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Ajuda! Câmbio do motor e sistema de arrefecimento

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#1
 Saulo Rezende

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Iniciante
Iniciante
Boa tarde pessoal, bom sou novo no grupo e também sou novo com minha eco, comprei ela tem 6 meses e tenho percebido coisas estranhas ao meu ver com ela... 1° o sistema de troca de marcha, eu não consigo passar a marcha quando o torque do motor esta alto... as vezes numa ultrapasssagem precisamos de mais velocidade, porem se passar um pouco a mais eu não consigo trocar a marcha, até mesmo qnd estou numa subida e as vezes eh necessario passar a primeira para ter mais potencia, se o carro estiver andando pouca coisa eu não consigo reduzir... isso é normal???
Agora, sobre a questão do arrefecimento, a agua do reservatorio esta descendo muito, já troquei a bomba d'agua quando troquei ele tinha parado de sumir a agua agora voltou novamente, a agua não esta indo p o motor, pois o oleo esta bom e tbm n esta indo p o cano de descarga.... Sad oque faço, alguem para me dar uma luz? Sad  Question
ECO SPORT 2007 XLS

#2
 Josimar

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Diamond Titanium
Diamond Titanium
Boa tarde, Saulo. Bem vindo ao fórum.


Sobre a marcha, creio não haver nenhum problema com seu carro. Realmente não é fácil reduzir drasticamente uma marcha. Se você está numa quinta a 100 km/h, por exemplo, e jogar uma segunda, o freio motor pode reduzir tão bruscamente a velocidade (antes de ganhar mais) que o veículo pode perder a estabilidade e capotar. Ou seja, não se deve fazer isso...


Por isso, nesta situação você só consegue reduzir para quarta ou terceira marchas, com segurança.


engatar a primeira com carro em movimento não chega a ser impossível, mas é muito difícil e pouco recomendado. Pode detonar a caixa. Primeira, a rigor, só com o veículo parado.


Os culpados de tudo isso são os anéis sincronizadores da caixa de câmbio. Mas não os condene, sem eles voltaríamos ao tempo das "caixas secas" e teríamos que passar cada marcha no tempo exato. Aí sim é que seria difícil...


Agora, o arrefecimento: os motivos podem ser vários, mas pela experiência aqui do fórum (não sou mecânico nem especialista - só um curioso) vou listar os principais, pela ordem:


1 - Vazamento do reservatório de arrefecimento (quase todos os ecos da primeira geração tem que trocar - defeito crônico).

2 - Vazamento da tampa do reservatório de arrefecimento (idem).

3 - Problema na válvula termostática.

4 - Vazamento na bomba (Essa você já trocou!).

5 - Mangueiras rachadas. Esse é relativamente fácil de perceber.

6 - Furo no radiador.

7 - Vazamento pelas juntas do motor - você citou que não é isso. Tomara que não seja mesmo, pois este é o pior prognóstico.


Eu começaria investigando os dois primeiros itens da lista...

#3
 Saulo Rezende

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Iniciante
Iniciante
Entendo, mas msm na hora de uma ultrapassagem eu tenho que passar a macha no tempo certo? Peguei esses dias um crossfox de um amigo e não era assim...

#4
 Saulo Rezende

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Iniciante
Iniciante
A questão de reduzir eu n digo reduzir drasticamente de uma quinta p primeira, eu digo de segunda p primeira... Vamos supor estou numa subida de segunda tem um caminhão lento na minha frente, aí eh preciso eu jogar uma primeira pos o eco está fraco, ao ao invés de eu apertar a embreagem e reduzir p primeira, ei tenho q parar o carro e jogar a primeira.... Entende, a maioria dos carros q andei n era assim...

#5
 efemota

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Administrador
Administrador
A primeira só entra com as rodas paradas ou abaixo dos 5km/h.

Por isso você não consegue reduzir da 2a para a 1a marcha.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#6
 Zanetti

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Diamond Titanium
Diamond Titanium
Isso pra mim é novidade, todos os carros que tive sempre reduziram de segunda para primeira sem problema, lógico que em velocidade compatível como o Fernando falou.

#7
 Saulo Rezende

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Iniciante
Iniciante
Obg pela ajuda! cheers cheers cheers

#8
 Zanetti

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Diamond Titanium
Diamond Titanium
Possivelmente teu câmbio esta com problema nos anéis sincronizadores, só adianto que fica acima de 500 pratas o conserto.

#9
 Saulo Rezende

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Iniciante
Iniciante
Bom dia pessoal, como deixei um post aqui e vcs me ajudaram vim trazer oq estava acontecendo, então, tive que trocar a junta do cabeçote e mandar o cabeçote para a retifica, minha valvula termostatica estava na gambiarra! qnd comprei o carro infelizmente não levei no meu mecanico, acabou estourando a bomba em minhas mãos... mas enfim, agora que troquei valvula termostatica, fiz a retifica do cabeçote, troquei velas, cabo de velas, o carro esta 90% bom os outros 10% fica desejando pq ainda não arrumei a questão do cambio... e sim terei que trocar os anéis sincronizadores, aki na minha cidade ficou no valor de 300,00 pra eu fazer essa troca! estou pra fazer umas modificações no visual tbm, assim que fizer mandarei fotos para vcs verem! obg! ^^ cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers

#10
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