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Marcador de temperatura

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#1
 tikinhu


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Galera, peguei ontem minha Eco e estou adorando. Porém, um fato me chamou a atenção. Este é meu primeiro carro Ford/Eco e estranhei o ponteiro do marcador de temperatura ficar no meio (entre frio e quente). Isso é normal da Eco/carros ford ou tem algo errado com o motor?

Meus dois carros anteriores foram da GM e o marcador sempre ficava encostado no frio, mesmo depois de rodar por longos períodos com o carro e enfrentando o trânsito de SP.

Abraço

#2
 Alfredo Carlos


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tikinhu escreveu:Galera, peguei ontem minha Eco e estou adorando. Porém, um fato me chamou a atenção. Este é meu primeiro carro Ford/Eco e estranhei o ponteiro do marcador de temperatura ficar no meio (entre frio e quente). Isso é normal da Eco/carros ford ou tem algo errado com o motor?

Meus dois carros anteriores foram da GM e o marcador sempre ficava encostado no frio, mesmo depois de rodar por longos períodos com o carro e enfrentando o trânsito de SP.

Abraço
Que bom que vc está satisfeito meu caro.
Quanto ao ponteiro é perfeitamente normal o ponteiro no centro do medidor, rode tranquilo e aproveite
Abraços
Alfredo

#3
 Marcos-CWB

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Exatamente o que o Alfredo comentou, o certo é ficar no meio da escala,
se ficar proximo do "frio" é sinal que a valvula termostatica ta com problema
e o motor ta rodando sem esquentar corretamente.

Isso significa que vai gastar bem mais.

#4
 tikinhu


Membro
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Vivendo e aprendendo. Valeu pelas dicas pessoal.

#5
 Elton


Membro Pro
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Normal das ECO e dos carros com sistema "selado", precisam de temperatura normalmente entre 90 a 100º para ter rendimento ótimo. Inclusive nos dois último GMs que tive (Astra e Vectra) a temperatura ficava nisso. "Meio da escala"

#6
 Smaylle

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Membro Gold
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O ponteiro sempre fica no meio sim, tambem achei que estava com problema, mas quando precisei trocar o sensor da valcula o ponteiro ficou luco!

#7
 kentakk

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Diamond Titanium
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alguem sabe em que parte do coletor do motor eu posso colocar a mangueira do vacuometro? Na verdade seria o econometro, ou seja, de acordo com a posicao do ponteiro eu sei se o motor ta trabalhando folgado ou se ta pesado demais desperdiçando gasolina.

#8
 Marcos-CWB

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Administrador
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olha o que achei:

O vacuometro mede a depressão do ar na entrada do coletor de admissão.
A instalação é feita abaixo ou depois da borboleta da injeção.
Em suma ele mede a pessão do ar que está entrando para o motor e será utilizado durante a combustão da mistura. Para que o motor funcione eh necessário a mistura: combustivel + fagulha (vela) + ar.

Não sei se vai te ajudar, eu mesmo não sei onde fica o corpo da borboleta hehehe

#9
 Convidad

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Convidado
...



Última edição por marcio bruno em Ter Jan 10, 2012 2:03 pm, editado 1 vez(es)

#10
 Marcos-CWB

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Administrador
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É estranho quando voce ligar o carro a ventoinha ja ligar, ela teria que fazer isso quando o motor ta funcionando. Se voce desliga o carro, automaticamente o motor começa a esfriar pq ta desligado rsss

Eu nunca percebi isso, vamos ver se aparece mais alguem aqui que passou pelo mesmo que voce.
Além disso to em Curitiba a capital mais fria do pais, não sou o mais indicado pra responder problemas
de temperatura alta do motor hehehehe

abraço

#11
 renan.rj21

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Sobre o econometro ... coloca ele na curva , melhor coisa !

Sobre o marcador ... fica sempre no meio ! ... soh 1 x o meu subiu um pouco que foi rebocando um 307 de um amigo ladeira acima ( 6km de subida ) e a temperatura ambienta tava em uns 35c ...mesmo assim subiu muitoooo pouco!

Sobre armar quando ligar o carro , 100% normal !

Isso se da geralmente quando vc liga e desliga o carro em pouco tempo ... coisa de 5 minuto ! rs o motor ja liga com a ventoinha pois ele identifica que o carro esta quente porem ele nao sabe o quanto quente ate o liquido de arrefecimento circular ... entao ele ja liga " se defendendo " , depois que ele ve que esta ok ele desarma !

#12
 teo


Iniciante
Iniciante
Normalmente, na cidade, o marcador da temperatura permanece no meio (+/- 90ºC). Na rodovia, com velocidade de 90Km/h, por períodos prolongados, o marcador de temperatura permanece entre o "frio" e o médio. É normal ou a válvula termostática não está funcionando corretamente?

Abraço

#13
 kingleer

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Membro Gold
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teo escreveu:Normalmente, na cidade, o marcador da temperatura permanece no meio (+/- 90ºC). Na rodovia, com velocidade de 90Km/h, por períodos prolongados, o marcador de temperatura permanece entre o "frio" e o médio. É normal ou a válvula termostática não está funcionando corretamente?

Abraço

Troca a válvula. O meu fica sempre no meio e ando 90% do tempo em rodovia. Já tive que trocar ela uma vez, aliás.

#14
 renan.rj21

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Membro Gold
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teo escreveu:Normalmente, na cidade, o marcador da temperatura permanece no meio (+/- 90ºC). Na rodovia, com velocidade de 90Km/h, por períodos prolongados, o marcador de temperatura permanece entre o "frio" e o médio. É normal ou a válvula termostática não está funcionando corretamente?

Abraço

baixar nao eh normal nao, ate pq com motor " frio " o carro bebe mais ... Agora se vc entrar numa de " esguelar " numa serra, o marcador chega a marcar um pouco acima do meio!

#15
 kingleer

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Membro Gold
Membro Gold
renan.rj21 escreveu:
teo escreveu:Normalmente, na cidade, o marcador da temperatura permanece no meio (+/- 90ºC). Na rodovia, com velocidade de 90Km/h, por períodos prolongados, o marcador de temperatura permanece entre o "frio" e o médio. É normal ou a válvula termostática não está funcionando corretamente?

Abraço

baixar nao eh normal nao, ate pq com motor " frio " o carro bebe mais ... Agora se vc entrar numa de " esguelar " numa serra, o marcador chega a marcar um pouco acima do meio!

Renan, tô sempre subindo serra e nunca vi meu marcador de temperatura subir... será que é porque eu tô sempre subindo chutado? ehehe

#16
 Lenono


Iniciante
Iniciante
Comprei a minha Ecosport faz apenas 07 dias mas tbm estranhei o ponteiro ficar no meio, aliás a minha fica até um pouquinho além do meio (para quente), mas até o momento sequer ligou a ventuinha. Mas estou no interior de São Paulo e a temperatura está bem amena. Será que devo me preocupar?

#17
 Ivan Rui


Iniciante
Iniciante
Estou com o mesmo problema do Lenono.
Tenho uma Eco Free Style 2009 1.6 e tenho notado que o ponteiro de temperatura passa um pouco do meio.
Isso é normal ou ele esta aquecendo?

#18
 Josimar

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Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Ivan. Bem vindo ao fórum.

A princípio não parece ser nada grave. Apesar de ser comum nas Eco 1.6 o ponteiro em ficar bem no centro mesmo. Nas 2.0 é que ele passa um pouco do centro.

Quanto tempo leva para atingir o ponto máximo após ligar o carro pela manhã? Verifique se há oscilações na marcação da temperatura durante seu trajeto. Ao longo do dia o ponteiro oscila?

Quando desliga o veículo, percebe o funcionamento normal da ventoinha?

Há quanto tempo notou esta mudança? Pelo que sei aí na região dos lagos deve estar bem frio nesta época.

Não deve ser nada para se preocupar, mas vamos aguardar para ver se algum colega do fórum relata algo parecido...

Abs

#19
 efemota

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Administrador
Administrador
Olá Ivan Rui e Lenono, eu também possuo uma FreeStyle 2009 1.6. O meu marcador de temperatura sempre ficou um pouco após o meio. Não me preocupo com isso, porque mantenho o sistema de arrefecimento sempre limpo e com o fluído em dia. O nível nunca baixou na minha Eco.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#20
 salense


Membro Jr
Membro Jr
Ivan Rui escreveu:Estou com o mesmo problema do Lenono.
Tenho uma Eco Free Style 2009 1.6 e tenho notado que o ponteiro de temperatura passa um pouco do meio.
Isso é normal ou ele esta aquecendo?
Uma dica legal, seria você usar "menu secreto" da ford, com ele você consegue saber a temperatura do liquido de arrefecimento do seu carro. Caso não saiba como usar esse menu, segue o link
http://ecosportclub.forumeiros.com/t1700-menu-secreto?highlight=MENU+SECRETO

#21
 efemota

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Administrador
Administrador
Boa Salense, podemos dizer em quanto fica a temperatura no digital de cada um. vou fazer isso hoje.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#22
 Ivan Rui


Iniciante
Iniciante
Josimar Medeiros escreveu:Olá, Ivan. Bem vindo ao fórum.Josimar obrigado pelo toque, depois de uns 10 minutos minutos+ou- o ponteiro atinge o centro e avança um pouco e fica parado.Como anda fazendo muito frio aqui em Cabo Frio a ventoinha nem chega a armar.

A princípio não parece ser nada grave. Apesar de ser comum nas Eco 1.6 o ponteiro em ficar bem no centro mesmo. Nas 2.0 é que ele passa um pouco do centro.

Quanto tempo leva para atingir o ponto máximo após ligar o carro pela manhã? Verifique se há oscilações na marcação da temperatura durante seu trajeto. Ao longo do dia o ponteiro oscila?

Quando desliga o veículo, percebe o funcionamento normal da ventoinha?

Há quanto tempo notou esta mudança? Pelo que sei aí na região dos lagos deve estar bem frio nesta época.

Não deve ser nada para se preocupar, mas vamos aguardar para ver se algum colega do fórum relata algo parecido...

Abs

#23
 Ivan Rui


Iniciante
Iniciante
Josimar obrigado pelo toque, depois de uns 10 minutos minutos+ou- o ponteiro atinge o centro e avança um pouco e fica parado.Como anda fazendo muito frio aqui em Cabo Frio a ventoinha nem chega a armar.
Abrçs:Ivan

#24
 salense


Membro Jr
Membro Jr
efemota escreveu:Boa Salense, podemos dizer em quanto fica a temperatura no digital de cada um. vou fazer isso hoje.
A minha fica sempre entre 100 e 102 ºC, quando passa um pouco a ventoinha liga.

#25
 SIMIONI

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Membro Pleno
Membro Pleno
A minha 2.0 16V AT também fica um pouquinho para o lado, é muito pouco mesmo.. Mas é normal.

#26
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