EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

K D o Pulso de acionamento Farol Alto Baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Wagner Eco2011

Wagner Eco2011
Membro Jr
Membro Jr
Encontrei um topico mui antigo "instalar TXCAR" que Ñ explica minha duvida, por isso estou criando um nvo.

Companheiros. estou em busca de instalar o TX Car farol alto, mas não simplesmente conectar nos fios da lampada de farol alto. Evitando acender o farol e provocar abertura do portão contra minha vontade, naqueles casos Q farol tenha sido desligado em luz alta.
Para isso preciso saber como encontrar o pulso que a chave do volante aciona o rele de comutação Alto/baixo.

#2
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Wagner Eco2011, deve ter outra forma de fazer isso, mas uma dica para essa situação é você alimentar o tx car em um relé adicional(servo-relé), e este relé seria acionado na chave de luz de freio, assim, ele aciona o TX CAR somente se pressionar o pedal do freio e se a ignição estiver ligada.
Ex: (Fio positivo do TX CAR vai normalmente na luz alta), o (fio negativo do TX CAR vai na saída do relé adicional), desta forma o tx car funciona somente na condição:
pulso da luz alta + ignição ligada + freio acionado.
OBS: o relé deve ter a saída neutra, não deve sair 12v.
Entendeu o esqueminha?
Abç

#3
 Wagner Eco2011

Wagner Eco2011
Membro Jr
Membro Jr
Meio que entendi, o freio mantem o rele armado, o pulso do farol alto conduz o positivo ao polo do rele entrega ao Txcar. Mas surge  o cuidado Q eu não circule na garagem com luz alta, se não ao freiar o portão abre ante que eu esteja diante dele. cyclops
Mas se não estou enganado "ainda acho de boa", localizar o fio que envia o pulso para trocar Alto e Baixo.

[Editei] pra dizer que o nome é LAMPEJADOR, (se não tiver com outro nome) vou caçar agora o esquema elétrico do Ecosport 2012/11.

#4
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Wagner Eco2011 escreveu:Meio que entendi, o freio mantem o rele armado, o pulso do farol alto conduz o positivo ao polo do rele entrega ao Txcar. Mas surge  o cuidado Q eu não circule na garagem com luz alta, se não ao freiar o portão abre ante que eu esteja diante dele. cyclops
Mas se não estou enganado "ainda acho de boa", localizar o fio que envia o pulso para trocar Alto e Baixo.

[Editei] pra dizer que o nome é LAMPEJADOR, (se não tiver com outro nome)  vou caçar agora o esquema elétrico do Ecosport 2012/11.
Da forma que te exemplifiquei, é a solução mais simples de ser aplicada, porém, pode ser montado um pequeno circuito eletrônico que acione o relé auxiliar através de contagem.
Exemplo: acionar o lampejamento da luz alta (três vezes), o circuito fecha o relé somente no terceiro pulso, neste caso nem precisa usar a luz de freio.
A diferença é que ao invés de acionar apenas uma vez a luz alta, ter que acionar três vezes, se isso não for problema, assim eliminaria o acionamento indevido.
Se o amigo encontrar outra maneira mais prática, compartilhe conosco.
Abç

#5
 Wagner Eco2011

Wagner Eco2011
Membro Jr
Membro Jr
affraid Putz ... "pode ser montado um pequeno circuito eletrônico que acione o relé auxiliar através de contagem."
Ai vc botou pra-lascar. rsrsrsrs Prof Pardal ou Magaiver, loL

#6
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Wagner Eco2011 escreveu:affraid Putz ... "pode ser montado um pequeno circuito eletrônico que acione o relé auxiliar através de contagem."
Ai vc botou pra-lascar. rsrsrsrs Prof Pardal ou Magaiver,  loL
Porque riu?????? postei apenas duas possibilidades de ajudá-lo, e que tenho certeza que funcionam.

#7
 Wagner Eco2011

Wagner Eco2011
Membro Jr
Membro Jr
Caro Xave. Não ri por desfeita, mas pelo nível de conhecimento necessário nessa sua dica (ausente em mim). Por isso me lembrei daquele cara do filme das antigas... Magiver .
Cheguei a procurar no Google e Youtube, mas não tive sucesso.   Very Happy Não me leve a mal heim.
Vc teria um esquema desse ? Que nome seria possivel encontrar algo semelhante?

#8
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Wagner Eco2011, sem problemas amigo, vamos buscar uma solução para te ajudar.
Eu tenho um tx car na minha, mas não usei a função da luz e sim um botão, que tem tripla função: acionar o tx car, a câmera frontal e câmera traseira.

https://ecosportclub.forumeiros.com/t2968-camera-de-re-camera-frontal
No seu caso a necessidade é diferente, desligar o veículo com os faróis acesos e ao religar, vai acender os faróis novamente e com isso certamente vai mandar o pulso para o tx car, exatamente o que você não quer.
A não ser que você nunca esqueça de desligar os faróis quando desligar o veículo.
Abç

#9
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Caros Wagner Eco2011 e Xave, Sou adepto do velho controle preso ao quebra-sol, que acho bem simples... mas que certamente não é a solução que o Wagner precisa, mas, devemos lembrar que sempre se pode instalar o TX Car em um novo botão original do Eco em um dos 'tapa-buracos' do painel do Eco. Acho que agregaria valor ao painel, que teria mais botões úteis.

K D o Pulso de acionamento Farol Alto Baixo Boto-do-porta-mala-do-ford-fiesta-e-eco-sport-original-13746-MLB3023946542_082012-O
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-579481064-boto-do-porta-mala-do-ford-fiesta-e-eco-sport-original-_JM

Um amigo meu teve problema sério com o acionamento do portão pelo lampejador e desligou "permanentemente"; Com o tempo ele esqueceu o problema e ligou de novo! Vai se entender! Rolling Eyes

Abç a tds.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#10
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Caro Dolphim, o uso de um botão no painel realmente é a solução mais indicada e, também, menos complicada para acionar um TX Car sem usar a função do lampejador.
Foi o que eu fiz por aqui, a diferença é que eu adicionei mais duas funções no mesmo botão, o qual responde e aciona cada função por critério.
Somente para complementar a informação ao colega Wagner Eco2011, vou postar o link do diagrama elétrico da Ecosport, ali dá para ver mais detalhadamente que os faróis alto e baixo são acionado por relés independentes.
http://www.euphorbia.com.br/ecosportclub/EcoSport/HTML/DE/ecofiesta-417-01-00.htm#1
Abç

#11
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Como é este botão que vc usou, Xave? Também pretendo usar uma câmera frontal e devo seguir o teu sistema com temporizador descrito no tópico Camera de ré + frontal que achei excelente, mas não penso em colocar este botão que vc colocou como opcional. Só instalaria se fosse semelhante ao original para ficar no painel sem contrastar.

Gnd abç.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#12
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Dolphim, bom dia. O botão que usei ali é aquele que vem em painéis de aparelhos eletrônicos, tipo DVDs ou videocassetes antigos. Por opção, eu fiz um furo na tampa original falsa e adaptei ele, mas pode sim ser utilizada a chave original como você quer. Porém essa chave deve ter a característica de permanecer na posição N/A, ou seja: ao soltá-la ele deve voltar na posição de início.
Foto da micro-chave de painel:
K D o Pulso de acionamento Farol Alto Baixo 2zq690y

Micro-chave adaptada na tampa falsa:
K D o Pulso de acionamento Farol Alto Baixo 1z5hhdf

Abç

#13
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Wagner Eco2011 escreveu:Encontrei um topico mui antigo "instalar TXCAR" que Ñ explica minha duvida, por isso estou criando um nvo.

Companheiros. estou em busca de instalar o TX Car farol alto, mas não simplesmente conectar nos fios da lampada de farol alto. Evitando acender o farol e provocar abertura do portão contra minha vontade, naqueles casos Q farol tenha sido desligado em luz alta.
Para isso preciso saber como encontrar o pulso que a chave do volante aciona o rele de comutação Alto/baixo.
Caro Wagner Eco2011, relembrando a sua primeira mensagem, e como prometi, segue uma solução para sua dúvida, deve dar algum trabalho extra para funcionar da maneira que você quer porém, andei observando o diagrama elétrico e acredito que dessa forma vai funcionar, o diodo é para isolar o ponto de ligação do tx car, teoricamente, o pino 17 da chave comutadora(lampejador), somente receberá tensão quando pressionada a alavanca, assim, mesmo que os faróis estejam ligados não vai interferir no tx car.
Deve existir um condutor que liga no pino 17 da chave, é só localizar ele, cortar, inserir o diodo em série, ligar o fio positivo do tx car, isolar bem e correr pro abraço.
OBS: caso não tenha conhecimentos técnicos, sugiro recorrer a um profissional do ramo para evitar danos ao sistema e o perigo de curto-circuitos.
Os riscos são por conta própria.

Duas ilustrações para melhor fixar a idéia:

Detalhe 1
K D o Pulso de acionamento Farol Alto Baixo 2llcxz6

Detalhe 2
K D o Pulso de acionamento Farol Alto Baixo 2rcre5w

Espero ter ajudado
Abç

#14
 Wagner Eco2011

Wagner Eco2011
Membro Jr
Membro Jr

E isso mesmo "Xave" perfeita completas dicas sobre a instalação do TXCar.
Aquele seu tutorial sobre a camera de Re, ficou mesmo excelente. Com um pouco do conhecimento,
sei que vou conseguir realizar esse projeto nada tão difícil.

Agradeço muito ao Dolphim (conterrâneo da terrinha) pela atenção e com certeza irei instalar uma camera dessa pra mim tambem.
Ja andei pelo MLivre em busca da Tela LCD encomenda e por sorte ja tenho 1 das cameras.
Assim que der inicio as montagem vou postar alguns flash.

Quem possuir o manual eletrico da Eco, e puder me oferecer, ficarei bastante agradecido.

#15
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Olá Wagner. Estamos aqui é pra ajudar mesmo. O diagrama elétrico do Eco antigo estava no 'Repositório' mas como o link no momento está quebrado, estou disponibilizando novamente aqui:



Se quiser baixar, clique no link a seguir: https://docs.google.com/open?id=0BweGEllRBsS-amg4MDBnUF8yaXc

Gnd abç.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#16
 Wagner Eco2011

Wagner Eco2011
Membro Jr
Membro Jr
Voce é o Cara, bem típico cearense ! BatPalm

#17
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Sensacional ! Parabens ! Muito eletricistas gostariam de ter esse material.

#18
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Valeu Wagner Eco2011 e Marcos-CWB.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#19
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos