EcoSport Club

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#1
 phcnascimento

phcnascimento
Iniciante
Iniciante
Olá, bom dia a todos.

Sou da Bahia, precisamente da cidade de Lauro de Freitas (ao lado de salvador) e sou mais um entusiasta neste grupo e gostaria de me juntar à vocês.
Estou construindo uma casa em um local que tem muito barro e quando chove, faz aquelas crateras do tamanho de abismos. Eu tenho atualmente um Escort Hobby e o bixinho sofre para passar por elas. Eu ia pegar um Focus segunda geração, mas, me lembrei destes problemas e optei por um carro de porte maior para não sofrer tanto com buracos e lombadas do tamanho de montanhas que os moradores daqui construíram.
Ano que vem pretendo entrar neste mundo da Ecosport e gostaria de tirar uma dúvida com vocês.
Estou com um pouco de dúvidas sobre qual Eco comprar e gostaria de perguntar-lhes algo.

  • Pretendo pegar uma entre os anos 2010 - 2013: Qual seria a melhor opção?

  • 1.6 ou 2.0? Qual a diferença de consumo e valor da manutenção? Meu trecho é todo cidade!

  • O seguro da Eco é muito alto?

  • Qual seria a diferença da XLT e Freestyle?

  • A manutenção é muito cara ou seria mais ou menos a do fiesta, por partilharem do mesmo conjunto mecânico?


Bem, são mais ou menos estas dúvidas que tenho.
Agradeço desde já a atenção de todos.

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem vindo ao fórum, PHCNascimento.


Você está bem pertinho de Camaçari, onde são fabricados nossos Ecos. Certamente deve ver carretas e mais carretas cheias do nosso querido SUV...


A princípio, faz muito bem em pesquisar com bastante antecedência. Isso lhe dará mais segurança quando for adquirir o carro.


Dúvidas entre a antiga e a nova EcoSport? Digamos que você encontre uma Freestyle 2010 ou 2011 em excelente estado por uns R$ 25.000 a 30.000,00 e uma nova Eco 2013 por R$ 42.000,00 e se teto de gastos é 30K. Aí sim não há muito o que pensar!


Mas se você pode pagar em torno de R$ 40.000,00, não pense duas vezes em pegar o modelo novo! Desde que não seja automatizada (Power Shift nem pensar...)!

1.6 satisfaz suas necessidade, é mais barata para comprar e para manter.

O seguro não é caro. Não se trata de um carro muito visado para roubo. A depender, claro, do seu perfil, não deve pagar mais de R$ 2.000,00.

A manutenção é um pouco mais cara do que o Fiesta, mas a maioria das peças mecânicas é intercambiável com este carro.

Sobre as diferenças, a FST tem algumas opções estéticas a mais do que a XLT. Sugiro os tópicos seguintes:


https://ecosportclub.forumeiros.com/t2205-diferencas-entre-xlt-e-freestyle


https://ecosportclub.forumeiros.com/t1810-modelos-e-versoes-diferentes-de-ecosport


Versão nova (não se usa os termos XL, XLS e XLT, e sim S e SE):

https://ecosportclub.forumeiros.com/t1894-diferencas-entre-as-versoes-modelos-1-6-do-novo-ecosport


Boa sorte!

#3
 phcnascimento

phcnascimento
Iniciante
Iniciante
Muito obrigado pelas explicações, Josimar.

Vou lhe contar a minha ideia e aí tu me indica algo melhor para mim.
Vou entrar em um consórcio com a carta de R$ 30000. Eu no momento tenho preferencia por segurança, pois tenho uma filha pequena que vai fazer dois anos ainda, e em segundo lugar, comodidade e economia.
Eu tava olhando a segunda geração mesmo (2008 - 2012), pois, vi que a nova está salgada pra mim.
Estava priorizando os Ecos com Air Bags, Abs e motor 1.6 (geralmente, uma em mil - brasileiro não gosta de segurança kkkkkkkkkkkk). Não sabia que a Freestyle é mais pelada que a XLT (hehehe), mas, só estou achando a FST (tenso).
Está realmente muito difícil achar com estas características e ainda mais que quando encontro, já estão com mais de 100 mil km.
Eu estava querendo fugir da 2.0, por causa de manutenção que deve ser mais cara e do consumo.

Poderia me dizer se o Air Bag e o Abs são tão indispensáveis, ou se os freios convencionais seguram bem o carro, porque, está muito difícil achar uma com km baixa e com Air Bag e/ou Abs.

Abraços.



Última edição por phcnascimento em Ter Jul 05, 2016 6:48 am, editado 1 vez(es)

#4
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
OK, entendi.


A versão FST realmente se tornou a preferida dos compradores superou a XLT em volume de vendas a partir de 2008.


E, na verdade, a FST é uma XLT com algumas diferenças estéticas...


O caso é que a FST é um pacote fechado. Até 2010, se você quisesse Air Bag e ABS, tinha que optar por uma XLT pois não havia como colocar estes acessórios numa FST. Creio que você percebeu isso, daí o comentário...


Por isso o pacote de segurança só vinha como padrão nas Top da categoria com motor 2.0, seja manual, 4x4 ou automática (mais comum).


Mas isso mudou na terceira geração (2010-12). Não sei lhe informar com precisão, pois nunca tive uma dessas e foi num período que me desliguei das informações da Concessionária.


Mas penso como você: não quero mais carro sem ABS e Air bag. Segurança em primeiro lugar. Depois do primeiro, que só tinha Air Bag do motorista, todos meus Ecos tinham estes acessórios. Por isso nunca possuí uma FST.


Vamos falar um pouco da versão 2.0: teoricamente é mais cara para manter, mas nada que assuste. Na verdade só tive uma e foi o Eco em que gastei menos na manutenção! Quanto ao combustível, o gasto é similar.  


Cuidado com anúncios incorretos. Veja este: diz que tem Air bag duplo, mas dá para ver a geladeira à frente do carona, indicando que não tem Air bag:


http://www.icarros.com.br/comprar/jaguaquara-ba/ford/ecosport/2009/1.6-xlt/d10640199

#5
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Mas veja este outro, não anuncia que tem, mas vejo que tem Air bag duplo, além do ABS já anunciado:


É um 2012 com 75Km rodados e por R$ 32.860,00:

http://www.icarros.com.br/comprar/salvador-ba/ford/ecosport/2012/1.6-xlt/d10570430



2012 com 80K por R$ 30.000,00:

http://ba.olx.com.br/grande-salvador/veiculos/carros/ford-ecosport-freestyle-2012-216439496



Esse 2012 com 27K rodados é 33.000,00, mas chorando sai por uns 31.000,00:

http://ba.olx.com.br/regiao-de-feira-de-santana-e-alagoinhas/veiculos/carros/ford-ecosport-2012-oportunidade-205833705


E Feira fica a uns 100 km daí. Vale a pena conferir umas máquinas por lá!


Quando procuro carro usado, busco num raio de até 700 km da minha casa! Não podemos deixar passar boas oportunidades apenas pela distância!


Minha preferência: seminovo com revisões feitas na CSS, baixa km e de particular. É um risco pela ausência de garantia, mas o fato de ter Air bag ajuda a perceber se não houve algo mais grave, como uma colisão que desarma este acessório.

#6
 phcnascimento

phcnascimento
Iniciante
Iniciante
Realmente, eu no momento estou optando por segurança.
Eu iria pegar um focus da segunda geração que é um puta carro na segurança, mas tive que mudar os planos quando vi as buraqueiras no caminho de barro que teria que enfrentar e aí, iria detonar o carro, porque ele é baixo.
Em relação à geladeira, eu já tinha pego esta manha (hehehe) pois tava vendo vídeos no YT e percebi em um que ali era um compartimento refrigerado, aí tava justamente olhando para ali em todos os anúncios para ver se realmente tinha o air bag ou não. Outro ponto que reparei para ver se tinha ou não, é o volante (alguns vendedores espertos não colocam a foto do painel à frente do passageiro) que com o air bag é diferente do que os que não tem air bag.
Eu pensei em uma coisa: Seria muita diferença do 4wd da primeira geração (2004 - 2007) para o Eco da segunda geração (2008 - 2012)? Pergunto porque o 4WD é completão, mas, li que a primeira geração do Eco fazia muito barulho interno e por ser 4x4, creio que seja mais beberrão, justamente por ter que girar duas transmissões e por ser mais pesado, e de manutenção mais cara.
Eu olhei algumas peças do Eco 1.6 e realmente, achei a manutenção bem baixa para um carro do porte dele.
Para você ter uma ideia, troquei o kit de embreagem do meu escort 95 que me custou R$ 560,00, enquanto a do Eco, achei na net por R$ 300.

Bem, vou continuar olhando os anúncios.
PS: A minha mulher já está me enchendo o saco porque disseram a ela que o Eco tinha manutenção cara e de difícil revenda. E ainda falaram que é um carro muito visado, então, ela tá me enchendo o saco para pegar um celta (Deus me livre). kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

#7
 phcnascimento

phcnascimento
Iniciante
Iniciante
Olha o que achei.

http://ba.olx.com.br/sul-da-bahia/veiculos/carros/ford-ecosport-4x4-compl-70334841

Rara. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Meu medo? Como é no interior e ainda sendo 4WD, penso que o cara já pegou tudo que é trilha com ela e não deu as devidas manutenções.
Completona, mas, tenho medo! hehehehe

Achei estes também:

http://ba.olx.com.br/grande-salvador/veiculos/carros/ford-ecosport-2011-2011-flex-unico-dono-otima-193204350

http://ba.olx.com.br/grande-salvador/veiculos/carros/ford-ecosport-xlt-2-0-2008-167328728

Abraços.

#8
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eu tinha uma dessas 4WD. Irmã gêmea... É essa que está no meu Avatar e na página inicial do fórum:

Apresentando-me para o clube Icpgg1

Sem dúvidas, meu melhor Eco. Não creio que o dono anterior tenha colocado em trilhas. Nem é carro para isso. Mas não aconselho comprar pela questão da manutenção e difícil revenda. Quando ele vender não deve ser por mais de R$ 24.000,00.


Eu gastei pouco em manutenção neste carro, mas é o fantasma da tração que assusta. Caso seja necessária uma intervenção no sistema, aí o bicho pega...


A segunda opção (2011) é de longe a mais interessante! Parece realmente muito bem arrumada, tem computador de bordo com Speed Alarm, controle de som na coluna de direção, etc. Só não posso afirmar se tem freios ABS, mas é provável que tenha.


A terceira é um 2.0. O consumo aumenta ligeiramente, mas a manutenção é mais pesada. Para você ter uma ideia, a embreagem neste caso não sai por menos de R$ 800,00. Um calço de motor na 1.6 custa uns R$ 130,00 e na 2.0 R$ 400,00. O filtro de óleo na 1.6 é R$ 15,00, enquanto na 2.0 é R$ 50,00...


E, claro, é bem melhor um 2011 por 29K do que um 2008 por 26K!


Para quem pretende comprar apenas no ano que vem, você está bem animado!


Sobre custo de manutenção, há alguns anos escrevi sobre isso:


https://ecosportclub.forumeiros.com/t2086-manutencao-da-ford-as-pecas-sao-caras-mito-ou-realidade


Pena que o vídeo não está mais disponível!

#9
 phcnascimento

phcnascimento
Iniciante
Iniciante
Hehehe muito obrigado pelos auxílios e sim, sou muito ansioso e fico animado muito fácil, ainda mais com carros!

Eu estou olhando logo para ter uma ideia na hora de comprar, pois, já passei por muitos problemas com meu carro atual por ficar muito entusiasmado.
Agora, quero agir mais por razão que por emoção.
Creio também que alguma destas opções ainda estarão disponíveis à venda no ano que vem. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Assim espero, só que com preço menor. hauhauauahuahuahuahuahuha

Abraços.

#10
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bom dia, Nascimento.


Sobre a MP, é melhor responder por aqui, pois fica possível algum outro membro opinar:


Sou suspeito para falar do 4WD, pois aqui todos sabem que foi meu melhor de cinco EcoSports.


Sobre ser completo, foi exatamente isso que me fez escolhê-lo. Mas isso foi há muito tempo. As versões 2010-2102 já podem vir completas, mesmo sendo 1.6 4x2! 


Sobre manutenção, nunca tive maiores problemas, mas não posso deixar de esclarecer que não era meu único carro, pois há a possibilidade de ficar "na mão" caso precise de manutenção corretiva, pois:


1 - O sistema de tração é exclusivo desta versão, que é uma mosca branca. Não se acham peças paralelas e até as originais são difíceis, sendo algumas inexistentes.  


2 - Devido à tração, o sistema de embreagem também é exclusivo!


3 - O encaixe das marchas é duro* e um pouco desconfortável! Eu achava que era cisma minha ou que estivesse com defeito. Gastei R$ 1.000,00 para trocar a embreagem só para ver se melhorava. Nada feito...


*Talvez quem use apenas a 4WD não concorde, mas o caso é que eu usava simultaneamente um 4x4 e um 4x2, por isso sei bem a diferença do encaixe das marchas...


4 - A motorização 2.0 requer uma manutenção mais rigorosa. E acaba sendo mais cara do que a 1.6. Mas isso só é relevante se tiver que trocar muitas peças. 


5- A tração é um diferencial importante, mas em lama, barro e até pequenos trechos de areia um carro comum encara numa boa. E se for alto como o Eco, melhor ainda! 


6 - Infelizmente, os engenheiros da Ford fizeram uma cag#$a no projeto: o 4x4 é mais baixo do que os 4x2!!! Estou falando da altura livre do solo: onde um Eco 4x2 passar com facilidade o 4x4 vai arrastar. Isso porque o escapamento é colocado por baixo do eixo cardan!

Em 2013 fiz até um tópico sobre isso, o 4x4 tem 7 cm livres a menos do que os 4x2:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t1960-novo-ecosport-altura-livre-do-solo
 

Sobre consumo, a diferença é pequena. Dependendo do tipo de trajeto, pode até ser ligeiramente mais econômico do que o 4x2! Mas a regra é consumir uns 10% a mais. Por exemplo: num trecho em que eu fazia 12,0 km/L com o 4x4, fazia pelo menos 13,5 com o 4x2.


Mas compensa pegar uma usada? Só recomendo se for pelo menos da segunda geração (2008-2010) e com baixa km (até 80K), com revisões feitas na Concessionária pelo menos até 50K.


E isso se você tiver um uso bem específico para ele: o meu, por exemplo, vendi para uma pessoa que mora num sítio onde carros 4x2 tinham muita dificuldade para chegar.


Dito tudo isso, tem um fator importante nesta questão: o emocional. Possuí vários Ecos mas sempre tive o sonho de possuir uma 4x4, até porque moro na praia e também viajo muito. E era divertido ver as pessoas duvidando que existia um Eco 4x4. Várias vezes via os caras se deitando no chão para procurar o Cardan quando eu me afastava.


Nas oficinas independentes era atração turística. A maioria nunca tinha visto e também duvidava da presença da tração.


Eu só me desfiz dele porque partir para um automático e não há ecos 4x4 auto. Por isso parti para um CR-V 4x4 automático.


Sobre as ofertas que você citou, não dá para comparar um Eco da primeira com um da segunda. O preço dos dois varia em apenas R$ 2.000,00. Se ainda fosse R$ 5.000,00 ainda valeria mais a pena o da segunda geração, até por ser mais novo.


Como você não tem pressa, minha recomendação é fazer um test-drive em várias versões. Visite os vendedores e dê uma volta com o carro. Isso ajuda muito na decisão.


E já que você pensa num 2.0 por ser completo, aproveite e teste uns automáticos. Também são completos, se bem que mais caros...


Mas se decidir pelo 4x4, pode negociar o preço. É muito difícil vender e quem está nesta situação pode acabar fazendo qualquer negócio...


Só para ilustrar: no ano passado vendi um Eco XLT 2008 e o 4x4 2009. Nas lojas (troca) me ofereciam R$ 27.000,00 no XLT e R$ 19.000,00 no 4x4. E este valia R$ 32.500,00 e o 4x2 R$ 28.000,00...

#11
 phcnascimento

phcnascimento
Iniciante
Iniciante
Valeu pelas dicas.
Eu estou tentando fugir das automática por causa de custos.
Geralmente, bebem mais e a manutenção é mais cara (Câmbio). Não que vá dar defeito, mas, penso que se um dia der, estarei no c* da cobra! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu irei usá-la para o dia-a-dia e meu trajeto são de 24-26 km diários (Seg-Sex) de ida + volta!
Não sei se já esteve em Salvador, então, eu pego uma via que geralmente engarrafa um pouco no fim da tarde. De dia é tranquilo, mas a tarde até a noite ela engarrafa um pouco, então estava querendo um carro que não ficasse abaixo dos 8,5 km/l na gasolina. Estou optando pela gasolina porque no álcool não compensa. O preço do álcool aqui está em quase 3 reais e a gasolina 4, portanto, para compensar no vegetal ela teria que fazer quase o mesmo consumo da gasolina, o que não faz.
Tou tentando ver também a questão de peças, pois na hora da manutenção, quanto mais difíceis de achar, mais caras são. Tenho um hobby e tive que pagar um absurdo de R$ 560,00 para trocar o kit de embreagem, ou seja, quase dois kits de um fiesta.

Vou fiar de olho nas suas dicas e fazer um test-drive em várias. kkkkkkkkkk

Abraços.

#12
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Então, Nascimento, por mais que seja tentador e prazeroso ter um 4WD, não aconselho para você. Nem mesmo um 2.0 manual.

Porque? Manutenção e consumo! 


Em tempo: neste trajeto que você citou, que imagino passar pela Luís Viana, creio que dá para fazer 8,5 km/L com um 1.6 numa boa.


Sim, de vez em quando dou um pulo em salvador. Ano passado mesmo estive por aí. Se fosse mais perto iria até com mais frequência, mas são quase 1.000 km da minha casa...


E geralmente vou pela estrada do coco, passando por Lauro de Freitas. Já trouxe até uma multa de lembrança da Luís Viana. Eu achava que era 100 km/h, estava a 90, mas o trecho era de 80 km/h...
 

Já fui de eco algumas vezes, mas meu limite foi Valença. Já planejei visitar o litoral Sul (só conheço até Boipeba), mas nunca dá certo devido às chuvas do meio do ano. Minha meta era fazer todo o litoral Sul e subir até Barra Grande pela BR-030, mas não deu, fui e voltei pelo interior:


https://ecosportclub.forumeiros.com/t2882-viagem-a-chapada-diamantina-e-sul-da-bahia

#13
 phcnascimento

phcnascimento
Iniciante
Iniciante
Entendo, mais uma vez, valeu pelas dicas.

Eu moro em Lauro de Freitas, então, todo dia para o trabalho meu trajeto é pela Luís Viana (Paralela), pois meu trabalho é no meio da via.
Já minha casa, fica logo na entrada de Lauro de Freitas, no primeiro bairro da cidade.
Meu trajeto dá uns 12 km de ida e 12 de volta, então, todo cidade! hehehehe
Pretendo ano que vem pegar a estrada para Jequié (361 KM), para minha mulher visitar os parentes dela e depois, em 2018, pretendo ir para João Pessoa (930 KM), visitar os meus parentes por parte de mãe! kkkkkkk
Será que a Eco 1.6 vai aguentar? É boa de conforto para viagens longas?

Mais uma vez, muito obrigado e fica com Deus.

#14
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Então imaginei certo seu trajeto, já que sabia onde você morava e pelo percurso diário!


Se você vai para Jequié, talvez use a BR 116, eu só conheço o trajeto pela 101. Mas imagino que ambos são igualmente sofríveis, rsrsrs. É muito trânsito!


Se vier para JP então, vai encontrar muito trânsito na 101, especialmente quando passar por Recife.


Mas não tem problema! O Eco é muito confortável para viagens longas! Geralmente viajo de 500 a 700 km/dia, mas já cheguei a fazer mais de 900 km/dia numa boa.


E olha que parte do trecho foi fora-de-estrada, num desvio que fiz para chegar aos lençóis maranhenses sem dar a volta por São Luís.


Nesta viagem devo ter rodado quase 4.000 km sem problema com o Eco. E há colegas aqui do fórum que já rodaram por Argentina e Chile, indo até o deserto de Atacama...

#15
 phcnascimento

phcnascimento
Iniciante
Iniciante
Sim, para Jequié vou pela 116, pois é mais rápido e as curvas são menos sinuosas.
Em relação à João Pessoa, só tenho a 101 como opção, então não tem como mudar isso! kkkkkkkkkkkkkkkk

Abraços.

#16
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