EcoSport Club

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Ecosport ou Honda Fit ?

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#1
 Concha y Toro!

Concha y Toro!
Iniciante
Iniciante
Olá, boa noite a todos!
Gente estou com uma indecisão terrível!
A briga é entre um Ecosport  Freestyle 1.6 (flex) 2010/11, manual, preta, 65 mil km, valor de R$ 35.800,00
vs
Honda Fit LX 1.4 (flex) 2010/10, manual, cinza escuro, 64 mil km, no valor de R$ 31.800,00.
Ambos equipados com os mesmos itens.
Tenho consciência de que são carros de categorias diferentes (mesmo assim encontrei quem apresentou um comparativo já em 2003 http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos/conteudo_144440.shtml )... Smile
Sinceramente confesso que é um combate entre o emocional e o racional, e o que ta pesando um pouco mais é o fator consumo de combustível, para que o emocional não tome conta do pedaço (já que pretendo usar para ir ao trabalho).
Pelo que já pesquisei, o primeiro faz 8km/l cidade, e 12km/l estrada, enquanto que o segundo faz 12 e 15, ambos na gasolina.
E ai pessoal, podem me dar alguma opinião pra me ajudar nessa?

cyclops vs  study  =  Rolling Eyes


Forte Abraço!!

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Realmente é uma decisão muito pessoal. É difícil imaginar a situação, pois são carros de categorias muito diferentes.


Há poucos dias fiquei na indecisão entre EcoSport e Honda CR-V, mas são carros com propostas similares e o Honda ganhou pela maior altura, espaço interno e especialmente pelo câmbio automático+ tração 4x4.


Um amigo tinha um Honda FIT automático. Até pensei em comprar um para minha esposa, mas depois que ele foi na minha casa e o carro raspou no chão para subir na garagem (recebo n carros na casa de praia e nunca nenhum tinha feito isso), fiquei desconfiado...


Fui fazer um test-drive no carro. Simplesmente ele raspa em tudo que é quebra-mola, buraco ou ondulação na estrada. É tão baixo que quase toca o chão o tempo todo. Isso, é claro, é proposital, pois os pneus são pequenos (põe pequeno nisso) para otimizar o consumo de combustível. Além disso, o carro é bem apertado por dentro, como quase todos os compactos.


Dito isso, e priorizando conforto ao dirigir, espaço interno e especialmente altura livre do solo, eu não consigo me imaginar com esta dúvida. O EcoSport é muito superior nestes aspectos.


Mas, se não houver muitos buracos no seu trajeto, se as ruas forem bem conservadas e etc., compre o Fit e economize combustível!


Depois que eu decidi comprar um EcoSport, só troquei por outro. Depois por outro, outro novamente e só deixei o Eco por um carro maior.


Mas pense que você compra um carro e passa dois ou três anos com ele. Se não gostar da decisão que tomou, venda e troque por outro!


Boa sorte!

#3
 AfranioNunes

AfranioNunes
Membro
Membro
Olá

Como está querendo ter mais argumentos racionais acho válido colocar alguns itens a mais na decisão.

Valor do seguro de cada carro
Valor da manutenção de 70000
Valor da manutenção de 80000

Conheço pessoas que fizeram a de 80000 do FIT e foram mais de 2.5k e da minha ECO a de 80000 foi menos de 900.

Quanto ao consumo, o FIT será mais econômico.

#4
 Concha y Toro!

Concha y Toro!
Iniciante
Iniciante
Pessoal, muito obrigado!

Eita Josimar, experiencia é tudo nesta vida!
Olha, de vários videos e sites sobre o Fit que vi, em nenhum mencionou este "desconforto" do carro, sempre foi elogios, mas bastou colocar as palavrinhas "raspar no chão"... foi uma unanimidade entre os proprietários!

Você pontuou num fato que considerei crucial em não optar por um HB20 ha um tempo, aquela suspensão mole atras (apesar do Fit ser mais firme, mas a questão da altura do solo acaba dando no mesmo resultado, raspa fácil).

E tem toda razão, é uma decisão que posso reverter depois.

Afranio, bem lembrado, nem pensei nestes fatores.

E quanto a manutenção?
Novamente pude observar que há muitos elogios quanto a mecânica da Honda apesar de ser um pouco cara, mas durável.
Quanto ao Ecosport?






#5
 AfranioNunes

AfranioNunes
Membro
Membro
Quanto a manutenção, fiz até de 60k nas concessionárias, isso eu achava caro.
Mas a de 70k e 80k fiz por fora e não achei tão caro.

As peças são fáceis de achar, até mesmo via internet. Esses dias mesmo em outro tópico, foi passado o preço do KIT de embreagem por 390,00.

Quanto a durabilidade não tenho a reclamar. A minha está com 82k, e até hoje só troquei o que diz no manual e pneus.
Embreagem, suspensão, motor estão OK. A minha é 2012, FreeStyle.

Quanto ao FIT raspar no chão também digo que fiquei assustado. Fui uma vez para o Oeste de SC de FIT e a estrada não colabora em nada. Foi bem sofrido ouvir o carro raspando em trechos da pista ruim. Mas se onde anda não tem esse problema, não precisa considerar.

#6
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pois é, eu não achei que esta  "raspada no chão" fosse tão comum. Agora que você falou, dei uma olhadas nos fóruns e vi que realmente os proprietários reclamam desta característica.

Mas comigo, isso aconteceu com três adultos dentro do carro. Talvez com uma ou duas pessoas apenas, sentadas na frente do carro, isto não ocorra com tanta frequência. E se raspa e não gera nenhum dano (grave) para o carro, não tem maiores problemas.

Sobre manutenção, a Honda realmente é conhecida pela robustez do conjunto mecânico. Esse foi um fator que me levou a escolher o CR-V. Mas a Ford não fica muito atrás. Minha experiência de 12 anos na marca (2 fiestas e 5 Ecos) me mostrou que há muitos mitos em relação à manutenção.

Aliás, eu até criei um tópico para discutir isso:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t2086-manutencao-da-ford-as-pecas-sao-caras-mito-ou-realidade

Meu amigo que tinha um FIT reclamava do preço das peças. Mas, para dizer a verdade, é raro alguém não reclamar de ter que fazer manutenção no carro.

Todos querem ter um carro sempre em ordem, mas gastar investir em manutenção são poucos que fazem. E alguns quando fazem ficam chorando. Não estou falando de quem tem problemas sérios e gasta os tubos com o veículo. Mas investir pelo menos anualmente 3 a 5% do valor do veículo acho razoável.

Por exemplo, se o carro vale R$ 30.000,00, devemos estar preparados para, entre outras coisas, separar pelo menos R$ 1.000,00 para a manutenção preventiva

Mas se sujeito não investe, o carro vai acumulando problemas e, quando finalmente é obrigado a mexer, gasta R$ 5.000,00 de uma vez. Aí o bolso reclama...

Como sou muito curioso, vamos fazer uma pequena comparação entre itens prováveis numa eventual manutenção:

                             FIT 1.4                  EcoSport 1.6


Kit Óleo+Filtro de óleo      190,00                     150,00
Filtro de ar                  35,00                      29,00
Amortecedor dianteiro        294,00                     213,00
Pneu                         287,00                     334,00
Disco de freio+Pastilhas     239,00                     228,00
Jogo de Velas                 67,00                      69,00
Farol dianteiro              270,00                     150,00
Motor de partida             200,00                     200,00
Bomba de combustível         210,00                     120,00
Bomba de água                148,00                     136,00
Bandejas+Buchas+Bieletas     394,00                     299,00
Válvula termostática         199,00                     208,00


Total ...................  2.533,00                   2.136,00       



Estes preços são médias que apurei no Mercado livre. Pode ter pequenas variações, mas dá uma ideia geral sobre a manutenção: é a mesma para os dois carros. 

Sabe como resolver esta parada? Faça um test-drive nos dois carros. Afinal, o prazer de dirigir tem que contar, não é mesmo?

Abs

#7
 Concha y Toro!

Concha y Toro!
Iniciante
Iniciante
É, realmente os preços são pau-a- pau, praticamente.

Pra vocês terem uma ideia do porquê me preocupo com a questão do carro "pegar no chão", da minha casa até a saída da cidade, uns 3km, são cerca de 20 obstáculos (entre lombadas e valetas)! Piloto de fuga aqui não tem vez! rs

Pra falar a verdade tenho uma paixonite pelo Ecosport, gosto do estilo "jipinho", e poder dar umas esticadas de leve por fora (pegar terra) sem muita preocupação.

Agora deu uma tranquilizada, depois de tirar estas dúvidas.

O preço está por R$ 35 mil numa garagem, acham que vou estar abusando se tentar negociar em uns R$ 30 mil?

Aprendi a não demonstrar muito interesse num negocio, pois se perceberem... tchau desconto (de qualquer valor).


#8
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Pode pechinchar! Eu mesmo acabei de comprar um CR-V 2010, que custa R$ 56.000,00 na tabela Fipe, por 45K.


Mas isso só depois de procurar muito, rsrsrs. Estava disposto a ir até 700 km longe de casa para adquirir um. Mas consegui a 250 km.


E estou vendendo um EcoSport 2009 4WD, que vale R$ 32.500,00, por 27.800,00! E ainda posso negociar. 


https://ecosportclub.forumeiros.com/t3734-vendo-ecosport-4wd-top-de-linha-4x4-com-freios-abs-air-bag-duplo-e-bancos-de-couro


PS: não estou oferecendo. Estamos separados por milhares de km. Só comentei... 



Última edição por Josimar em Ter Out 20, 2015 7:31 am, editado 1 vez(es)

#9
 Concha y Toro!

Concha y Toro!
Iniciante
Iniciante
Uau! Isso que é negocio! rsrs

A proposito, tinha visto antes seu anúncio, você vende o pexe muito bem.

Vi o rapaz a 2mil km de distancia disposto a comprar, até eu do outro lado da ponta do Brasil fiquei querendo, rsrsrs.

Valeu pela ajuda!

Forte abraço!

#10
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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#11
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