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Conserto da chave de farol

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#1
 daubert

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Olá amigos do Forum... sempre bom aparecer de vez em quando!
Há mais ou menos uns 4 dias percebi que o farol baixo da minha Ecosport não ligava.
Meu primeiro procedimento foi ver o relé pois como os dois lados não estavam acendendo seria um pouco improvável a queima de fusível que, no modelo 2006, sâo separados para o farol direito e esquerdo.
Para retirar o relé e testar proceda da seguinte maneira:
Se observar na parte inferior do painel, lado esquerdo, verá um porta treco que está numa tampa plástica de acabamento. Na parte inferior desta tampa você encontra três sinais onde deve puxar levemente para frente até desencaixar toda aresta da tampa.



Retire a tampa abaixando e desencaixando a parte de cima que possui travas fixas.



Olhando para dentro do painel verá o console de fusíveis e relés.



Você pode testar se há voltagem ligando a chave de faróis e, utilizando um multímetro tocando com as pontas de prova com o negativo em alguma parte do chassis e o positivo nas pontas de prova que ficam na parte externa do fusível (teste os dois contatos)



Se houver voltagem em apenas um dos lados é porque o fusível está rompido, desligue a chave e troque o fusível rompido, depois que acionar novamente a chave escutará um "click" do relé.
Pode ocorrer do problema estar no relé e não nos fusíveis. Neste caso você terá voltagem nos dois polos dos fusíveis mas não escutará o click quando acionar a chave dos faróis.
Neste caso desencaixe com cuidado o relé de farol (alto ou baixo de acordo com o sistema com problema) e "coloque" 12 volts nos terminais menores do relé. Caso esteja com o relé bom você escutará um click da chave fechando mas se não ouvir nada é porque o relé está queimado sendo necessário a substituição.



Caso você não encontre voltagem nos fusíveis e nem os relés estiverem com problemas a única conclusão é algum defeito na chave e será necessário a remoção da peça para manutenção ou troca.
Como este tópico tem a finalidade de "produzir aventureiros" vou explicar como fiz o conserto da chave da minha Ecosport e economizei R$ 260,00.
Primeiro retire tres parafusos torques que seguram a proteção da barra de direção.



Em seguida abaixe a alavanca de escamoteamento do volante, desencaixe a tampa superior empurrando as travas que ficam nas laterais para retirar a tampa.




Você verá atrás da chave os dois soquetes de fios, para retirá-los empurre as travas que ficam abaixo dos soquetes e desencaixe a parte de cima inclinando para trás e para cima.
Em cima da chave um parafuso philips é o único dispositivo que prende a chave. Solte e desencaixe a chave inteira.



Forre a bancada ou mesa com um pano para evitar de alguma peça pular de dentro da chave, "quicar" na mesa e ir para o chão.
A capa da chave de comando é presa por seis parafusos philips, rosca soberba, que poderão ser retirados com uma chave de espessura 5/16.





Aperte o botão de acionamento do pisca alerta para que a trava não saia e seja mais um problema para resolver. Se mesmo assim a tal maldita trava cair veja no vídeo do amigo Ronaldo Feitosa no link https://www.youtube.com/watch?v=r6rw5z_GN50 que ele apresenta a solução.
Na possibilidade de sua chave ter sido aberta pela primeira vez será necessário separar a tampa de contatos com algo, eu sempre prefiro uma tampa de caneta pois o plástico não machuca as laterais da peça principal.



Levante a tampa de contatos com cuidado para evitar que alguma peça pule e você perca a sequência da operação.



Estas peças são móveis e preste atenção para recolocá-las quando tampar novamente a peça.
Quando desencaixei a chave de faróis percebi um fio rompido.



Como eu não tinha outro terminal de 3mm tive que reaproveitar o que veio original de fábrica.











Preferi usar termo retrátil para garantir o isolamento mesmo após o fechamento sem o risco de soltar.

Para recolocar a tampa existe uma alavanca que liga as setas mas ela fica na parte móvel retirada. Vire a chave inteira para baixo, coloque esta alavanca e os conectores das chaves de comando pressionando a tampa e recolocando os parafusos da caixa.



Agora para recolocar a chave no lugar siga o sentido oposto da instrução de desmontagem.

Grande abraço para todos.

#2
 dayz_sp

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