EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

troca de óleo do cambio automático

Ir à página : Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 2 de 2]

pedrofilho

pedrofilho
Iniciante
Iniciante
Relembrando a primeira mensagem :

Bom dia, Galera !!!
Tenho uma eco ano de fab 2010 modelo 2011, no manual diz que óleo do cambio automatico é o  MERCON® V com especificação ford  WSS-M2C938-A, quando procuro na internet com essa especificação o oleo que aparece  é o MERCON® LV e não o MERCON® V, ai fico em duvida, sera que houve erro de digitação no manual, ja li aqui mesmo que os modelos acima de 2009 usam oleo MERCON® LV e não o MERCON® V e agora o que vocês me sugerem ?
Uma outra pergunta é a seguinte: Estou com dificuldade para encontrar o oleo e o filtro, alguem ja comprou via mercado Livre ? É confiável ? ( eu sou do Rj - Baixada Fluminense se alguem tiver alguma sugestão eu agradeço, obrigado !!!

lcsilva

Iniciante
Iniciante
Gente quando trocar o oleo da cambio tem que esgotar 100%???

Obrigado

Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Sempre fica um pouco, mas 90% é trocado, não esqueça de mandar trocar o filtro.

lcsilva

Iniciante
Iniciante
https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/vale-a-pena-trocar-o-fluido-do-cambio-automatico-via-flushing/amp/&ved=2ahUKEwjZ-uPf6aHcAhWNslkKHVuDBwIQFjANegQIBRAB&usg=AOvVaw1jaBGuCvNJ5lno190FqW2R&cf=1

Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Vc pode ver nesse vídeo que mesmo da maneira mais rustica possível o cara conseguiu tirar 4 litros que corresponde a 60% do total 6,7 litros.

anru

anru
Membro Jr
Membro Jr
Tomei coragem e fiz o serviço da troca  do óleo da trasmissão AT.
passo_ passo: fotolog.com/anru2

1°) coloca a bandeja em baixo do carter, retira um pouco a vareta de medição do óleo, e folga os parafusos, deixando o óleo escorreu lentamente.

2°) remova o carter, remova o filtro, despejando o resto de óleo que fica nesses dois componentes na bandeja.

3°) retira o resíduo da junta velha que  fica na carcaça e no carter. (usa bucha de aço).

4°) limpa bem o carter, coloca o filtro novo, e coloca o carter com a nova junta.

5°) aperta os parafusos sempre em X.

6°) medir a quantidade de óleo que foi retirado e que está na bandeja.

6°) remova a vareta de medição do óleo, e coloca um funil e despeja o óleo novo na mesma quantidade que saiu.  

7°) liga o carro e com freio de mao puxado e com pé no freio, mova a alavanca para as posições e espere 3 a 4 segundos em cada posição. (eu fiz isso umas 7 vezes).
Obs: 1
Minha Eco é 2010/2011 2.0 AT. É uma aventura fazer esse serviço. Possa ser que dê problema em outra Eco. Eu recomendo fazer em uma oficina. se der pau, a oficina é responsável. Eu me arrisquei.
Obs:2
Quando liguei o carro, ouvi um barulho como se fosse uma lavadeira a jato sem água ou girando a vazio. É muito estranho esse barulho mas depois desaparesse.

Obs: 03
A quantioda de de óleo retirado foi de 2.8 litros, cerca de 42%. Não sai tudo e não tem como tirar em sua garagem.  Essa quantidade vai se misturra ao oleo velho Porém, irei fazer esse processo mais duas  vezes. Deixarei o oleo novo se misturar bem ao velho, aí faço a troca denovo.

leandro ferreira

leandro ferreira
Membro
Membro
Muito Bom !!! rs ja tinha lido seu comentário antes . Realmente bem detalhado .
tenho uma automática 2009 . Usa o MERCON V , mas jah fui em duas css e ekes dizem que nao existe mais esse “V” que é o “ LV” mas nao confio neles e estou estudando naus , seu post foi um dos melhores desde que entrei no CLUB ( 2 anos atras ) .

Josimar escreveu:
pedrofilho escreveu:Bom dia, Galera !!!
Tenho uma eco ano de fab 2010 modelo 2011, no manual diz que óleo do cambio automatico é o  MERCON® V com especificação ford  WSS-M2C938-A, quando procuro na internet com essa especificação o oleo que aparece  é o MERCON® LV e não o MERCON® V, ai fico em duvida, sera que houve erro de digitação no manual, ja li aqui mesmo que os modelos acima de 2009 usam oleo MERCON® LV e não o MERCON® V e agora o que vocês me sugerem ?
Uma outra pergunta é a seguinte: Estou com dificuldade para encontrar o oleo e o filtro, alguem ja comprou via mercado Livre ? É confiável ? ( eu sou do Rj - Baixada Fluminense se alguem tiver alguma sugestão eu agradeço, obrigado !!!

Bem vindo ao fórum, Pedro.

Primeiro, tenha em mente que a transmissão automática é uma das partes mais sensíveis do veículo. Trocar o ATF por outro inadequado pode até não FU&#R o carro na hora, mas aos poucos os problemas vão aparecer e o reparo sai caro... 

Por isso, nada de economizar quando se trata de trocar este óleo. O barato pode sair caro...

Segundo, apesar das CSS Ford (e outras tantas) serem em geral exploradoras e eventualmente desinformadas, sugiro seguir a orientação delas em casos delicados como trocar o ATF da transmissão.

Terceiro, esta confusão sobre o Mercon V e o Mercon LV está longe de acabar. Já li tudo que pude sobre o assunto e as dúvidas permanecem...

O que sei com certeza (até onde é possível): são ATF´s diferentes e NÃO PODEM SER MISTURADOS.

Você precisa ter certeza sobre o ATF que está em seu veículo para poder completar. É isso mesmo: trocar o ATF completo é tarefa complicada e que pode gerar danos irreversíveis ao seu carro.

Se não tiver certeza, é menos danoso deixar o ATF velho mesmo...

O que se faz normalmente: troca-se o filtro e o óleo do cárter (da transmissão), e não o ATF todo.

Aliás, sabe porque nos ecos até 2008-2009(?) se recomendava trocar de 50 em 50 Km? Porque era Mercon V, que é de base mineral.

Nos ecos mais novos (2010-2012), o ATF é o Mercon LV, de base sintética, de baixa viscosidade, feito para durar até 240.000 km (150.000 milhas). Por isso nestas versões não é recomendado trocar o ATF, e sim completar!

O Mercon V atende à especificação Ford WSS-M2C919-E. É um óleo mais antigo, usado de 1997 até 2007.

Já o Mercon LV é a WSS-M2C938-A. Aliás, é  mesmo usado em algumas caixas de direção hidráulica da Ford. Seu uso veio a partir de 2007!

Agora, porque a confusão nos manuais? 

Minha opinião: Nas ecos até 2007, era recomendado trocar a cada 50k, pois era o Mercon V!

A confusão começou quando trocaram o manual da segunda geração: Mudaram o ATF para Mercon LV e continuaram com a informação de que era para trocar de 50 em 50... Estava errado.

Daí alguém viu e disse: tá errado, corrige a informação... E alguém corrigiu na terceira geração, mas ao invés de simplesmente tirar a necessidade da troca 50-50, trocaram também o nome do ATF, que voltou a ser Mercon V, quando na verdade deveria ser Mercon LV!

Então, por isso o menos ruim é confiar na CSS, até porque se der errado, você terá a NF para provar o erro.

Se na sua cidade não tiver uma CSS Ford na qual você sinta segurança nesta questão, sugiro procurar outra!

Gilson Rodrigo

Gilson Rodrigo
Iniciante
Iniciante
Boa noite,

adquiri uma ecosport 1.6 aut 2016 cambio powershift e não estou conseguindo identificar o nível do óleo da caixa de cambio e nem a quantidade em litro? Alguem já trocou?

Fábio - São Mateus/SP

Fábio - São Mateus/SP
Iniciante
Iniciante
Comprei uma 2009 automática com 185.000 km. Não faço ideia se esse óleo de câmbio já foi trocado alguma vez, e nem imagino se o óleo é o correto. Estou há 40 dias com o carro e tenho "forçado" ele propositalmente, e as resposta são ótimas. Não patina, não vacila na troca de marchas, o kickdown sempre responde.
Minha dúvida é: faço a troca desse óleo, preventivamente, ou melhor nem mexer? Se optar por trocar, qual a forma correta de se fazer esse serviço, considerando a quilometragem do carro e considerando que o óleo esteja bem velho? Qual seria a forma correta de se retirar 100% do óleo velho? Teria que abrir o carter? Esse serviço, para ter uma segurança maior, deve ser feito numa oficina especializada em câmbios automáticos?

Obrigado!

Enviado pelo Topic'it

Adriana SGN

Adriana SGN
Iniciante
Iniciante
Tenho umas eco 2007/08 automática. Na subida de serra o giro sobe e sinto que não há troca de marchas. O carro então perde aceleração total, como se eu estivesse acelerando no N. Eu paro o carro e fico uns 30 minutos a quase uma hora esperando. Depois vou e ele volta a funcionar normal. Aconteceu umas 3 vezes e sempre na subida da serra. Depois funciona normalmente no cotidiano. Vou ver se pode ser óleo da transmissão automática. Qual é a margem de preço pra esse serviço? Alguém tem alguma sugestão para esse problema? Pode ser outra coisa?

Fábio - São Mateus/SP

Fábio - São Mateus/SP
Iniciante
Iniciante
Adriana SGN escreveu:Tenho umas eco 2007/08 automática. Na subida de serra o giro sobe e sinto que não há troca de marchas. O carro então perde aceleração total, como se eu estivesse acelerando no N. Eu paro o carro e fico uns 30 minutos a quase uma hora esperando. Depois vou e ele volta a funcionar normal. Aconteceu umas 3 vezes e sempre na subida da serra. Depois funciona normalmente no cotidiano. Vou ver se pode ser óleo da transmissão automática. Qual é a margem de preço pra esse serviço? Alguém tem alguma sugestão para esse problema? Pode ser outra coisa?

Olá!

Muitas vezes os problemas de funcionamento do câmbio tem relação com a temperatura de trabalho.

Com minha Eco está tudo ok, mas com meu Vectra, se eu ando com ele frio e em alta velocidade, quando eu tenho que parar o carro num semáforo, por exemplo, a marcha não reduz, e ele fica tremendo, rotação oscilando, querendo morrer, e não morre. Aí coloco em "N", acelero fundo e volto pro "D". As vezes ele volta ao normal, as vezes não volta e preciso repetir o procedimento até que volte.

Tente fazer isso: coloca no N, acelera e volta pro D. Veja se ele volta a funcionar normalmente. Essa "dica" serve apenas para vc diminuir seu tempo parado esperando ele voltar. Não serve para corrigir o problema.

Não consigo pensar em nada neste momento, que possa te dar um rumo quanto ao causador do problema. Talvez levar ao mecânico pra passar o escaner e ver se surge um erro possa ajudar.

Boa sorte!

Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
O meu começou a ficar assim, mesmo na reta depois de andar algum tempo, fica como se vc estivesse com o pé no acelerador e aos poucos fosse pisando na embreagem, troquei o óleo e filtro da DH e resolveu.

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 2 de 2]

Ir à página : Anterior  1, 2

Permissão deste fórum: