EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

REVISADO ! Interesse Geral - Caracteristicas dos filtros/oleos do carro

Ir à página : Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 2]

#1
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Relembrando a primeira mensagem :

Olá pessoal,

Seguem informações de ordem técnica que serão muito úteis quando alguém aqui precisar trocar um filtro de ar, combustivel ou óleo e não sabe quais são os usados no Ecosport, segue foto de cada filtro e o modelo que é usado nos nossos carros pra facilitar na hora da compra:

FILTRO DE AR (modelos diferentes conforme o motor)
Motor 1.0 = Filtro Ar CA 9510
Motor 1.6 = Filtro Ar CA 9511
Motor 1.6 flex= Filtro Ar CA 9511
Motor 2.0 = Filtro Ar CA 9833
Motor 2.0 fllex= filtro Ar CA 10293
REVISADO ! Interesse Geral - Caracteristicas dos filtros/oleos do carro - Página 2 Filtrodear

FILTRO DE COMBUSTIVEL: (modelos diferentes conforme o motor)
Motor 1.0 = Filtro Combustivel G9291
Motor 1.6 = Filtro Combustivel G9291
Motor 1.6 flex = Filtro Combustivel G9891F
G10226F
Motor 2.0 = Filtro Combustivel G9291
Motor 2.0 fllex= filtro combustivel G10226F
REVISADO ! Interesse Geral - Caracteristicas dos filtros/oleos do carro - Página 2 Filtrodecombustivel

FILTRO DE ÓLEO: (modelos diferentes conforme o motor)
Motor 1.0 = Filtro Oleo PH 5713
Motor 1.6 = Filtro Oleo PH 5803
Motor 1.6 flex= Filtro Oleo PH 5803
Motor 2.0 = Filtro Oleo PH 4482
Motor 2.0 fllex= filtro Oleo PH 4482
REVISADO ! Interesse Geral - Caracteristicas dos filtros/oleos do carro - Página 2 Filtrodeoleo

Usei os modelos da marca FRAM como referencia pois são filtros de linha de montagem, tem boa qualidade e são facilmente encontrados nas lojas de auto-peças.

Além dos filtros, temos o óleo do motor que é extremamente importante que seja substituido a cada 6.000km. O oleo ideal é o 5W30 de tecnologia semi-sintética
(se alguem quiser bancar o custo, pode usar tambem o 100% sintético que deve ser trocado a cada 10.000km):
REVISADO ! Interesse Geral - Caracteristicas dos filtros/oleos do carro - Página 2 Motorcraft

Não menos importante, temos o óleo de freio (que tambem é usado para abastecer a embreagem hdraulica) e deve ser trocado a cada 2 anos. Usem sempre a especificação DOT 5 que é a tecnologia mais recente, eu recomendo esse óleo da marca VARGA que é nacionalmente bem conhecida pelos mecanicos em se tratando de partes para freios:
REVISADO ! Interesse Geral - Caracteristicas dos filtros/oleos do carro - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcQJY4TZLbumeATwjd_PDKKSZkPYwdMtge0Jqk3GMgp8dvLAf6cQLA&t=1

Finalmente temos o aditivo para o radiador que deve ser MISTURADO com agua na proporção 60% de agua + 40% de aditivo devendo ser substituido TODO o liquido a cada 2 anos.
O recomendado para o Ecosport é o aditivo ROSA que é organico,muito melhor que azul ou verde de tecnologia mineral.
No meu carro eu costumo usar aditivo da marca RADIEX que é de qualidade boa e não custa tão caro (R$ 18,00 o litro), segue foto:
REVISADO ! Interesse Geral - Caracteristicas dos filtros/oleos do carro - Página 2 201223402863

Recomendo a todos que sigam estas instruções pois o mais caro em nossos carros é a gasolina/alcool que abastecemos toda semana (ou a cada 15 dias) Esses itens citados acima são trocados no maximo 1 vez por ano e são vitais para a saude do motor.

Abraço a todos
MARCOS



Última edição por Marcos-CWB em Qui Mar 24, 2011 11:09 am, editado 6 vez(es)


#26
 celioamd

avatar
Iniciante
Iniciante
olá amigos,

levei a minha eco 1.6 pra revisão e foi trocada toda água do reservatório e colocado aditivo. Passadas duas semanas, preciso completar o nível. Nesse caso completo com água comum mesmo da torneira ou preciso compra água destilada?
cheers

#27
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
A melhor opção é agua da chuva, mas pode comprar agua destilada vendida em farmacias

#28
 Washington

Washington
Iniciante
Iniciante
Li em um artigo do site 'Oficina Brasil' que devemos ter cuidado para não colocar o filtro de óleo do motor Endura do Fiesta, por que o reservatório dele é menor que o exigido na Ecosport.
Será que o filtro PH 5803 é o mesmo do motor Endura do Fiesta?
Alguém conhece esse filtro do Fiesta?

Segue o link para o artigo:
http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=2249

#29
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
O problema é que esse filtro do Ecosport é muito grande e é facil enroscar ele, por isso muita gente
usa esse modelo menor do fiesta endura que tem o mesmo diametro.

#30
 Bombeiroes

Bombeiroes
Membro Pro
Membro Pro
Marcos-CWB escreveu:Olá pessoal,

Seguem informações de ordem técnica que serão muito úteis quando alguém aqui precisar trocar um filtro de ar, combustivel ou óleo e não sabe quais são os usados no Ecosport, segue foto de cada filtro e o modelo que é usado nos nossos carros pra facilitar na hora da compra:

FILTRO DE AR (modelos diferentes conforme o motor)
Motor 1.0 = Filtro Ar CA 9510
Motor 1.6 = Filtro Ar CA 9511
Motor 1.6 flex= Filtro Ar CA 9511
Motor 2.0 = Filtro Ar CA 9833
Motor 2.0 fllex= filtro Ar CA 10293
REVISADO ! Interesse Geral - Caracteristicas dos filtros/oleos do carro - Página 2 Filtrodear

FILTRO DE COMBUSTIVEL: (modelos diferentes conforme o motor)
Motor 1.0 = Filtro Combustivel G9291
Motor 1.6 = Filtro Combustivel G9291
Motor 1.6 flex = Filtro Combustivel G9891F
G10226F
Motor 2.0 = Filtro Combustivel G9291
Motor 2.0 fllex= filtro combustivel G10226F
REVISADO ! Interesse Geral - Caracteristicas dos filtros/oleos do carro - Página 2 Filtrodecombustivel

FILTRO DE ÓLEO: (modelos diferentes conforme o motor)
Motor 1.0 = Filtro Oleo PH 5713
Motor 1.6 = Filtro Oleo PH 5803
Motor 1.6 flex= Filtro Oleo PH 5803
Motor 2.0 = Filtro Oleo PH 4482
Motor 2.0 fllex= filtro Oleo PH 4482
REVISADO ! Interesse Geral - Caracteristicas dos filtros/oleos do carro - Página 2 Filtrodeoleo

Usei os modelos da marca FRAM como referencia pois são filtros de linha de montagem, tem boa qualidade e são facilmente encontrados nas lojas de auto-peças.

Além dos filtros, temos o óleo do motor que é extremamente importante que seja substituido a cada 6.000km. O oleo ideal é o 5W30 de tecnologia semi-sintética
(se alguem quiser bancar o custo, pode usar tambem o 100% sintético que deve ser trocado a cada 10.000km):
REVISADO ! Interesse Geral - Caracteristicas dos filtros/oleos do carro - Página 2 Motorcraft

Não menos importante, temos o óleo de freio (que tambem é usado para abastecer a embreagem hdraulica) e deve ser trocado a cada 2 anos. Usem sempre a especificação DOT 5 que é a tecnologia mais recente, eu recomendo esse óleo da marca VARGA que é nacionalmente bem conhecida pelos mecanicos em se tratando de partes para freios:
REVISADO ! Interesse Geral - Caracteristicas dos filtros/oleos do carro - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcQJY4TZLbumeATwjd_PDKKSZkPYwdMtge0Jqk3GMgp8dvLAf6cQLA&t=1

Finalmente temos o aditivo para o radiador que deve ser MISTURADO com agua na proporção 60% de agua + 40% de aditivo devendo ser substituido TODO o liquido a cada 2 anos.
O recomendado para o Ecosport é o aditivo ROSA que é organico,muito melhor que azul ou verde de tecnologia mineral.
No meu carro eu costumo usar aditivo da marca RADIEX que é de qualidade boa e não custa tão caro (R$ 18,00 o litro), segue foto:
REVISADO ! Interesse Geral - Caracteristicas dos filtros/oleos do carro - Página 2 201223402863

Recomendo a todos que sigam estas instruções pois o mais caro em nossos carros é a gasolina/alcool que abastecemos toda semana (ou a cada 15 dias) Esses itens citados acima são trocados no maximo 1 vez por ano e são vitais para a saude do motor.

Abraço a todos
MARCOS

Muito bom mesmo...trocarei o meu esse mes..sera muto util.
vlw

#31
 pauloeloi

pauloeloi
Iniciante
Iniciante
bem melhor, belo topico! Very Happy

#32
 APalma

APalma
Membro Pro
Membro Pro
Em relação ao tópico do Célio:

Usando o aditivo no radiador pode-se usar água da torneira, pois o aditivo já possui ação anticorrosiva, além de controlar a temperatura.

Nos radiadores antigos usava-se água destilada porque não era usado o aditivo.

Abraço a todos.

#33
 renan.rj21

renan.rj21
Membro Gold
Membro Gold
Por vias das duvidas, eu compro galao de agua destilado e misturo ao fluido ... NUNCA tive problema de quebra de bomba dagua , problema de sensor de temperatura , cebolinha , termostado travado , reservatorio trincado ... radiador furado ... NUNCA !!! rs Conhecidencia? ... talvez !

#34
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Coincidencia nada, precaução mesmo. eu tbm não uso agua de torneira que tem cada dia mais cloro,
prefiro agua da chuva ou destilada de farmacia.

é melhor pecar por excesso de cuidado.

#35
 viannadonutz

avatar
Iniciante
Iniciante
Galera blza?
Desculpem minha ignorância, mas todos vêm me respondendo muito bem no fórum e minha Eco está ficando bala com ajuda das respostas.

Vou sangrar o sistema de freio e colocar o Fluído DOT5 como recomendado neste post.

Qual a quantidade devo comprar?

Uma garrafinha de 500ml mesmo dá?

Ou a quantidade é maior?

Valeu, abs!

#36
 viannadonutz

avatar
Iniciante
Iniciante
Bom acabei de encontrar o que provavelmente é um orçamento, dizendo que são 672 ml

Se alguém se interessar e tiver algo a comentar, estamos ai!

http://arquivo.oficinabrasil.com.br/imgfotos/ficha_teste_mai06.jpg

Abs

#37
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Alguem tem ideia de quantos litros cabem no sistema de arrefecimento do motor 1.6? Qual a mangueira que devo tirar para escoar a agua?

#38
 Edinho

avatar
Iniciante
Iniciante
Amigos ,neste mesmo topico foi aconselhado ( cuidado para não entrar ar no sistema ) como procedo pra evitar isso na hora da troca de agua do radiador .
E outra coisa vcs sabem se existe ( oleo pro motor 1.6 - 8 V zetec rocan  Flex ) ECOLOGICO , pedi para o mecanico trocar ai perguntei qual oleo ele colocou e ele me disse fique tranquilo coloquei oleo ecologico como sou leigo não dei muita atençao mas agora lendo alguns topicos fiquei preocupado.

#39
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bom dia, Edinho. Bem vindo ao fórum.


Já ouvi falar de filtro ecológico. Ele não é substituído a cada troca de óleo, apenas seu elemento filtrante. Mas nunca vi um nem soube de qualquer dono de EcoSport que já tenha colocado. 


Quanto à troca do óleo, essa pode e deve ser "ecológica", com o descarte apropriado do óleo.


Mas o que alguns postos/distribuidoras chamam de óleo "ecológico" é um galão de uns 200 litros de óleo, do qual vai sendo retirada a quantidade necessária para cada veículo...


Não quero entrar no mérito da questão de que o processo pode contaminar o óleo que vai ficando no barril e tal, mas a questão principal é:


Que raios de óleo foi colocado no carro? Para os nossos ecos o recomendado é o que está no manual. Fora isso há possibilidade de problemas no motor. Na maioria dos casos deve ser SAE 5W30 (sintético).

Óleos mais "grossos" podem danificar seriamente o motor!


Se o óleo foi retirado de um barril, volte lá e exija as especificações deste óleo.

O manual do Eco 2009 diz literalmente:

Se não for possível encontrar o óleo recomendado (especificação Ford), pode-se utilizar SAE 5W-30 (preferível) ou SAE 10W-40. O uso destes óleos irá resultar em maior tempo de partida do motor, perda de performance do veículo, maior consumo de combustível e emissão de gases...


Veja mais em:


https://ecosportclub.forumeiros.com/t2451-oleo-15w40-ou-5w30



https://ecosportclub.forumeiros.com/t120-oleo-motor#1127


Abs

#40
 Edinho

avatar
Iniciante
Iniciante
Josimar obrigado pelo retorno e as boas vindas, sobre o oleo ja entendi tudo , so uma dúvida sobre entrar ar no sistema na hora da troca da agua do radiador  como devo proceder pra que isso não venha acontecer.

#41
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Edinho

Infelizmente nunca fiz diretamente a troca do líquido de arrefecimento. Por isso nem citei na resposta. O que já vi é que, ao trocar o líquido, deixa-se o carro funcionando alguns minutos sem a tampa do reservatório de expansão, pois assim qualquer excesso de ar sai, antes de se recolocar a tampa.


Alguns veículos possuem uma espécie de suspiro. Quando se realiza a troca do líquido abre-se o suspiro para a saída do ar. Mas nunca vi nenhuma menção a isto no Eco.


Dê uma olhada neste vídeo, especialmente a partir dos 5:50:





Outro detalhe importante: reserve um litro de água. No dia seguinte, com o carro na garagem, observe se o nível do líquido baixou. Se isso ocorreu, complete o volume. 

Boa sorte!

#42
 Edinho

avatar
Iniciante
Iniciante
Boa Josimar ,este video é bastante explicativo ,já ajudou bem.

Achei a nota da troca de oleo  e veja só,o cara me colocou (oleo 15w50)
Sendo que o manual o recomendado e o 5w30 ,o duro que fiz a troca no começo do ano nem tem como eu reclamar ,o carro rodou tranquilo mas não é o correto , vc sabe me dizer se eu devo trocar o oleo e colocar o oleo correto ou devo deixar este mesmo até a proxima troca e ai sim colocar o oleo correto.
Será que não vai dar nenhum problema eu colocando o oleo correto sendo que está rodando com este outro ja alguns meses.

Eu nunca fui de ficar expeculando sempre confiava no mecanico e mandava fazer o que precisava,aí fiz o cadastro aki e quanta informação ,vcs estão de parabens pois tem muita informação boa que para leigos como eu é uma ajuda excepcional.  BatPalm

#43
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
esse negocio de oleo ja deu muito pano-pra-manga no caso dos motores do fox 1.0 e gol 1.0 ha uns anos atras.... ahco que o oleo muito grosso fazia o motor ratear... dai a VW resolveu colocar um oleo mais fino...

#44
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Edinho escreveu:Boa Josimar ,este video é bastante explicativo ,já ajudou bem.

Achei a nota da troca de oleo  e veja só,o cara me colocou (oleo 15w50)
Sendo que o manual o recomendado e o 5w30 ,o duro que fiz a troca no começo do ano nem tem como eu reclamar ,o carro rodou tranquilo mas não é o correto , vc sabe me dizer se eu devo trocar o oleo e colocar o oleo correto ou devo deixar este mesmo até a proxima troca e ai sim colocar o oleo correto.
Será que não vai dar nenhum problema eu colocando o oleo correto sendo que está rodando com este outro ja alguns meses.

Eu nunca fui de ficar expeculando sempre confiava no mecanico e mandava fazer o que precisava,aí fiz o cadastro aki e quanta informação ,vcs estão de parabens pois tem muita informação boa que para leigos como eu é uma ajuda excepcional.  BatPalm
Edinho, eu também não entendo essas coisas de carro, não...

Tem vários colegas aqui do fórum que entendem um bocado do assunto. São verdadeiros mexânicos. Não é o meu caso, rsrsrs.

Até tenho bastante habilidade com trabalhos manuais, mas prefiro deixar profissionais fazerem o serviço. Mas gosto de entender e acompanhar o trabalho, até para aprender mais.

Quanto ao óleo ter sido colocado no começo do ano, aí vai uma discussão sobre o tempo de troca. Independentemente da km rodada, a troca tem que ser feita a cada seis meses.

Aqui em casa tem dois Ecos. Os dois são usados no dia-a-dia, mas os trajetos urbanos são muito curtos. Em geral só uso o 2.0 para viajar. Então a km do outro é muito baixa. Rodo uns 3.000 km/ano com o 1.6.

E a troca de óleo? Troquei em 15/05/13 aos 49.010 km e só fui lembrar de trocar um ano depois - em 09/05/14, com 52.336 km.

Já programei a próxima troca para janeiro/15. Terão se passado oito meses e deverá estar com 54.600 km.

Então, se você roda pouco como eu (com este carro), já está na hora de trocar o óleo mesmo...

E, se puder, coloque o 5W30, de preferência o Castrol Magnatec, que é o recomendado atualmente. Seu motor vai agradecer!


Driver

PS: No outro Eco, que uso com mais frequência , já troquei o óleo 3 vezes só neste ano... já rodei mais de 20.000 km em 2014!

#45
 Edinho

avatar
Iniciante
Iniciante
Blz Josimar obrigado pelas orientações ajudou bastante ,valeu kentakk, vamos nos falando ,pois gostei muito do forun vou virar fregues kkkk Very Happy Like

#46
 Beto pereira

Beto pereira
Iniciante
Iniciante
Olá, bom dia!
Vcs podem me orientar sobre qual marca e tipo de aditivo do radiador devo colocar e qual marca do reservatório de expansão?
Grato

#47
 Raphildes

Raphildes
Iniciante
Iniciante
Olá.
Muito interessante este tópico, porém faltou as informações sobre óleo do câmbio e da direção hidráulica. Se puder completar agradeço

#48
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem vindo ao fórum, Raphildes.


Como o Marcos criou o tópico, vamos aguardar para ver se ele complementa a informação.


Contudo, já adianto que, se o caso for do câmbio automático, aí há várias discussões aqui no fórum sobre qual o ATF correto, até porque nos manuais há algumas discrepâncias...


Abs

#49
 Raphildes

Raphildes
Iniciante
Iniciante
Josimar escreveu:Bem vindo ao fórum, Raphildes.


Como o Marcos criou o tópico, vamos aguardar para ver se ele complementa a informação.


Contudo, já adianto que, se o caso for do câmbio automático, aí há várias discussões aqui no fórum sobre qual o ATF correto, até porque nos manuais há algumas discrepâncias...


Abs

Obrigado pela recepção Josimar.
No meu caso a minha dúvida é sobre o câmbio manual mesmo. Busquei pelo tipo de óleo em uma especializada sobre óleo, porem não me atentei pela marca, mais o funcionário diz ser original, no valor de R$ 16,00 por litro. Numa busca pela net encontrei vídeo falando sobre valor do óleo original entre R$ 60 e R$ 80,00.
A diferença é gritante né? Por isso minha dúvida.

#50
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 2]

Ir à página : Anterior  1, 2


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos