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Problema no sistema de arrefecimento

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#1
 Sérgio martins pinto

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Iniciante
Iniciante
Pessoal boa noite,

Comprei um Ecosporte 2010/11 1.6 observei que o reservatório estava muito sujo e levei na oficina de radiadores onde sempre levei meu "ex" carro. Chegando hoje para buscar o mecânico falou que não colocou adtivo porque o sistema esta com problemas e me mostrou uma mangueira na entrada da válvula termostática (segundo ele) a mesma esta inchada e após deixar o carro funcionando por alguns minutos ela ficou bem rígida. Falou que tenho que levar em um mecânico para ver oque pode ser ( falou que pode ser modulo, cabeçote, válvula etc...). detalhe que observando em casa com uma lanterna e realmennte a magueira esta bem inchada (queimei a mão rsrs) porém o marcador de temperatura nunca sai da marcação central.  Alguém pode me ajudar vou levar no mecânico mas gostaria de ter alguma ideia para questionar... por favor

#2
 Josimar

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Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem vindo ao fórum, Sérgio.


A válvula termostática só abe após o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento. E sim, as mangueiras ficam rígidas mesmo quando estão cheias d´água. Isso em si não configura um problema.


Já que você já conhece o sistema, sugiro um teste simples: com o carro frio, localize a válvula, pegue nas mangueiras e sinta sua pressão.


Ligue o carro e vá checando o calor das mangueiras  nos primeiros minutos. Veja que a mangueira que você falou que "incha" está ficando quente e a continuação dela, após a válvula termostática não está. 


Após uns cinco minutos (carro ligado). A válvula termostática deve abrir para dar passagem à água quente. Depois disso todas as mangueiras devem aquecer, a ventoinha disparar e o sistema começar a resfriar a água para manter a temperatura ideal do motor.


Se a continuação da mangueira após a válvula não aquecer depois disso, aí sim é um possível sinal de que a válvula travou...


Mas a princípio eu acho que não!

#3
 Sérgio martins pinto

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Iniciante
Iniciante
Bom dia. Obrigado pela dica. Fiz o teste após esquentar a ventoinha ligou no primeiro estágio. O inchaço na mangueira e apenas na entrada da válvula termostática. (E o mesmo se mantém com o carro frio) Observei q o fluxo de água na mangueira superior é bem "pequena" é bem pouco... desculpe talvez a ignorância mas é meu primeiro Ford.

#4
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