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#1
 leandrorodrigues


Iniciante
Iniciante
Minha eco de 5 não passa de 120 na dutra pe no fundo

Já teste a embreagem nada

Tem gnv já desabilitei tudo

Tirei até o misturador coloquei como normal e nada

Noto que ela não passa de 3000 giros pé no fundo em 5

#2
 Xave


Membro VIP
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leandrorodrigues, tudo blz? infelizmente você não detalhou sobre sua eco, bem como: ano, versão do motor e tipo de combustível. Como no fórum a ajuda se dá, na maioria das vezes, com base na análise nos fatos descritos, estes dados facilitam bastante aos demais colegas a ajudar.
Na prática, como você sabe, não se deve ir além da velocidade permitida em lei, aliás, nem é recomendado atingir esse limite por motivos óbvios: respeito à lei e o fato de ser um veículo alto e com ponto de gravidade superior, pode facilmente colocar em risco de capotagem.
Mas, informe mais detalhes, pode ser algo simples que está impedindo aplicar o torque merecido. Smile
Abç

#3
 leandrorodrigues


Iniciante
Iniciante
A eco 1.6 2008 motor Zetec rocan 8v
combustível gnv etanol

Sim eu respeito os limites pode ficar tranquilo

Mas em teste numa reta eu vi e apavorei

Estava um dia viajando e coloquei algumas coisas no bagageiro em cima do carro e o carro não passava de 100 uma cg 125 me passou numa pista que podia 110 kkkkkkkk

#4
 Xave


Membro VIP
Membro VIP
Putzz... perder para uma CG 125 já na reta fica muito humilhante... brincadeiras a parte. Embarassed
Bom, eu começaria verificando se o curso do acelerador está normal, há casos em que o tapete acaba fazendo um calço e o pedal não consegue chegar até o ponto máximo.
-Se a resposta é sim(não é o tapete segurando), então aferir a vasão da bomba de combustível e equalizar os bicos;

-Não resolvendo, verificar o estado das velas de ignição, na dúvida, caso não souber o tempo de uso, substituí-las. Há casos em que a velas instaladas estão com seu grau térmico diferente do especificado para multicombustível, também perde potência.
-Verificar o estado do filtro de ar, se estiver saturado vai segurar o motor, além de aumentar o consumo;

-Estar certo de que o óleo está de acordo com o especificado, grau SAE e API, asseguro que o óleo ideal é o 5w30.
Tem mais coisas que podem estar interferindo, mas para iniciar a busca já está bom.
Abç

#5
 leandrorodrigues


Iniciante
Iniciante
Vou listar o que ja fiz pra resolver esse defeito:

verificar ponto pela corrente de comando: ok
verificar o cabo do acelerador se vai até o final, se abre a borboleta toda: (dica do mecânico da Ford) ok
verificar o GNV desliguei todo o GNV. avanço, simulador de sonda, até remover o misturador na entrada de ar. ficou original.
verifiquei a embreagem, coloquei em 4 marcha puxei o freio de mão e sai com o carro o mesmo morreu e não andou acelerando forte provando que não patina. e até mesmo se fosse teria que abrir o giro.
ja limpei a tbi, o sensor de rotação os bicos.

o curioso é que quando desligo o avanço ou faço qualquer destas alterações o carro continua com a mesma força se no GNV ou no Etanol,

o carro de 3 em diante não abre o giro conforme teria que abrir só de 1 e 2 que abre o giro o mais intrigante, quando acelero em 4 ou quinta o carro não passa dos 3mil giros e vai até o final o acelerador kkkkk

queria trocar a bobina, as velas e o cabo tudo ao mesmo tempo, a velas e cabos eram novos quando comprei a 1 ano e o carro nunca mudou sempre foi isso,

#6
 Xave


Membro VIP
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Então, neste caso, possivelmente um reset na central para refazer o aprendizado e reajustar os sensores, aonde dá a impressão que a principal responsável seja a sonda lâmbda que não está reconhecendo o combustível, se não resolver talvez a substituição dessa sonda.
Caso o amigo opte pelo reset, antes de efetuar certifique-se de ter o código do rádio.
Abç

#7
 leandrorodrigues


Iniciante
Iniciante
Xave escreveu:Então, neste caso, possivelmente um reset na central para refazer o aprendizado e reajustar os sensores, aonde dá a impressão que a principal responsável seja a sonda lâmbda que não está reconhecendo o combustível, se não resolver talvez a substituição dessa sonda.
Caso o amigo opte pelo reset, antes de efetuar certifique-se de ter o código do rádio.
Abç

Como faço o reset

#8
 Xave


Membro VIP
Membro VIP
lenadrorodrigues, você não mandou passar o scaner para identificar se existe algum código de falhas de algun sensor?
Existem muitas possibilidades para algo assim como você relatou, até mesmo se a temperatura do motor não atingir o ponto ideal de funcionamento a central fica louca.
Bem, respondendo a sua pergunta:
-para fazer o reset da central basta remover o terminal negativo da bateria e deixar pelo menos duas horas. No entanto, deve ter cuidado para não aplicar esforços tipo torção ou alavancas no polo da bateria sob risco de danificá-la.
Quando passado esse tempo, reconectar com cuidado e fixar bem. O próximo passo é:
- Ligar o motor sem acionar o acelerador, e deixar na marcha lenta até que o motor atinja a temperatura ideal(em torno de 10 minutos);
- Colocar o veículo em movimento sem acelerar muito, rodar entre 5 a 8 kms.
Dessa forma o aprendizado da central se refaz e se havia algum erro de leitura,, em tese, com este procedimento elimina-se.
Abç

#9
 leandrorodrigues


Iniciante
Iniciante
Xave escreveu:lenadrorodrigues, você não mandou passar o scaner para identificar se existe algum código de falhas de algun sensor?
Existem muitas possibilidades para algo assim como você relatou, até mesmo se a temperatura do motor não atingir o ponto ideal de funcionamento a central fica louca.
Bem, respondendo a sua pergunta:
-para fazer o reset da central basta remover o terminal negativo da bateria e deixar pelo menos duas horas. No entanto, deve ter cuidado para não aplicar esforços tipo torção ou alavancas no polo da bateria sob risco de danificá-la.
Quando passado esse tempo, reconectar com cuidado e fixar bem. O próximo passo é:
- Ligar o motor sem acionar o acelerador, e deixar na marcha lenta até que o motor atinja a temperatura ideal(em torno de 10 minutos);
- Colocar o veículo em movimento sem acelerar muito, rodar entre 5 a 8 kms.
Dessa forma o aprendizado da central se refaz e se havia algum erro de leitura,, em tese, com este procedimento elimina-se.
Abç

Realmente galera tá difícil kkkk, fiz o reset da central e continua a carroça

os mecânicos aqui kkkk já nem querem me atender kkkk

teve um com muita boa vontade scaneou o carro todo resetou varias vezes a unica coisa que ele viu de anormal foi o avanço do carro está em lenta negativo, mas ele não sabia se é normal no Ford, eu vi uma informação de Bobina ruim nova onde o mecânico colocou o osciloscópio e dize que essa ferramenta detecta isso e ele disse que no scaner aparece negativo na lenta o avanço, estou quase trocando a Bobina, aqui onde morro tem a Magneti Marreli imagino que seja uma ótima Bobina o que vcs acham???

#10
 leandrorodrigues


Iniciante
Iniciante
Fiz mais um teste:

1 marcha = 6.000 giros corta giro
2 marcha = 6.000 giros corta giro
3 marcha = 5.000 giros máximo
4 marcha = 4.000 giros máximo
5 marcha = 3.100 giros máximo

No combustível Etanol que é o mais forte em CV

#11
 leandrorodrigues


Iniciante
Iniciante
Boa Noite

longo 2 dias sem o carro, levei num especialista em injeção
bom ele me disse que as leituras do carro estava assim

Do meu carro:
a 4000 RPM
avanço ignição: 28º a 29º
tempo de injeção: 9 a 10 ms
carga do motor: 40%

a 850 RPM
avanço ignição: -5º
tempo de injeção: 9,5 ms
carga do motor: 6%

Uma ecosport mesmo ano e motor que estava lá:

a 4000 RPM
avanço ignição: 43,5º
tempo de injeção: 2,6 ms
carga do motor: 20%

a 850 RPM
avanço ignição: 0,0º
tempo de injeção: 3,3 ms
carga do motor: 4%

ele acha que é cabeçote do motor que está ruim ou junta alguma coisa assim

ME AJUDEM POR FAVOR. Mad

#12
 Xave


Membro VIP
Membro VIP
leandrorodrigues, Você chegou a fazer o reset da central conforme indicado anteriormente? o reset não se concretiza se não deixar a bateria desconectada por um período de tempo muito curto. Em geral, acima de uma hora(se possível deixar até o motor esfriar completamente), e o reaprendizado da central é como foi indicado, fora disso não funciona.
Mas como você foi ao mecânico, caso não queira fazer por conta própria, manda ele verificar e limpar inclusive os contatos do seguinte sensor: (Sensor da posição do eixo de comando (CMP)), esse sensor está na tampa de válvulas e é bem fácil removê-lo, além do grampo do conector ele tem somente um parafuso 10mm.
Caso queira conferir melhor, sugiro que acesse este link e já no segundo desenho é o item (1).

http://www.euphorbia.com.br/ecosportclub/EcoSport/HTML/ecofiesta%20-%20303-01a_03descricaoeoperacao.htm

Nota: pode até não ser um acerto na mosca, mas ainda assim a tentativa é válida, pois esse sensor se estiver sujo internamente ou com defeito pode sim atrapalhar.
Abç

#13
 leandrorodrigues


Iniciante
Iniciante
Xave escreveu:leandrorodrigues, Você chegou a fazer o reset da central conforme indicado anteriormente? o reset não se concretiza se não deixar a bateria desconectada por um período de tempo muito curto. Em geral, acima de uma hora(se possível deixar até o motor esfriar completamente), e o reaprendizado da central é como foi indicado, fora disso não funciona.
Mas como você foi ao mecânico, caso não queira fazer por conta própria, manda ele verificar e limpar inclusive os contatos do seguinte sensor: (Sensor da posição do eixo de comando (CMP)), esse sensor está na tampa de válvulas e é bem fácil removê-lo, além do grampo do conector ele tem somente um parafuso 10mm.
Caso queira conferir melhor, sugiro que acesse este link e já no segundo desenho é o item (1).

http://www.euphorbia.com.br/ecosportclub/EcoSport/HTML/ecofiesta%20-%20303-01a_03descricaoeoperacao.htm

Nota: pode até não ser um acerto na mosca, mas ainda assim a tentativa é válida, pois esse sensor se estiver sujo internamente ou com defeito pode sim atrapalhar.
Abç

Meu carro não tem esse sensor pelo menos aonde vc cita ele tem o lugar mas está lacrado. Já fiz o reset até deixei ele de uma noite inteira desligado pra testar e nada. O especialista em injeção restou a memória tb.

#14
 Xave


Membro VIP
Membro VIP
leandrorodrigues escreveu:
Meu carro não tem esse sensor pelo menos aonde vc cita ele tem o lugar mas está lacrado. Já fiz o reset até deixei ele de uma noite inteira desligado pra testar e nada. O especialista em injeção restou a memória tb.
Pelo pouco que sei, as ecos 2008 Zetec Rocam 1.6, até que se prove o contrário, tem esse sensor (Sensor da posição do eixo de comando (CMP)), muito provavelmente, se houve alguma modificação, o problema é a falta dele.
Neste caso, vamos aguardar a contribuição de algum colega que tenha uma eco do mesmo ano que a sua para fazer uma comparação. Alguém que possua uma eco similar do mesmo ano de fabricação, poderia auxiliar conferindo e reportando por favor?
Abç

#15
 efemota


Administrador
Administrador
A minha é 2009. Zetec Rocam 1.6 flex. Vou ver se possui o sensor.

Abraços

EFEMOTA



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#16
 Araujo Junior


Membro
Membro
Bom dia, o meu é um Ecosport XLS 2008 1.6 Flex e também não tem o sensor de fase, tem como se fosse o lugar dele, mas sem o furo na tampa tanto pro sensor quanto pro parafuso. Tive um Ka 2006 só gasolina e tinha o sensor de fase, mas o Eco não tem, e não foi retirado não, peguei esse carro quase zero e certeza absoluta que ele saiu da fábrica sem.
Meu carro também tem gnv, mas passa tranquilo de 120 tanto na gasolina/álcool quanto no gnv.

#17
 Araujo Junior


Membro
Membro
Bom dia, o meu é um Ecosport XLS 2008 1.6  Flex e também não tem o sensor de fase, tem como se fosse o lugar dele, mas sem o furo na tampa tanto pro sensor quanto pro parafuso. Tive um Ka 2006 só gasolina e tinha o sensor de fase, mas o Eco não tem, e não foi retirado não, peguei esse carro quase zero e certeza absoluta que ele saiu da fábrica sem.
Meu carro também tem gnv, mas passa tranquilo de 120 tanto na gasolina/álcool quanto no gnv.

#18
 Xave


Membro VIP
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Araujo Junior, ótima informação/contribuição, obrigado.
PS: A explicação que encontrei para o caso é que existe diferença mecânica no comando de válvulas, por isso não tem esse sensor.
Abç

#19
 DiegoHOT


Iniciante
Iniciante
Leandro já tive carro com gnv e problema semelhante. Na instalação para gnv eles mexem muito nos bicos injeção e no meu caso eles tinham quebrado trava de um dos bicos injetores e havia mau contato. Luz injeção ascendia intermitente e o carro ficava fraco. Peça para alguma empresa que instala gnv dar verificada. Aposto que encontrarão algum defeito.

#20
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