da orelha:


Nos relatos de problemas com o PowerShift, a solução era a troca do sistema de (dupla) embreagem. Inclusive muitos se queixavam que a Concessionária não tinha em estoque e a fábrica demorava em média três meses para disponibilizar, devido à crescente demanda. Apesar de nunca ter possuído um Eco PS, visitava frequentemente uma CSS Ford de minha cidade e indagava o chefe dos mecânicos sobre o problema do câmbio PS. A solução era a troca do sistema de embreagem.


Daí a Ford lança este programa de extensão da garantia para (e tão somente) o módulo de Controle da Transmissão (TCM).


Então pergunto aos colegas mais entendidos: o TCM pode ser o responsável pelos graves problemas ocorridos com o PS?


Ou é apenas uma maneira da Ford desviar o foco principal do problema e dar uma resposta que iria (teoricamente) satisfazer a opinião pública/consumidores para dar uma satisfação sobre o problema principal, sem contudo resolvê-lo?


Espero estar errado, mas já que garantia (do TCM) foi estendida, vale o ditado -[o homem] seguro morreu de velho...

#8
 Zanetti

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Isso pra mim é uma armadilha e cortina de fumaça.

#9
 fhmartins

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Obrigado a todos pela discussão. Nessa semana eu já mudei de opinião n vezes... ja pensei em me contentar com a transmissão manual, ai voltei atrás com a automatizada, agora penso na manual de novo... muito porque realmente pode ser um elefante branco na hora de vender se a FORD nao solucionar de vez isso... e ai com o manual nao teria o problema (Josimar, estou lendo todos aqueles topicos); ou por nao conhecer a dirigibilidade do antigo dono, eu adquirir uma bomba-relogio. Como eu disse, pretendo ficar com o carro pelo menos uns 7-8 anos (hoje tenho um VW Polo, peguei 0km, 2006/2007 - e nunca tive um problema mecanico com ele, sempre fiz as manutencoes necessarias para tal)

Realmente, no meu caso uma coisa imprescindível que terei q verificar na época é a procedência do veiculo. Eu já não queria algo com muitos km (queria algo até 40 mil km), e agora é verificar se tudo foi feito na css para não perder a garantia.

Ja me decidi pelo Eco pq é um carro tecnologicamente integrado, o ruim é o porta-malas inferior ao Duster (eu queria carregar minha bike dentro dele para os treinos apenas tirando a roda dianteira).

Essa garantia de 10a é ótima, porém o que tenho lido aqui no forum é mto sobre entrada de agua no sistema e nao TCM. Isso confere?

Outra coisa, ali diz modelos produzidos até fev/2015. E os modelos posteriores? Tenho lido na internet fabricação recente com problemas no PS.

#10
 Zanetti

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A bike vc pode levar até inteira, o banco dele bate e fica bem grande.
Não conheço o novo eco, mas o banco deve bater em duas metades, possibilitando que duas pessoas sentem de um lado e a bike vá do outro.

#11
 fhmartins

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Iniciante
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hehehe... é o que faço hoje, mas ai eu tenho que deixar o banco todo rebatido a semana toda pq treino 3x na semana, e ai enche o saco baixar/levantar dia sim/dia nao. Mas sem problemas. o bom é que hoje com o banco rebatido ainda é apertado, com a Eco por ter um espaço interno maior, daria até para rebater somente meio banco como você sugeriu, o que já seria ótimo. Wink

#12
 Zanetti

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Do lado do carona ele rebate somente o equivalente a um passageiro e é muito fácil de fazer.

Esse lance é bom até quando esta viajando e quer pegar algo na mala, consegue acessar sem para o carro.

#13
 DyegoEco2008

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Iniciante
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Boa Tarde à Todos !

Realmente esse câmbio PS é de tirar o sono, muitos querendo adquirir o carro mais com medo desse elefante branco.
Bom na minha opinião, essa tática da FORD na mais é que um cala-boca para a opinião publica. Primeiro que se fosse tão simples assim ela já teria solucionado o problema não queimaria um produto a toa, e também já que vai lançar a nova reestilização com o mesmo câmbio ela não vai querer matar o carro antes do tempo. Aposto que a FORD numa possível nova geração aposenta esse famigerado cambio. Esse câmbio é uma roleta russa não importa a garantia e comprar um produto que não passe confiança ainda mais se tratando de automóvel é suicídio.

#14
 fhmartins

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Iniciante
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Pergunta (pode parecer idiota, mas nunca comprei carro usado, o unico que comprei foi 0km):

Eu posso antes de comprar pedir pra dar uma volta com o carro? Ou levar um mecanico e ver pontos essenciais?
Porque lendo tudo aqui, tenho separado ja varias coisas que vcs comentam e tal... eu quando dirigisse o carro com certeza sentiria diferenca/trepidação/barulho no cambio e etc...

Realmente Dyego... eu tb nao sei como a Ford ainda nao soltou um recall total, mesmo arcando com o custo... é matar um otimo produto de anos, percursor dos SUVs no Brasil...

#15
 DyegoEco2008

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Iniciante
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Boa Tarde Martins !

Respondendo à sua pergunta, não só pode como deve, eu já comprei carro tanto novo quanto usado. E a agencia ou css nunca se opôs, e penso que se ela fizer alguma objeção, pra mim já é motivo para não fechar negocio, como eu disse eu preciso me sentir seguro, preciso que tanto o produto quanto o vendedor seja particular ou não me passe alguma credibilidade ou confiança.
Quanto ao teste drive como técnico automotivo te digo que apenas algumas voltas e uma olhada superficial não detecta todos problemas, porém, alguns pontos são cruciais, como alinhamento trepidações na caixa de câmbio, problemas no freio marcha lenta oscilando, são problemas que uma volta rápida já se detecta. E geralmente são problemas causados por relaxo do antigo dono. Logo tem que se ficar atento pois dono relaxado carro problemático.

#16
 Josimar

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Martins, O Dyego já explicou que pode. E deve! Eu sempre comprei usado. Foram até hoje 12 carros. Não sou de ficar trocando. Quando gosto fico pelo menos até completar 100.000 km rodados.


PS: lembrei agora que comprei uma moto zero. Mas aí não conta, né?


Temos até um tópico com dicas sobre a compra de usados:


http://ecosportclub.forumeiros.com/t2217-dicas-para-compra-de-ecosport-usado


Algumas delas são específicas para os Ecos até 2012, mas a maioria é composta por dicas genéricas. Vale a pena uma olhada...


Assim como você, eu queria partir para um automático, de preferência 4x4, já que eu tinha um Eco 4WD. Mas como a nova geração do Eco decepcionou no câmbio, e também não tinha a opção da tração integral, resolvi mudar de categoria e partir para um CR-V.


Como não tenho $$$ para um mais novo, comprei no ano passado um CR-V 2010 4x4 automático com 40.000 km rodados e todas as revisões feitas na CSS Honda. Na época um novo era R$ 140.000. Hoje é R$ 160.000.


Mas paguei 45K num seminovo que atende muito bem às minhas necessidades e é um senhor carro.


http://ecosportclub.forumeiros.com/t3728-honda-cr-v-off-topic


Há outras opções na mesma linha, como RAV4, Vitara, TR4, Tracker, IX35, Santa Fé, Sorento e cia. 


Você chegou a pesquisar/pensar em algum deles?

#17
 fhmartins

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Iniciante
Iniciante
Pela pesquisa que fiz só restaram 2 SUVs: Ecosport e Duster. O Duster não gostei muito do design interno e externo.
As outras marcas eu olhei porém ficam fora do preço que desejo pagar, +/- 55K pra um carro 2014 pra frente e baixa km. Hoje encontro boas opcoes aqui nos classificados para Ecosport.
O ponto é que queria um carro com baixa km porque devo ficar mais uns 6-7 anos com ele. imagino eu que eu deva comprar algo até 40.000km, por isso acabou tendo só duas opcoes.

#18
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