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Ecosport 2010 XLT Automática com motor "pipocando"

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#1
 diego.ferreira

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Iniciante
Iniciante
Prezados,
Bom dia.

Sou membro novo do fórum, pois recentemente (neste sábado) comprei minha Ecosport 2010 XLT Automática com mais ou menos 34.000 KM rodados!

O carro está em perfeito estado e estava funcionando muito bem quando tirei da agência. Porém, na segunda-feira a noite, quando voltava do trabalho, reparei quando parei no farol que o motor começou a "pipocar" em alguns momentos, como se o carro fosse morrer, porém não chegou a parar. Eu comecei a prestar atenção nesse comportamento, que não estava acontecendo no final de semana. Quando engato a Ré, deixo o carro parado ou em velocidades mais baixas, próximas à 20KM/h o carro começa a dar esses pipocos, como se fosse morrer, mas continua ligado.

Eu fui procurar no manual do carro se havia alguma recomendação para manutenção do motor, mas o único comportamento que vi que chega próximo desse é o Sistema de Limitação de Rotação do motor, onde o manual explica que o motor da Ford possui tecnologia que limita a rotação do motor quando em marcha lenta ou em "ponto morto" e não caracteriza falha. Porém, o que me assusta é que no final de semana andei bastante com o carro, parei por diversas vezes em semáforos e em nenhum momento ocorreu esse comportamento e tem certos instantes que o motor começa a pipocar em que a luz do farol e as luzes do painel do carro chegam a diminuir a potência como se o carro fosse morrer, me deixando preocupado se ele está próximo de entrar em colapso.

Verifiquei que o óleo do motor e o fluído de arrefecimento estão em perfeito estado, tendo sido trocados há 1 mês atrás.

Gostaria de contar com o apoio de vocês que já tem muito mais experiência de Ecosport, pois vou deixar no mecânico para que revise hoje, mas também não quero ser enganado.

Muito obrigado pela atenção e bom dia a todos!

Abraços,

--
Diego M. Ferreira

#2
 Zanetti

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Diamond Titanium
Diamond Titanium
Por parte do seu relato, eu daria uma verificada no estado da bateria, pelo tempo do carro já estaria no tempo de trocar pela segunda vez.

#3
 vicvalente

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Iniciante
Iniciante
Também acredito que possa ser bateria, se não tiver sido trocada nenhuma vez, seria a primeira coisa que eu olharia.

#4
 diego.ferreira

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Iniciante
Iniciante
Pessoal,
Bom dia.

Não consegui responder antes, mas quero compartilhar o desenrolar do caso.

Após eu criar esse tópico as coisas foram piorando muito. O carro começou a falhar muito e morria diversas vezes.

Eu levei na agência para que checassem o que ocorria, uma vez que ainda está na garantia, e o mecânico da agência conseguiu solucionar o meu problema!

Foi necessário trocar as bobinas do motor, pois estava infiltrando líquidos, seja óleo ou água. Eles aproveitaram para realizar a limpeza das velas. Depois disso o carro é outro. Já passou uma semana e estou sem problema nenhum.

Eles me explicaram que isso pode ter ocorrido por terem lavado o motor ou simplesmente acumulo de óleo, já que a bobina que vem de fábrica da Ecosport 2.0 Duratec 2010/2011 (não sei sobre os outros modelos) são revestidas de cortiça, o que ajuda a reter o líquido. Quando eles substituiram, eles utilizaram bobinas revestidas de borracha, que ajudam a vedar melhor.

Espero que minha experiência possa ajudar mais gente e caso tenha qualquer novidade irei compartilhar aqui.

Abraços,

--
Diego M. Ferreira

#5
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