EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Consumo -

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Edson Karkoski

Edson Karkoski
Iniciante
Iniciante
Pessoal, acabei de comprar uma Eco 2009/09 - 2.0 XLT Automática.
Fiz várias medidas de consumo sempre no etanol, rodando basicamente na cidade e está dando uma média de 5km/l, já rodei uns 2.300km; é isso mesmo, será que dá melhorar isso?

Ainda não fiz medições na gasolina, vou começar agora, quando tiver os resultados volto a postar.


Abrs,

Edson

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem vindo ao fórum, Edson.


Parabéns por sua aquisição. A maioria dos usuários acredita que a versão automática é a melhor do EcoSport.


Contudo, o consumo é considerado um verdadeiro calcanhar-de-aquiles no Eco. Mas isso é comum a todos os SUV. Aliás, nesta categoria o EcoSport sempre ganha como tendo o menor consumo. 


Se você estivesse num Captiva, Santa Fé, Tucson, Freemont, Jeep e similares, poderia esperar um consumo bem maior


Mas em geral queremos comparar o consumo do Eco com carros de passeio comuns, aí realmente a diferença pode ser grande.


O eco tem mais motorização, maior peso, pneus mais largos e uma aerodinâmica que não ajuda muito neste quesito.


Aqui no fórum temos um tópico específico sobre consumo, que aliás é o campeão em postagens e visualizações:


https://ecosportclub.forumeiros.com/t50-consumo-de-combustivel


Se você já revisou o essencial (especialmente velas e cabos), é possível que este consumo seja devido ao seu percurso diário.


Quando está com o motor frio o veículo consome muito mesmo - o 1.6 leva de 5 a 10 minutos para aquecer - algo em torno de 5 km percorridos a uns 40 km/h. Já o 2.0 aquece em menos tempo, leva de 4 a 6 minutos.


Com etanol minha esposa faz 5 km/L num Eco 1.6 2008. Com gasolina 6,5 km/L. Por quê? Trajetos urbanos diários de 2,0 a 3,0 km por trecho. Se o carro roda menos de 10 km por cada trecho não há condições adequadas para aquecimento prévio. Daí o consumo aumenta muito.


No 2.0 a situação é a mesma. Mas quando eu uso qualquer um dos dois, meu consumo urbano com gasolina fica entre 7,5 e 8,0 km/L, pois meus trajetos são em torno de 10 km.


Se os seus trajetos são curtos, algo menor do que 10 km a cada trecho, cheios de engarrafamentos, sinais e lombadas, o consumo será alto mesmo. Mas vários colegas que possuem 2.0 AT já relataram consumos urbanos de 8,0 a 10,0 km/L (gasolina).


Qual seu percurso diário? O carro está geralmente cheio? Usa o A/C ligado o tempo todo? Os pneus estão bem calibrados? O carro está alinhado?


Uma dica importante: se trocar o combustível (etanol - gasolina), faça isso com o tanque na reserva e complete o tanque com o novo combustível, ligue o carro e só desligue após rodar pelo menos 10 km. Senão a central pode não reconhecer o novo combustível e o consumo poderá aumentar (e muito).


Abs

#3
 Edson Karkoski

Edson Karkoski
Iniciante
Iniciante
OK, valeu as dicas, vou observar estes detalhes.

#4
 ale1975

ale1975
Iniciante
Iniciante
Estou muito satisfeito com a minha XLT 2.0 automatica 2009. Faz 7km/l na pinga.
Percursos curtos, transito caótico de sampa.

#5
 clovistadeu

clovistadeu
Iniciante
Iniciante
Olá,a minha é uma xlt 2.0 automática. Tenho ela a mais ou menos 05 meses ando preocupado com o consumo tá fazendo 6,85 na cidade e já fiz de tudo pra ver se melhora trocado velas , filtros escaner 3 vezes e nada alguém pode me ajudar???

#6
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Esse consumo de 6,85 km/L é com gasolina? Deve ser, pois se fosse com etanol seria ótimo.

E com gasolina está na média mesmo.

O consumo desta versão apurado pelo INmetro é de 7,0 km/L: 

                               Etanol (km/L)               Gasolina(km/L)
                             cidade   estrada            cidade    estrada

HRV 1.8 16V automatico..:     7,1        8,5              10,5      12,1

New EcoSport 1.6 16V Aut:     7,2        8,3              10,2      12,1    

New EcoSport 1.6 16V Man:     7,0        8,2              10,2      11,8    


EcoSport 1.6 8V Manual..:     6,4        9,1               7,5      11,2    

EcoSport 2.0 16V Automa.:     5,2        8,0               7,0      10,0    

 
Renegade 1.8 16V automát:     6,5        7,6               9,5      10,9

CR-V 2.0 16V 4x4 automát:     6,4        8,1               9,2      11,5

Sportage 2.0 16 V auto..:     6,3        7,7               9,1      11,3 

IX35 2.0 16V automático.:     6,0        7,2               8,7      10,3

Duster 2.0 16V..........:     5,6        7,0               8,1      10,1 

Jeep Compass 2.0 16V aut:     5,5        7,2               8,1      10,5

Tucson 2.0 16V automátic:     5,0        5,9               7,1       8,3

Grand Cherokee* 3.6 24V.:     2,9        4,7               5,9       7,7



Fonte: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2016.pdf

#7
 clovistadeu

clovistadeu
Iniciante
Iniciante
Olá,bom dia a todos sim esse consumo é na gasolina.....Mas ando com o pé leve,não forço ando abaixo​ de dois mil giros, troquei o sensor dá bomba de combustível a tampa também velas filtros e o de combustível reprogramado o módulo de injeção...Quando peguei ela tava vazando óleo nas velas foi trocado a junta,a única coisa que falta é as bobinas será que dá problema..Ah outra coisa o computador de bordo dá muita diferença.... Essa média 6,85 foi na bomba do posto e no computador de bordo marcando 8.6 .O por exemplo hoje rodei 56,4 km na cidade o ponteiro do combustível já está na segunda linha.isso que tinha abastecido na sexta a tarde....

#8
 clovistadeu

clovistadeu
Iniciante
Iniciante
Opa, me esqueci de informar ela é uma xlt 2.0 automática 2011.

#9
 clovistadeu

clovistadeu
Iniciante
Iniciante
Olá, esse ponteiro do combustível quando enche o tanque notei que ele fica um tempão parado no cheio quando se meche ele vem cá segunda barrinha, isso é normal????? E a autonomia por exemplo marca 624 km no que você começa a andar um tempo essa autonomia baixa bastante,..... Quando chega em casa tá um valor no dia quando você virá a chave já marca outro isso tá certo????

#10
 clovistadeu

clovistadeu
Iniciante
Iniciante
ola pessoal estou esperando resposta de voces.

#11
 Makobjr

Makobjr
Membro Pro
Membro Pro
É uma boa pergunta eu nunca percebi isto ate por que só olho isso quando já esta em 1/4 ai não vejo diferenca, talvez seja tbm por que se estabiliza a boia ai a central calcula melhor o nível de combistivel. Pq em movimento ele não fica mostrando o real se não o ponteiro de combustível ia fica balançando no painel.

É tbm quero documentar fiz uma viagem para serra negra e quem sabe e já foi é só subida de serra pra ir pra la de ida e volta gastei 1/2 tanque e depois rodei o resto de gasosa na cidade de São pauLo e impressionantemente fiz 10,3 km/l medido na bomba.

https://www.youtube.com/channel/UCD5sWCShHjbt6QMwMrsg--w

#12
 alyne zuca

alyne zuca
Iniciante
Iniciante
Boa tarde

Gostaria de uma ajuda.

Comprei há um mês uma Ecosport SE 1.6 2012/2013, porém estou tendo alguns problemas:

- no dia que eu comprei ela eu enchi o tanque com Etanol, percebi que ela falhou muito, parece que ela "engasga" e fez o consumo de 5 por litro

esperei entrar na reserva e enchi o tanque com Gasolina, fez os mesmos 5 por litro, porém não falhou nem "engasgou"

então tem algo de errado, pois o consumo é altíssimo tanto no Etanol quanto na Gasolina e no Etanol ela falha muito.

Gostaria da ajuda de alguém, pois após passar por dois mecânicos de confiança, foi feita a limpeza dos bicos, troca das velas, troca dos filtros e passagem na máquina, nessa máquina que talvez detectaria algum problema nada foi identificado e também com as trocas das peças nada modificou.

Agora nesse último mecânico, ele me informou que eu teria que abastecer com o combustível da minha escolha e rodar 30 km sem desligar o carro, para que o mesmo pudesse identificar o combustivel.

Isso procede? alguém já passou por isso? toda vez que eu quiser usar um combustível diferente vou ter que fazer esse processo?

me ajudemmmm, meu sonho sempre foi ter uma Ecosport, porém estou bem chateada com esses problemas.

Obrigada

#13
 Salvador4WD

Salvador4WD
Iniciante
Iniciante
clovistadeu escreveu:Olá, esse ponteiro do combustível quando enche o tanque notei que ele fica um tempão parado no cheio  quando se meche ele vem cá segunda barrinha, isso é normal????? E a autonomia por exemplo marca 624 km  no que você começa a andar um tempo essa autonomia baixa bastante,..... Quando chega em casa tá um valor no dia quando você virá a chave já marca outro  isso tá certo????

=================================================================

Notei que no meu acontece o mesmo.

#14
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos