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troca de óleo do cambio automático

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#1
 pedrofilho

pedrofilho
Iniciante
Iniciante
Relembrando a primeira mensagem :

Bom dia, Galera !!!
Tenho uma eco ano de fab 2010 modelo 2011, no manual diz que óleo do cambio automatico é o  MERCON® V com especificação ford  WSS-M2C938-A, quando procuro na internet com essa especificação o oleo que aparece  é o MERCON® LV e não o MERCON® V, ai fico em duvida, sera que houve erro de digitação no manual, ja li aqui mesmo que os modelos acima de 2009 usam oleo MERCON® LV e não o MERCON® V e agora o que vocês me sugerem ?
Uma outra pergunta é a seguinte: Estou com dificuldade para encontrar o oleo e o filtro, alguem ja comprou via mercado Livre ? É confiável ? ( eu sou do Rj - Baixada Fluminense se alguem tiver alguma sugestão eu agradeço, obrigado !!!


#26
 lcsilva

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Iniciante
Iniciante
Gente quando trocar o oleo da cambio tem que esgotar 100%???

Obrigado

#27
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Sempre fica um pouco, mas 90% é trocado, não esqueça de mandar trocar o filtro.

#28
 lcsilva

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Iniciante
Iniciante
https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/vale-a-pena-trocar-o-fluido-do-cambio-automatico-via-flushing/amp/&ved=2ahUKEwjZ-uPf6aHcAhWNslkKHVuDBwIQFjANegQIBRAB&usg=AOvVaw1jaBGuCvNJ5lno190FqW2R&cf=1

#29
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Vc pode ver nesse vídeo que mesmo da maneira mais rustica possível o cara conseguiu tirar 4 litros que corresponde a 60% do total 6,7 litros.

#30
 anru

anru
Membro Jr
Membro Jr
Tomei coragem e fiz o serviço da troca  do óleo da trasmissão AT.
passo_ passo: fotolog.com/anru2

1°) coloca a bandeja em baixo do carter, retira um pouco a vareta de medição do óleo, e folga os parafusos, deixando o óleo escorreu lentamente.

2°) remova o carter, remova o filtro, despejando o resto de óleo que fica nesses dois componentes na bandeja.

3°) retira o resíduo da junta velha que  fica na carcaça e no carter. (usa bucha de aço).

4°) limpa bem o carter, coloca o filtro novo, e coloca o carter com a nova junta.

5°) aperta os parafusos sempre em X.

6°) medir a quantidade de óleo que foi retirado e que está na bandeja.

6°) remova a vareta de medição do óleo, e coloca um funil e despeja o óleo novo na mesma quantidade que saiu.  

7°) liga o carro e com freio de mao puxado e com pé no freio, mova a alavanca para as posições e espere 3 a 4 segundos em cada posição. (eu fiz isso umas 7 vezes).
Obs: 1
Minha Eco é 2010/2011 2.0 AT. É uma aventura fazer esse serviço. Possa ser que dê problema em outra Eco. Eu recomendo fazer em uma oficina. se der pau, a oficina é responsável. Eu me arrisquei.
Obs:2
Quando liguei o carro, ouvi um barulho como se fosse uma lavadeira a jato sem água ou girando a vazio. É muito estranho esse barulho mas depois desaparesse.

Obs: 03
A quantioda de de óleo retirado foi de 2.8 litros, cerca de 42%. Não sai tudo e não tem como tirar em sua garagem.  Essa quantidade vai se misturra ao oleo velho Porém, irei fazer esse processo mais duas  vezes. Deixarei o oleo novo se misturar bem ao velho, aí faço a troca denovo.

#31
 leandro ferreira

leandro ferreira
Membro
Membro
Muito Bom !!! rs ja tinha lido seu comentário antes . Realmente bem detalhado .
tenho uma automática 2009 . Usa o MERCON V , mas jah fui em duas css e ekes dizem que nao existe mais esse “V” que é o “ LV” mas nao confio neles e estou estudando naus , seu post foi um dos melhores desde que entrei no CLUB ( 2 anos atras ) .

Josimar escreveu:
pedrofilho escreveu:Bom dia, Galera !!!
Tenho uma eco ano de fab 2010 modelo 2011, no manual diz que óleo do cambio automatico é o  MERCON® V com especificação ford  WSS-M2C938-A, quando procuro na internet com essa especificação o oleo que aparece  é o MERCON® LV e não o MERCON® V, ai fico em duvida, sera que houve erro de digitação no manual, ja li aqui mesmo que os modelos acima de 2009 usam oleo MERCON® LV e não o MERCON® V e agora o que vocês me sugerem ?
Uma outra pergunta é a seguinte: Estou com dificuldade para encontrar o oleo e o filtro, alguem ja comprou via mercado Livre ? É confiável ? ( eu sou do Rj - Baixada Fluminense se alguem tiver alguma sugestão eu agradeço, obrigado !!!

Bem vindo ao fórum, Pedro.


Primeiro, tenha em mente que a transmissão automática é uma das partes mais sensíveis do veículo. Trocar o ATF por outro inadequado pode até não FU&#R o carro na hora, mas aos poucos os problemas vão aparecer e o reparo sai caro... 

Por isso, nada de economizar quando se trata de trocar este óleo. O barato pode sair caro...

Segundo, apesar das CSS Ford (e outras tantas) serem em geral exploradoras e eventualmente desinformadas, sugiro seguir a orientação delas em casos delicados como trocar o ATF da transmissão.

Terceiro, esta confusão sobre o Mercon V e o Mercon LV está longe de acabar. Já li tudo que pude sobre o assunto e as dúvidas permanecem...

O que sei com certeza (até onde é possível): são ATF´s diferentes e NÃO PODEM SER MISTURADOS.

Você precisa ter certeza sobre o ATF que está em seu veículo para poder completar. É isso mesmo: trocar o ATF completo é tarefa complicada e que pode gerar danos irreversíveis ao seu carro.


Se não tiver certeza, é menos danoso deixar o ATF velho mesmo...


O que se faz normalmente: troca-se o filtro e o óleo do cárter (da transmissão), e não o ATF todo.


Aliás, sabe porque nos ecos até 2008-2009(?) se recomendava trocar de 50 em 50 Km? Porque era Mercon V, que é de base mineral.


Nos ecos mais novos (2010-2012), o ATF é o Mercon LV, de base sintética, de baixa viscosidade, feito para durar até 240.000 km (150.000 milhas). Por isso nestas versões não é recomendado trocar o ATF, e sim completar!

O Mercon V atende à especificação Ford WSS-M2C919-E. É um óleo mais antigo, usado de 1997 até 2007.

Já o Mercon LV é a WSS-M2C938-A. Aliás, é  mesmo usado em algumas caixas de direção hidráulica da Ford. Seu uso veio a partir de 2007!


Agora, porque a confusão nos manuais? 




Minha opinião: Nas ecos até 2007, era recomendado trocar a cada 50k, pois era o Mercon V!


A confusão começou quando trocaram o manual da segunda geração: Mudaram o ATF para Mercon LV e continuaram com a informação de que era para trocar de 50 em 50... Estava errado.


Daí alguém viu e disse: tá errado, corrige a informação... E alguém corrigiu na terceira geração, mas ao invés de simplesmente tirar a necessidade da troca 50-50, trocaram também o nome do ATF, que voltou a ser Mercon V, quando na verdade deveria ser Mercon LV!



Então, por isso o menos ruim é confiar na CSS, até porque se der errado, você terá a NF para provar o erro.


Se na sua cidade não tiver uma CSS Ford na qual você sinta segurança nesta questão, sugiro procurar outra!

#32
 Gilson Rodrigo

Gilson Rodrigo
Iniciante
Iniciante
Boa noite,

adquiri uma ecosport 1.6 aut 2016 cambio powershift e não estou conseguindo identificar o nível do óleo da caixa de cambio e nem a quantidade em litro? Alguem já trocou?

#33
 Fábio - São Mateus/SP

Fábio - São Mateus/SP
Iniciante
Iniciante
Comprei uma 2009 automática com 185.000 km. Não faço ideia se esse óleo de câmbio já foi trocado alguma vez, e nem imagino se o óleo é o correto. Estou há 40 dias com o carro e tenho "forçado" ele propositalmente, e as resposta são ótimas. Não patina, não vacila na troca de marchas, o kickdown sempre responde.
Minha dúvida é: faço a troca desse óleo, preventivamente, ou melhor nem mexer? Se optar por trocar, qual a forma correta de se fazer esse serviço, considerando a quilometragem do carro e considerando que o óleo esteja bem velho? Qual seria a forma correta de se retirar 100% do óleo velho? Teria que abrir o carter? Esse serviço, para ter uma segurança maior, deve ser feito numa oficina especializada em câmbios automáticos?

Obrigado!

Enviado pelo Topic'it

#34
 Adriana SGN

Adriana SGN
Iniciante
Iniciante
Tenho umas eco 2007/08 automática. Na subida de serra o giro sobe e sinto que não há troca de marchas. O carro então perde aceleração total, como se eu estivesse acelerando no N. Eu paro o carro e fico uns 30 minutos a quase uma hora esperando. Depois vou e ele volta a funcionar normal. Aconteceu umas 3 vezes e sempre na subida da serra. Depois funciona normalmente no cotidiano. Vou ver se pode ser óleo da transmissão automática. Qual é a margem de preço pra esse serviço? Alguém tem alguma sugestão para esse problema? Pode ser outra coisa?

#35
 Fábio - São Mateus/SP

Fábio - São Mateus/SP
Iniciante
Iniciante
Adriana SGN escreveu:Tenho umas eco 2007/08 automática. Na subida de serra o giro sobe e sinto que não há troca de marchas. O carro então perde aceleração total, como se eu estivesse acelerando no N. Eu paro o carro e fico uns 30 minutos a quase uma hora esperando. Depois vou e ele volta a funcionar normal. Aconteceu umas 3 vezes e sempre na subida da serra. Depois funciona normalmente no cotidiano. Vou ver se pode ser óleo da transmissão automática. Qual é a margem de preço pra esse serviço? Alguém tem alguma sugestão para esse problema? Pode ser outra coisa?

Olá!

Muitas vezes os problemas de funcionamento do câmbio tem relação com a temperatura de trabalho.

Com minha Eco está tudo ok, mas com meu Vectra, se eu ando com ele frio e em alta velocidade, quando eu tenho que parar o carro num semáforo, por exemplo, a marcha não reduz, e ele fica tremendo, rotação oscilando, querendo morrer, e não morre. Aí coloco em "N", acelero fundo e volto pro "D". As vezes ele volta ao normal, as vezes não volta e preciso repetir o procedimento até que volte.

Tente fazer isso: coloca no N, acelera e volta pro D. Veja se ele volta a funcionar normalmente. Essa "dica" serve apenas para vc diminuir seu tempo parado esperando ele voltar. Não serve para corrigir o problema.

Não consigo pensar em nada neste momento, que possa te dar um rumo quanto ao causador do problema. Talvez levar ao mecânico pra passar o escaner e ver se surge um erro possa ajudar.

Boa sorte!

#36
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
O meu começou a ficar assim, mesmo na reta depois de andar algum tempo, fica como se vc estivesse com o pé no acelerador e aos poucos fosse pisando na embreagem, troquei o óleo e filtro da DH e resolveu.

#37
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