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Algumas dúvidas sobre Ecosport 4WD

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#1
 Asprino

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E ai galera, sou novo aqui no site e tenho algumas dúvidas sobre o Ecosport que comprei recentemente. O meu Ecosport é aquele 2.0 4x4 2010/11. Comprei ele usado em maio desse ano por 32 mil reais e com apenas 34 mil kms. Acho que paguei um bom preço nele.
Esse Ecosport tem um estribo original da Ford. A minha dúvida nessa questão é: esse estribo piora o vão livre do carro? Eu não uso ele pra nada, pois nunca carrego nada no teto do carro, porém eu passo em estradas muito ruins que chegam a raspar embaixo. Será que tirar o estribo melhora? Os pneus dele são Scorpion ATR 205/65 R15.
A segunda questão é quanto ao vão livre ser muito pouco. Esse Eco tem 20 cm de vão livre. Eu tenho outro carro que é Uno Mille Way que está com pneu Scorpion ATR 175/70 R14 e o vão livre dele é de 20,5 cm com esse pneu. Eu percebo que o Mille raspa bem menos que o Eco. Eu to pensando em colocar um calço na suspensão para subir uns 2 cm. Eu sei que piora a estabilidade no asfalto mas eu rodo sempre a 100 km/h. Vocês acham q melhoria bem o vão livre colocando esses calços? Alguém já colocou?
Abraços.

#2
 Josimar

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Asprino, bem vindo ao fórum.


Parabéns por sua aquisição. O Eco 4WD representa bem o espírito aventureiro do Eco. Já vi que, pelo seu relato, você usa o veículo em situações off-road. E tem problemas com a altura do carro...


Bom, não quero lhe decepcionar, também tenho um (2009), mas o vão livre não é de 20 cm... É de 18 cm...


O Eco 4x2 tem 25 cm livres no meio do carro, enquanto que o 4x4 tem apenas 18 cm... Isso é decepcionante....


Veja este tópico que fiz há mais de um ano:

http://ecosportclub.forumeiros.com/t1960-novo-ecosport-altura-livre-do-solo


Tenho fotos com as medidas: http://ecosportclub.forumeiros.com/t1960-novo-ecosport-altura-livre-do-solo#22394

Quando o carro arrasta, em geral é porque pegou algo no meio do carro. Na minha opinião tirar o estribo não iria ajudar muito neste quesito. Sem contar que o estribo dá um visual mais bacana ao carro. Mesmo que você não use para colocar objetos no teto, ajuda muito quando lavamos o carro...



Minha solução para aumentar a altura foi trocar os pneus:

http://ecosportclub.forumeiros.com/t2250-trocar-pneus-205-65-r15-por-205-70-r15


O carro ficou um pouco mais alto e também com um visu mais bacana:


#3
 Asprino

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Eu ja tinha dado uma lidas nesses tópicos seus. Eu pensei em trocar os pneus mas como os 2 pneus da frente estavam bons eu troquei apenas os de trás, mas não podia deixar eles em medidas diferentes. Eu achei no Mercado Livre uns calços que variam de 1 a 4 cm de altura. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-590613182-calcos-molas-lonado-dianteiro-ecosport-eleva-aumenta-_JM
Você já ouviu falar desses calços? Quanto você acha que pioraria a estabilidade? O maior problema do Eco é que rodo com 4 adultos em estradas ruins e aí o carro fica muito baixo. Apesar do vão livre eu adorei o Eco, pois eu tinha, talvez devido a falta de informação, um certo preconceito para o uso off-road. Eu lia reportagens entre Eco 2014 e Duster 2014 e diziam que o Duster era melhor. Mas hoje eu vejo que eu teria me arrependido se tivesse de Duster. Esse sistema de tração automática é ótima, eu uso o 4x4 "manual" só na terra muito lisa, mas muito raro essa situação, ainda mais com esse pneu Scorpion ATR. Outra coisa é que como tenho fazenda, tenho q carregar cacau e o carro abaixa muito com o peso. O principal agora é aumentar esse vão livre, mas tenho medo de perder muita estabilidade a ponto de ficar perigoso andar a 100 km/h. Com esse aumento no pneu do seu carro você notou alguma merda de estabilidade? Aumentou mais ou menos 1,5 cm?
Abraços.

#4
 Josimar

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Ainda bem que você já leu alguns tópicos. Lendo agora o que escrevi (estava com um pouco de pressa), ficou até parecendo  que não gosto do carro. Muito pelo contrário. Sou fã do Eco, já comprei quatro e estou muito realizado com a versão 4x4.


Se você chegou a ver outros relatos meus, viu que gosto de viajar com ele. Já rodei boa parte do Nordeste, desde a Bahia até o Maranhão...


A única coisa que aborrece é mesmo esta questão da altura! Mas já resolvi parcialmente com a troca dos pneus. Ficou uns 1,5 cm mais alto, como você citou.


Quanto à estabilidade, no começo maneirei um pouco, achando que iria ficar instável. Que nada! Este é um dos mitos associados ao EcoSport que frequentemente debatemos por aqui.


Nunca tive um caro tão estável quanto o Eco. E como possuo um 4x2 e o 4x4, posso afirmar que a tração integral ainda gera uma estabilidade extra para o carro. É muito estável.


Não gosto de rodar a velocidades demasiadamente altas. Viajo toda semana pelo menos 300 km e minha velocidade padrão é de 100 a 120 km/h. Mas confesso que, em alguns momentos, especialmente quando viajo por estradas muito desertas, por exemplo no interior da Bahia, de Pernambuco ou do Piauí, me vejo trafegando a uns 140 km/h...


E mesmo depois da troca dos pneus não percebi nenhuma mudança. Pelo contrário, como os pneus que coloquei são mistos 70/30, eles "grudam" melhor no asfalto e resistem mais à aquaplanagem, o que é uma grande vantagem.


Resumindo, se você acredita que precisa mesmo de mais altura, coloque os calços! O custo não deve ser alto e, durante os primeiros dias, certamente você irá dirigir com mais cautela, enquanto avalia a estabilidade do carro.


Se você anda frequentemente com o carro carregado, como eu, então é que não vai ter mesmo problemas com estabilidade, pois o peso ajuda a melhora esta questão! 


Neste momento o meu deve estar com uns 300 kg só de carga, pois amanhã vou para o litoral do meu Estado e estou levando material de construção (cerâmica, argamassa, etc.).


A maior preocupação nestes casos é aumentar a distância dos outros carros e diminuir um pouco a velocidade, pois a distância de frenagem aumenta consideravelmente quando o carro está cheio.


Grande abraço!

#5
 Igor

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Essa altura do EcoSport!

Olha eu tenho uma 4x2 mesmo, e acho a altura boa!

Mas no seu caso, tirando o seu estribo, você ganharia uns 1.5 cm de vão livre pelos parafusos e afins.

E sobre o calço eu não colocaria porque dessa forma você estaria mudando as características do carro.

Dessa forma o seguro não aceitaria seu carro na apólice, assim como um carro rebaixado sabe?

Pois tudo de modificação que afeta a segurança as seguradoras torcem o nariz.

Mas caso você não use o seguro, seria legal usar os calços, colocar pneus com perfil mais alto e tirar o estribo.

Você ganharia facilmente 3,5 cm a 4 cm nessa brincadeira.

Gosto da estabilidade do carro, tem hora que da uns sustos mas é de leve!

Por essas e outras que meu primeiro carro vai ter tração integral nas 4 rodas por mais segurança mesmo. Se usa a tração ate na chuva

Com a tração automática ela liga e te salva as vezes, e você nem percebe!

Mas se lembre Josimar; a partir de 2011 os EcoSport 4x4 começaram a ter um escape diferente; que é embutido no fundo do carro.

Foi uma correção que a Ford fez já que estava errado o carro com tração 4x4 ser mais baixo que o 4x2.

Off: Josimar tu ta com coragem ein? 300 kg só na eco? Sem ser curioso mas vai colocar piso na casa de conde é?

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#6
 Asprino

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Membro
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Pois é galera, acho que vou colocar o calço mesmo, até porque vai demorar muito pra trocar os pneus de novo. Esses Scorpions ATR duram 40 mil Km. A respeito do estribo to pensando ainda. Ele parece q deixa o carro mais baixo, mas as vezes acho q é impressão. Será que eles protegem o carro no caso de alguma colisão lateral? Os calços custam 120,00 reais com frete incluso, a mão de obra que deve ser o mais caro. Acho que vou pegar o de 4 cm. No caso do 4x4 é a suspensão traseira é multilink e no 4x2 é barra de torção se não me engano. Será que vai influenciar alguma coisa na hora que colocar os calços? Porque o 4x2 é mais alto mas a suspensão é diferente, entendem?

Abraços.

#7
 Josimar

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Igor escreveu:Essa altura do EcoSport! [...]

Mas se lembre Josimar; a partir de 2011 os EcoSport 4x4 começaram a ter um escape diferente; que é embutido no fundo do carro.

Foi uma correção que a Ford fez já que estava errado o carro com tração 4x4 ser mais baixo que o 4x2.

Off: Josimar tu ta com coragem ein? 300 kg só na eco? Sem ser curioso mas vai colocar piso na casa de conde é?

Olá, Igor.

Eu não sabia dessa informação. Fiz o tópico para perguntar justamente isso aos colegas e nunca ninguém falou nada a respeito...

Pensei que no novo EcoSport isso estaria resolvido. Mas não. Está igual aos modelos da primeira e segunda gerações - o escape fica por baixo e só tem 18 cm livres embaixo do carro.

Muito estranho isso - quer dizer que a Ford mudou toda a linha de produção (carroceria) nos modelos 2011-2012 (pensei que tinha sido só um face lifting) e depois voltou atrás no novo EcoSport.

Onde encontro esta informação? Se isso for verdade, vou pensar seriamente em trocar meu Eco em um 4WD 2011.


Abs


Off: Vou revestir a caixa d´água externa lá de Jacumã e resolvi comprar o material aqui em Campina mesmo, para não perder tempo. Depois da obra coloquei mais 4,5 mil litros de caixa d´água e esperei cinco anos para reformar a antiga (4.000 litros - alvenaria) - chegou a hora...

É pouco peso - já cheguei a levar mais de 600 kg (contando com o motorista) - sei que exagerei, rsrsrs. Mas só andava a uns 40 km/h, no máximo...

#8
 Josimar

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Asprino escreveu:Pois é galera, acho que vou colocar o calço mesmo, até porque vai demorar muito pra trocar os pneus de novo. Esses Scorpions ATR duram 40 mil Km. A respeito do estribo to pensando ainda. Ele parece q deixa o carro mais baixo, mas as vezes acho q é impressão. Será que eles protegem o carro no caso de alguma colisão lateral? Os calços custam 120,00 reais com frete incluso, a mão de obra que deve ser o mais caro. Acho que vou pegar o de 4 cm. No caso do 4x4 é a suspensão traseira é multilink e no 4x2 é barra de torção se não me engano. Será que vai influenciar alguma coisa na hora que colocar os calços? Porque o 4x2 é mais alto mas a suspensão é diferente, entendem?

Abraços.

Muitos vão estranhar essa afirmação do pneu durar 40.000 km - estão acostumados ao fato do pneu durar até 70.000 km. Mas isso no caso do 4x2. No nosso também troco a cada 40.000 km, pois a tração traseira consome mais os pneus e gosto dos pneus sempre em ordem.

Sobre o calço, foi ótimo o Igor lembrar do seguro - antes de trocar os pneus fui à seguradora me informar se havia algum problema nesta troca - no meu caso fui informado que não. 

Sobre o estribo proteger em caso de colisões laterais, isso é muito útil no nosso caso, que andamos por estradas com pedras, mas posso afirmar com certeza que ajuda a proteger de colisões laterais. Aconteceu comigo há poucos dias:

http://ecosportclub.forumeiros.com/t2886-colisao-lateral-ecosport

Esse carro é o meu 4x2, estava estacionado na frente de casa e um sujeito colidiu lateralmente, de maneira violenta. Se não fosse o estribo a porta teria afundado: 



O estribo empenou um pouco para baixo, mas nem corrigi, uma vez que mal dá para perceber.

#9
 Asprino

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Membro
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Sempre pensei no estribo como proteção mesmo.

Outra coisa que queria saber é a respeito do consumo. Eu sempre ando entre 100 km/h e 120 km/h. Uso em muitas estradas sinuosas, pista simples e com muita lombada. A melhor média que fiz foi de Ilhéus para Feira de Santana ambas na Bahia, um percurso de 400 km. Nesse percurso o melhor consumo foi de 11,4 km/l. 

Rodando o dia a dia com 2/3 estrada e 1/3 cidade o consumo fica na casa dos 10 km/l. Vocês acham que está bom? 

Além do consumo, é  possível regular o computador de bordo? Nele o consumo sempre fica 1 km/l a mais do que o real. No manual do veículo não achei nada sobre regulagem.

Abraços.

#10
 Tore

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Parabéns pela aquisição, eu sou meio suspeito para falar da Eco 4WD, gosto demais desse carro!

Eu gostaria de ter comprado a minha exatamente da cor da sua, mas não tinha a pronta entrega e a espera era de uns 90 dias...

Eu tenho uma foto que tinha publicado em outro tópico da suspensão traseira e eu acho que vai tirar alguma dúvida sua.



A minha é 11/12 não sei se houve alguma modificação.

Eu tenho vontade de levantar a minha também, já fiz isso em outros carros que tive e a perda de estabilidade nunca foi tão expressiva. Tem um amigo do EcoSportclub no facebook que colocou calços de 3cm e os pneus BfGoodrich 215/75-15. Fiquei louco de vontade de fazer igual mas estou com os pneus novos. Já os calços não vou conseguir resistir!! Twisted Evil

#11
 Asprino

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Membro
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Obrigado Tore.

Eu ainda to pensando na altura do calço mas o que vocês acham de 4 cm mantendo os pneus 205/65 R15? 

Abs.

#12
 Tore

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Membro Jr
Membro Jr
Caramba!! 4cm!!! Será que não é demais?

Eu gosto, mas vendo a foto de uma com 3 cm me pareceu que já levantou bem.



Dá uma olhada!!

#13
 Luiz Quéops

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Chefe você mexeu no seu amortecedor pra ganhar altura?

#14
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