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Ecosport 2.0 - Motor Aquecendo

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#1
 Franciscojmp

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Iniciante
Iniciante
A estória é longa. Vou tentar resumir.
Tenho um Escosport 2.0 Ano 2010. Sempre fiz a manutenção preventiva na autorizada.
Subo a serra constantemente (moro no Rio de Janeiro e vou muito a Teresópolis).
Na véspera de Carnaval, subindo a serra, a mangueira superior do radiador rompeu. Consegui parar e um mecânico fez um "bacalhau" para eu prosseguir viagem. Voltando após o carnaval troquei a mangueira por uma original em mecânico particular.
Dois dias depois, subindo a serra, percebi que o motor aquecia (faixa vermelha). Consegui controlar a temperatura com redução da velocidade. Fui e voltei sem romper mangueira ou ferver.
Na semana seguinte levei à autorizada. Quando cheguei lá, o nível do líquido estava baixo. Diagnosticaram trinca no recipiente de armazenamento do líquido. Trocaram o recipiente, a tampa e mais correia do motor e tuchos (serviço caro).
Duas semanas depois, indo novamente a Teresópolis o mesmo problema de aquecimento do motor.
Retornei à autorizada e agora diagnosticaram problema na bomba, que foi trocada.
Peguei o carro em uma sexta e no sábado, rodando no RJ, percebi que o nível do líquido baixava. Desta vez nem subi a serra. No máximo uma ladeira.
Devolvi à autorizada e o carro esta lá desde segunda passada. Não conseguiram ainda identificar o problema. Havia uma obstrução na galeria de água próxima ao bloco do motor que foi desobstruido, mas hoje o mecânico me informou que fizeram um teste subindo o Alto da Boa Vista e o motor ferveu novamente.
Não sou especialista. Mas acho que a autorizada também não é... Alguém já teve problema semelhante? Alguma luz? Valeu pela ajuda!

#2
 Josimar

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Diamond Titanium
Diamond Titanium
Já tive problema semelhante no meu eco 2.0 (2009). No meu caso o problema era na válvula termostática.


Aliás, fazendo uma estatística nada científica, posso dizer que, nos relatos de superaquecimento/vazamento aqui do fórum, a culpa é desta válvula em uns 80% dos casos!


Não falaram nada a este respeito na Concessionária?

#3
 Marcos-CWB

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Administrador
Administrador
amigo,

Provavelmente teu problema é na valvula termostatica, ela deve ter travado fechada, então a agua do reservatorio não circulou no motor.
A temperatura subiu muito, a pressão aumentou e rasgou a mangueira superior do radiador.

Troque de mecanico urgente !

#4
 karlogomez

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Membro
Membro
Verifique o estado da ventoinha e das escovinhas da mesma, porque a ventoinha pode estar com problemas e funcionando sem força e permitindo o aquecimento do motor.

#5
 kentakk

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Diamond Titanium
Diamond Titanium
karlogomez escreveu:Verifique o estado da ventoinha e das escovinhas da mesma, porque a ventoinha pode estar com problemas e funcionando sem força e permitindo o aquecimento do motor.  
Karlos! falando em força da ventuinha.... sera que tb nao pode ser o sensor de temperatura do motor que envia a informacao correta ate o modulo pcm? pois eh o modulo que manda ligar a ventuinha.

#6
 kentakk

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Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pode ser a termostatica tambem.... segue um link que tem um video que explica sobre esta peça.

http://ecosportclub.forumeiros.com/t4018-valvula-termostatica-eletronica

#7
 karlogomez

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Membro
Membro

Pode até ser o sensor mas, isso poderá ser detectado pelo aparelho do Scanner. A ventoinha pode ser facilmente verificada se está funcionando a contento. Se a ventoinha estiver boa então, podemos dizer que talvez, haja problema em outro comando mas, esses detalhes eu não tenho conhecimento para afirmar o que realmente pode ser e por isso que o veículo deve ser levado a um bom eletricista de confiança.

#8
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