EcoSport Club

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#1
 thais_rx

thais_rx
Iniciante
Iniciante
Olá, Pessoal!
Sou nova por aqui e estou pesquisando Ecos para comprar.
Preciso de um carro resistente, com potência e que aguente terrenos irregulares leves, com buracos e poeira.
Gostaria de pedir dicas de vocês que já tem o carro.
Qual a melhor linha do eco para o que preciso?
Vocês acham que ele aguenta estradas de chão?
O que devo esperar do carro?
Algum defeito comum?
A manutenção costuma ser muito cara?

Obrigada!!!!
Abraços, Thais

#2
 Salvador4WD

Salvador4WD
Iniciante
Iniciante
Olá Thaís seja bem vinda. Tenho pouca experiência em Ecosport mas creio que pelo que já ví aqui no fórum e para as suas necessidades uma 4WD seria uma opção interessante. É a viatura que adquirí a pouco tempo e estou muito contente com o carro. Um bom motor 2.0, um carro 4x4, completo. Claro que vamos aguardar nossos amigos do fórum com muito mais experiência em Ecos se pronunciarem, pra vc ter uma base maior de informações. A minha experiência em Ecos é apenas na 4WD, e devo dizer que foram só boas experiências até agora. Fiz mais de 2000km com ela mês passado, em diversos terrenos e estou muito satisfeito. O meu primo que é mecânico, e tem uma Eco Free, e sempre me disse que a manutenção dela é muito boa e a um preço muito bom considerando o tipo de carro. Um abraço.

#3
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem vinda ao fórum, Thais.


"Preciso de um carro resistente, com potência e que aguente terrenos irregulares leves, com buracos e poeira."

Este uso que você pretende fazer é contínuo ou ocasional? Se for praticamente diário, não creio que o eco seja o carro mais adequado para seu uso. Aliás, nem o Eco, CR-V, Captiva, Outlander, IX35, etc...


Se sua rotina precisa mesmo de um veículo resistente, e especialmente se for levar carga, sugiro uma picape.  


Por que? As suspensões dos carros para uso misto (SUVs médios e leves) são adaptadas para uso off-road leve e essencialmente urbano. Se usar constantemente na "buraqueira", o sistema vai precisar de manutenção constante e aí, sim, poderá sair caro.


Mas, se seu uso é ocasional, para ir ao sítio/chácara no fim-de-semana, tudo bem, o eco aguenta o tranco. Só recomendo baixar a calibragem dos pneus para uns 26 a 27 libras e andar devagar nos trechos mais ruins.


A manutenção geral do eco é bem razoável. Está entre as mais econômicas entre os SUVs. 


O Eco mais resistente, até  porque tem uma suspensão diferenciada, é o 4WD, como colega Salvador sugeriu. 


Recomendo uma leitura do tópico:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t2217-dicas-para-compra-de-ecosport-usado


Boa sorte!

#4
 Vinicius Castro

Vinicius Castro
Iniciante
Iniciante
4wd quer dizer 4x4?

#5
 Vinicius Castro

Vinicius Castro
Iniciante
Iniciante
Estou pensando em pegar uma 2012 1.6 16v o que acham da relação peso potência? e se é um carro problemático, pois estou saindo de uma Peugeot Escapade.

#6
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem vindo ao fórum, Vinícius.


Sim, 4WD é 4x4. A diferença é que é 4x4 o tempo todo, sem precisar engatar nada.


A desvantagem é que não tem a famosa marcha reduzida, que ajuda a sair de atoleiros.


A relação peso/potência do 2.0 é muito boa!

#7
 Vinicius Castro

Vinicius Castro
Iniciante
Iniciante
Valeu Josimar! Sabe me dizer algo sobre a 1.6 16v, será que vale a pena?

#8
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Você está se referindo ao modelo novo, não é mesmo? Só a partir de 2012-2013 é o eco passou a ser equipado com o motor 1.6 16V.


Infelizmente, não tenho experiência direta para falar, mas após 4 anos do aparecimento desta nova motorização, até agora não soube de maiores problemas relacionados ao motor!


Aliás, há uma série de pequenos (e alguns grandes...) defeitos relacionados ao novo Ecosport mas, até onde sei, nenhum está relacionado ao motor 1.6 16V.


Então, quanto a isso, creio que pode ficar tranquilo...


Se quiser dar uma olhada nos tais problemas que citei, fizemos um apanhado há algum tempo: 


https://ecosportclub.forumeiros.com/t2969-problemas-defeitos-novo-ecosport


Mas nada que desabone o carro! Ainda é um ótimo custo/benefício em sua categoria.

#9
 Vinicius Castro

Vinicius Castro
Iniciante
Iniciante
Obrigado amigo!

#10
 rdinizc

rdinizc
Iniciante
Iniciante
Pessoal, acabo de pegar minha Ecosport, uma Ecosport Titanium 2.0 automática 2017. Legal o fórum!

E já tenho uma dúvida. Como deixar a Eco solta no estacionamento? Não consigo desligar o carro quando deixo no neutro. Alguém tem alguma dica / sugestão?

Obrigado.

#11
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Que eu saiba, nenhum carro automático permite tirar a chave fora do P.

#12
 rdinizc

rdinizc
Iniciante
Iniciante
Zanetti, eu tinha um HB20S e para deixar o carro solto bastava colocar o cambio em N e desligar o carro normalmente. O carro ficava solto sem problemas. Já vi alguns modelos que tem uma espécie de "trava" próximo ao cambio que, uma vez acionada, permitia o colocar o veículo em ponto morto. Por isso estou perguntando aqui no fórum para saber que algum colega tem essa mesma necessidade ou se alguém tem alguma dica.

Obrigado.

#13
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Parabéns por sua aquisição, Diniz!

Bem vindo ao fórum!

No Nissan Sentra também é possível retirar a chave ao colocar em "N", mas isso não é recomendável. Aliás, um aviso sonoro fica soando até que o condutor coloque o carro em "P" .


Mas na maioria dos automáticos/automatizados não é possível fazer isso.


Diniz, você precisa realmente deixar em "N"? Alguém precisa empurrar o carro para "ajeitar" alguma vaga?


Digo isso porque o fato dos automáticos forçarem a parada em "P" é para aumentar a segurança. Se o freio de mão falhar, a marcha irá segurar o veiculo e evitar que ele se desloque e atinja outros carros, construções, árvores ou pessoas.


Mas voltando à sua pergunta: sim, alguns carros permitam o destravamento ao colocar a chave de ignição num espaço, em geral do lado da alavanca de marchas. Isso é feito para caso da alavanca travar e não querer sair da posição "P".


E se acontecer no Eco? É o mesmo procedimento que pode ser feito para deixá-lo em "N" quando parado (mas não dá para fazer toda hora):


1 - Do lado direito da alavanca, Remova o painel lateral do console central.


2 - Pise no pedal do freio. Utilizando uma ferramenta adequada gire a alavanca para a frente ao puxar a alavanca seletora de transmissão para fora da posição de estacionamento (P).

3 - Pise no pedal do freio. Usando uma chave de fenda (ou ferramenta semelhante), pressione e mantenha pressionada a alavanca da trava do freio-câmbio para frente, por baixo da lâmina de metal, e puxe a alavanca do
câmbio da posição P (Estacionamento) para a posição N (Neutro).


Mais detalhes na seção "Cancelamento da trava do freio" no manual!

#14
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Como falei, "Que eu saiba", eu quando deixo o carro sempre uso estacionamento que tenha vaga e não precise ficar empurrando, alias nem a chave deixo para evitar que andem com o carro.
Essa dica que o Josimar deu é para um caso de emergência e como ele disse, não deve ser usado como um recurso natural do veículo.

#15
 rdinizc

rdinizc
Iniciante
Iniciante
Obrigado Josimar e Zanetti, obrigado pelas respostas. Josimar, esse é exatamente meu problema. Tanto em minha casa quanto em meu trabalho as vagas são por ordem de chegada e dependendo da vaga é necessário deixar o veículo solto.

Realmente esse foi o único ponto negativo do carro. Espero conseguir resolver isso o quanto antes.

Vou olhar sua dica.

#16
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