EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Luz Diurna

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 AndreMaurell

AndreMaurell
Membro Advanced
Membro Advanced
Pessoal,

Vi um vídeo que mostra a instalação de luz diurna da Osram (sem querer fazer propaganda da marca, até porque as lâmpadas da minha Eco são de outra marca) e achei bastante interessante, mas, vi uma falha grave no funcionamento que não atende a Resolução 227 do Contran, que estabelece os requisitos referentes aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos.

https://www.youtube.com/watch?v=dhb9l7YR7Cc

A altura e espaçamento central informados no vídeo estão corretos, mas, conforme o item abaixo, as mesmas devem desligar automaticamente quando os faróis são acessos, exceto para uso em alertas (piscadas).

Portanto, a instalação não atende a resolução.

A mesma foi feita no positivo da luz de presença (o que chamamos de lanternas) e é claro que ao ligar os faróis as luzes diurnas continuarão acessas, pois, a energia que vai para luz de presença continua sendo enviada.

O problema agora é, o que recebe energia quando o carro é ligado e deixa de receber energia quando os faróis são ligados? Pois, as luzes de presença não se apagam ao ligar os faróis e outra, elas não se acendem sozinhas ao ligar o carro. Portanto, as luzes diurnas deveriam ser ligadas de outra forma, concordam?

Acabei de testar na minha Eco 2013 e a luz de presença liga no interruptor e ao ligar os faróis baixo e alto, continuou acessa. Portanto, se a luz diurna estivesse instalada e ligada como orientam, continuaria ligada.

Acho que temos uma boa discussão sobre a correta instalação elétrica para esse acessório.

Abaixo segue o item da Resolução 227 do Contran. Pode ser baixada na íntegra no link abaixo.

http://www.denatran.gov.br/download/resolucoes/resolucao_contran_227.pdf

4.20.7 Conexão elétrica
Se instalado o farol de rodagem diurna deve ser ligado automaticamente quando o dispositivo  que  liga  e/ou  desliga  o  motor  esteja  na posição  tal  que  possibilite  o acionamento  do  motor.    Deve  ser  possível,  ligar  e  desligar  automaticamente  o farol de rodagem diurna sem o uso de ferramentas.
O  Farol  de  rodagem  diurna  deve  desligar-se  automaticamente  quando  os  faróis baixo ou alto são ligados, exceto quando estes últimos são usados para transmitir alertas luminosos em intervalos curtos.



Última edição por AndreMaurell em Dom Maio 03, 2015 6:51 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Acerto de erros no texto.)

#2
 Araujo Junior

Araujo Junior
Membro Jr
Membro Jr
Bom dia André, o que você pode fazer para atender a norma caso queira instalar a luz diurna é instalá-la para ligar no 12v pós chave, assim toda vez que se virasse a chave ela acenderia automaticamente e para se desligar quando acender o farol pode-se instalar um relé de 4 pinos, normal fechado, quando ele receber tensão vindo do farol o contato vai abrir desligando a luz diurna.

#3
 Lucas Barbosa Faria

Lucas Barbosa Faria
Iniciante
Iniciante
Araujo Junior escreveu:Bom dia André, o que você pode fazer para atender a norma caso queira instalar a luz diurna é instalá-la para ligar no 12v pós chave, assim toda vez que se virasse a chave ela acenderia automaticamente e para se desligar quando acender o farol pode-se instalar um relé de 4 pinos, normal fechado, quando ele receber tensão vindo do farol o contato vai abrir desligando a luz diurna.


Olá, voce pode explicar um pouco mais de como fazer este sistema??

#4
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum