EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Entrada USB no painel.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 pauloflux

avatar
Iniciante
Iniciante
Estava pensando em colocar uma porta USB para carregar celular, no 3 botão da minha eco, abaixo do botão do desembassador. A minha ECO é uma 2004. Gostaria de saber se alguem ja fez ou da uma luz pra começar.

#2
 pauloflux

avatar
Iniciante
Iniciante
pauloflux escreveu:Estava pensando em colocar uma porta USB para carregar celular, no 3 botão da minha eco, abaixo do botão do desembassador. A minha ECO é uma 2004. Gostaria de saber se alguem ja fez ou da uma luz pra começar.

#3
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Paulo, bem vindo ao fórum.


Enquanto a galera que manja de eletrônica não responde, vamos conversando... 


Você já usa/usou aqueles adaptadores USB a partir da fonte 12V (acendedor de cigarro)? Eles funcionam muito bem e a fonte já tem um circuito protegido, para evitar interferências no sistema elétrico do veículo:

Entrada USB no painel. Carregador-veicular-duplo-usbgeonav-215043700

#4
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Se preferir realmente deixar a tomada fixa, pode optar por esta solução:




#5
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Amigo, a ideia do Josimar é a melhor opção.
Voce vai ter problemas para furar aquela tampa falsa do painel pra poder colar a ponta do USB.


#6
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Eu gostaria de trocar o acendedor de cigarros por duas portas USB.

Não encotrei nada pronto do tipo plug in play.

Adaptadores ficam soltando com o movimento do carro. Sad



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#7
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Efemota, eu já tive experiências ruins com o uso de GPS, por exemplo. De vez em quando o plug ficava soltando...


Mas minha esposa usa no carro dela um plug adaptado para sinal de rádio e uso de USB que funciona muito bem.


E olha que o carro em questão é um Smart Fortwo, cuja suspensão é tão dura que o carro pula que nem cabrito em calçamentos ruins ou rua com paralelepípedos. Mesmo assim o plug nunca saiu. E ele nem é vertical, é horizontal.


Você já chegou a usar algum desses adaptadores? Muitos trazem duas portas USB, como aquele do exemplo acima. São tão baratos que acho que valeria a pena tentar!


Abs

#8
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Eu uso um adaptador para duas USB, mas ele acaba soltando com o balançar do carro.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#9
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ele fica meio folgado?


Já pensou em fixá-lo melhor nas laterais utilizando uma (ou duas) cunha(s) feita(s) a partir de materiais como borracha, espuma, madeira, etc?


Ou até apelar para algum adesivo tal como fita isolante ou silver tape? O problema será a estética, para que não fique (muito) feio.


Ou até tentar outro adaptador! Tirei agora o que minha esposa usa para testar e ele fica bem firme!


É parecido com este:

Entrada USB no painel. Adaptador-usb-veicular-en12v-said5v-14118-MLB2893233135_072012-O

#10
 Eduhmq

Eduhmq
Membro Jr
Membro Jr
Olá, pessoal
Eu conheço um pouco de eletrônica e na verdade aviso para terem cuidado com esses adaptadores. Muitos deles usam materiais baratos e não passam por testes de qualidade muito rigorosos, podem apresentar variação na tensão ou na corrente que mandam pro celular e acabar danificando a bateria ou alguma outra peça do aparelho.
Por exemplo: se a tensão do adaptador não for estável, o telefone vai automaticamente parar de carregar pra evitar danos. Nesse instante, como não vai ter corrente sendo drenada do carregador, a voltagem pode pular pra 20v ou mais, isso com certeza danificaria o aparelho.
Além disso, se o adaptador fica "pulando" pra fora do acendedor significa que não ta bem encaixado. Ou seja, o circuito entre o acendedor e o adaptador vai estar "abrindo e fechando" o tempo todo, pode esquentar ambas as peças e danifica-las.
Sugiro que use um adaptador de boa qualidade, de preferencia de marca reconhecida. São um pouco mais caros mas evitaram dor de cabeça futura.
É provável que muitos usem esses carregadores e nunca tenham tido problema, alguns mesmo sendo baratos funcionam bem.

Se quiser mesmo adaptar uma USB no painel pode tentar usar um desses que eu citei acima ou montar um você mesmo: use um LM 7805 e dois capacitores. Um de 470uF 16v na entrada e um de 1uF na saída. Esse circuito você acha fácil na internet. Vale lembrar que dependendo do seu celular, você terá de fornecer uma tensão de 2v nos outros dois fios ou terá de liga-los um ao outro, varia de aparelho para aparelho.

Espero ter ajudado
Abraços

#11
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eduhmq escreveu:Olá, pessoal [...]

Se quiser mesmo adaptar uma USB no painel pode tentar usar um desses que eu citei acima ou montar um você mesmo: use um LM 7805 e dois capacitores. Um de 470uF 16v na entrada e um de 1uF na saída. Esse circuito você acha fácil na internet. Vale lembrar que dependendo do seu celular, você terá de fornecer uma tensão de 2v nos outros dois fios ou terá de liga-los um ao outro, varia de aparelho para aparelho.

Espero ter ajudado
Abraços

Muito bom, Edu.

Eram estas dicas que o Paulo estava esperando!


Like

#12
 Fabio França Pontes

Fabio França Pontes
Iniciante
Iniciante
Tenho uma Ecosport 2005/2006 e quando comprei a minha já veio com a entrada usb no painel, porém ela não está energizada. Vou viajar no próximo mês e queria por essa entrada pra fuincionar.

#13
 Eduhmq

Eduhmq
Membro Jr
Membro Jr
Fabio França Pontes escreveu:Tenho uma Ecosport 2005/2006 e quando comprei a minha já veio com a entrada usb no painel, porém ela não está energizada. Vou viajar no próximo mês e queria por essa entrada pra fuincionar.

Fabio, tente desmontar e ver se o antigo dono não desligou o circuito antes de vender o carro

#14
 Fabio França Pontes

Fabio França Pontes
Iniciante
Iniciante
Já desmontei, não tem nem rabicho. Acho que deve ter um rabicho de alimentação junto com um circuito ali atrás.

#15
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos