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Será que a temperatura está normal?

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#1
 aasilva25

aasilva25
Iniciante
Iniciante
Boa noite pessoal, há um tempo eu não escuto a ventoinha ( no 2° estagio ) da minha eco, alias no 1° estagio nem da para escutar direito, mas fiquei com a pulga atrás da orelha, mesmo nunca o ponteiro da temperatura passar do meio, fui verificar com o scanner bluetooth em qual temperatura estava acionando a ventoinha, passado o scanner a minha eco está acionando o 1° estagio da ventoinha quando a temperatura chega a 100° graus, ai a temperatura baixa até 92° graus e assim vai......fui eu dois lugares, um auto elétrico e o outro especializado em radiadores e ventoinhas, eles disseram que para o 2° estagio funcionar é em casos extremos de aquecimento....e disseram que o carro está normal......será que tenho que me preocupar ou não?? Salientando o que disse no começo, o ponteiro nunca passou do meio do marcador de temperatura....Fico no aguardo de vcs sobre essa minha duvida...

#2
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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Sim, esta normal, experimente ligar o A/C e veja o segundo estágio ligar.

#3
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Utilize o menu secreto do painel para monitorar a temperatura digitalmente.

Pegue uma avernida movimentada, horario de pico e ligue o ar condicionado e fique de olho na temperatura.

Talvez sua valvula termosestatica esteja trabalhando errado não deixando o motor esquentar por completo.

Abraços

EFEMOTA







EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#4
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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uma outra duvida.... alguem sabe informar o que abre a valvula termostatica da Eco? Ela é mecanica ou eletrica? Pois se tratando de um carro flex creio que deveria ser eletrica... qdo na gasolina abrir mais cedo e se utilizar alcool abrir com uma temperatura maior.....

#5
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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Pelo que sei e já li, ela é eletromecânica.

#6
 kentakk

kentakk
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Zanetti escreveu:Pelo que sei e já li, ela é eletromecânica.
Saudacoes Zanetti! entao sim... ela deve mesmo trabalhar com 2 temperaturas conforme o combustivel.... Mas a eficacia ficaria 100% se pudesse existir um tipo de controle de taxa de compressao do cilindro.... mas encareceria muito o valor do veiculo.

#7
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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Sei não, esse fórum esta maluco, tinha colocado o link e não saiu
Veja Kentakk
https://ecosportclub.forumeiros.com/t3695-como-funciona-a-valvula-termostatica-eletronica-dos-veiculos-flex-da-ford?

#8
 Araujo Junior

Araujo Junior
Membro Jr
Membro Jr
Meu carro está acionando a ventoinha no 1° estágio com 106 ou 107°, abastecido com alcool, ela desarma na casa dos 100°. Com o ar ligado já chegou aos 109° e armou o 2° estágio, estou achando esa temperatura um pouco alta, troquei a bomba a pouco tempo, o líquido está com aditivo na proporção correta e sem vazamentos.
Vou verificar a tampa da reservatório, já q o carro é 2008 e chagando nos 108000 km.

#9
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Não sou expert no assunto, mas para mim parece normal. 


Na gasosa o esperado é disparar o primeiro estágio com uns 102oC e no etanol com uns 105oC, deligando quando se aproximar de 100oC.


Ou seja, no etanol a a temperatura de trabalho sempre será maior.


O seu parece bem próximo desta média. Pequenas variações podem ocorrer e creio que as suas estejam dentro da margem aceitável.


Fonte: post do Zanetti mais acima.

#10
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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Não esqueça de dar uma olhada nas condições do radiador e do reservatório, já ouvi falar que a válvula termostática esfarela e pedaços dela podem obstruir o retorno.

Mas como falou o Josimar, pelo seu relato não parece ter nada que chame a atenção.

#11
 Araujo Junior

Araujo Junior
Membro Jr
Membro Jr
O sistema ta todo limpo, troquei o líquido de arrefecimento tem 2 meses, troquei a carcaça da da válvula termostática que estava vazando, reservatório novo, pois estava muito sujo e o radiador está normal também.
Vou continuar monitorando, se ela se mantiver assim sem baixar a água está beleza.
Tem duas semanas estava armando o segundo estágio a todo momento, tirei os conectores do ventilador e da resistência, dei uma limpeza e voltou a ficar normal.

#12
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