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[FREIO DE MÃO INEFICIENTE - ECO 04 / 05 1.6 xls]

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#1
 gogosauro

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Oi Pessoal.
A eco aqui de casa é uma 4/5 1.6 xls. Por achar o freio de mão muito ruim (não tava segurando nada), resolvi mandar dar uma olhada. O mecânico (que é de confiança da gente aqui), trocou as lonas (que já quase não existiam), o óleo do freio / embreagem e sangrou o que tinha que sangrar.
Logo depois que saiu de lá, tava lindo. Segurava até na barroca (faz uma semana). Hoje fui parar numa subidinha mais ou menos e o freio de mão voltou a ficar uma m* (não segurava direito e ficou bem mais alto). Resultado, tive que engatar e meter um calço pra não descer (costume de quando tinha a porcaria da tr4).
Quando fui pegar o carro, realmente não havia descido um milímetro mas percebo que o freio de mão dele é absurdamente ruim. Onde o Hb20 at para sem pestanejar, a eco sofre.
Isso é normal? Existe algo que eu deva fazer pra melhorar isso além de ir ajustando o freio de mão no mecânico?
Não sinto muita confiança nesse trem não (só o freio de mão, o resto do carro tá ok).
Valeu! Crying or Very sad

#2
 Marcos-CWB

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Deve ter ar no sistema, esse mecanico trabalha sozinho ? Ele não consegue fazer um serviço bom estando sozinho.
Precisa de mais alguem pra ajudar nisso.

#3
 gogosauro

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Então irmãozinho, ele trabalha com o filho dele. Me pediu pra levar o carro lá depois de duas semanas pra reajustar o freio mas vou levar amanhã msm. Engraçado é que ele disse que sangrou tudo certinho...
Sinto o mecanismo de acionamento meio duro também e tá voltando aos "cliques" aos poucos. Só que quanto mais clique, menos eficiência.

Conversei com uma amiga que tem uma 2006 e disse que a dela trava quando puxa...

Além de pedir pra ver se tem ar no sistema, peço mais alguma coisa ou só o ajuste do freio de mão mesmo?

#4
 Marcos-CWB

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se ele trocou as lonas, então o freio deveria segurar ja no primeiro dente.
não precisa nem puxar muito.
boa sorte cara, não sei como indicar mais alguma coisa

#5
 Zanetti

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Diamond Titanium
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Freio de estacionamento que usa lona não tem nada difícil nem complicado, trata-se de um cabo que aciona as lonas independente do sistema hidráulico, vc pode até cortar as mangueiras e drenar todo o fluído que ele funcionará.
Provavelmente ele cometeu algum erro na montagem das lonas ou do cabo que com o uso foi para o lugar e apareceu a folga, nada que em 15 minutos ele não corrija.
Pelo contrário o melhor do sistema de freio do Eco é o freio de estacionamento.

#6
 gogosauro

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Legal. Vou lá agora pela manhã e depois boto o resultado pra vocês verem Wink

#7
 gogosauro

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Membro Jr
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Levei lá. O mecânico pediu pra deixar amanhã cedo para ele e o filho olharem.
O lado direito trava a roda e o esquerdo, anda (com o freio puxado).
Ele me disse que provavelmente é o cabo que não tá segurando ou "cansou" (peguei a eco de um amigo que não tinha costume de fazer manutenção preventiva, como 99% dos conterrâneos brasileiros).
Bolha foi descartada pq houve sangria no sistema.
Além do cabo do freio, peço pra ver mais alguma coisa baseado no que estou contando pra vocês?

#8
 Zanetti

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Se vc esta pisando no pedal do freio e senti que o carro para normalmente, o sistema hidráulico esta bom, mas se ele não verificou as pastilhas e o disco dianteiro, essa é a hora.
Quanto ao freio de estacionamento que não tem nada a ver com o sistema hidráulico, ele já vai ver, acredito que vc ficará satisfeito.

#9
 gogosauro

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Membro Jr
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Zanetti escreveu:Se vc esta pisando no pedal do freio e senti que o carro para normalmente, o sistema hidráulico esta bom, mas se ele não verificou as pastilhas e o disco dianteiro, essa é a hora.
Quanto ao freio de estacionamento que não tem nada a ver com o sistema hidráulico, ele já vai ver, acredito que vc ficará satisfeito.

O freio normal está excelente. As lonas são novas também (peguei de um amigão e já gastei 6 mil de manutenção, uma maravilha. O cara não fazia manutenção preventiva.. enfim).

Amanhã ele pediu pra deixar lá pra dar uma geral (ele só tinha trocado a lona e o óleo da embreagem / freio, não chegou a ver cabo nem nada) e acha que é o cabo, já que tá travando só a roda direita.

Amanhã conto procês o resto da paródia.

Valeu Wink

#10
 araujo

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Membro Jr
Membro Jr
isto e a regulagem das lonas se montar o tambor sem regular as lonas não segura antes de montar o tambor tem que regular as lonas se foi regulado as lonas deve ser o cabo travado

#11
 gogosauro

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Bom dia galera.
Ele subiu o carro e viu o cabo, disse que está ok, sem necessidade de trocar.
Pediu pra eu deixar lá pra ele apertar a catraca das rodas (???). Disse que depois disso, vai segurar como deve ser.
Vou pegar lá pras 15h e vou atualizando ak.

#12
 gogosauro

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Membro Jr
Membro Jr
Finalizado por hora.
O cabo externo da roda esquerda tava completamente desfiado. Parecia frango pra botar no pão.
Ele trocou os dois cabos externos e ficou bem legal. Na primeira pegada já tá segurando.
Vou usando e vendo se continua assim ou se fica mais fraco.
Gastei 160 dilmas.

Valeu pelas dicas galera. Wink

#13
 kentakk

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Diamond Titanium
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eu acho o freio de mao daa eco muito eficiente....muito pelo contrario eu acho o sistema muito complexo tem molas e alavancas de todo lado dentro da panela... por isso eles recomendam para que desmonte um lado de cada vez para nao ficar perdido..... na minha eco ta boa mas no meu golzinho ta uma m..... eu fucei e nao descobri o que pode ser... eu se que ele tem uma regulagem automatica tipo qdo a gente anda de re e puxa o freio ela se auto-ajusta.....

#14
 Zanetti

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Isso mesmo Kentakk, eu tive um carro, não lembro se era o Chevette, que também regulava o freio dando ré e freando bruscamente.

Que bom que resolveu Neto, vc vai gostar do freio de estacionamento do Eco.

#15
 gogosauro

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Membro Jr
Zanetti, até agora tá bem bacana. Não perde em nada pro hb20. Bem legal msm.

#16
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