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A saga da Ecosport o Inicio!

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#1
 Marcos Pereira

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Olá Amigos, já fiz alguns postes aqui falando do defeito de minha eco 2004/ duratec 2.0 16v

Já estou arrependendo da compra, o motor esta bom e anda bem,
porem quando estou com o ar ligado e paro em uma lombada ou semafaro, ele apaga quando eu freio.

o interessante que isto acontecia as vezes, mas agora esta direto, se o ar esta ligado ela morre na freada.

um dia na BR a 110 km/hr ela morreu, isto só aconteceu uma vez ( travou a direção e freio ) Sad 

porem se ele estiver parado na lenta com o ar ligado nada aconteçe,

percebi tambem que o RPM dela na lenta ( sem o ar ligado ) as vezes ta em 900 e as vezes em 1100.


Mandei trocar a caixa de relê que fica perto do radiador - o problema continuou  money 
Mandei trocar as velas  - o problema continuou  money 
Mandei trocar a bobina  - o problema continuou  money 
Mandei limpar os bicos  - o problema continuou  money 
Mandei limpar o TBI  - o problema continuou  money 
Agora o carro esta na oficina e o mecanico disse que são as valvulas, ele abriu o motor e disse que tem 2 valvulas ruins.

eu não sei, mas o defeito parece as vezes, eu acho que não vai resolver nada.

mas tem uma peça que esta tirando meu sono, (veja foto ilustrativa) onde entra o cano do hidrovaco, esta colada com silicone e eu penso que quando piso no freio entra ar em excesso e o motor com ar ligado pesa mais e morre.

poder ser isto?  já estou pensando em colocar ela no quintal e fazer um vaso de flor ... jocolor  Twisted Evil  affraid 



Última edição por Marcos Pereira em Sab Set 20, 2014 10:03 am, editado 1 vez(es)

#2
 Zanetti

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Pensei que vc já tivesse trocado esse tubo do hidrovácuo, como vc falou o problema esta relacionado com o freio, mande seu mecânico fazer uma revisão na parte do hidrovácuo, pode estar com algum furo na cuíca (Nem sei se ainda usam) ou na parte que usa o vácuo.

Agora tem um tópico que fala sobre o esmagamento de uma mangueira do sensor ou regulador de ar que ao frear pode estar provocando isso

Caso vá mesmo fazer um vaso de flores, mande pra mim que tenho um espaço especial no meu jardim para colocar, rsrs

#3
 Marcos Pereira

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zanetti escreveu:Pensei que vc já tivesse trocado esse tubo do hidrovácuo, como vc falou o problema esta relacionado com o freio, mande seu mecânico fazer uma revisão na parte do hidrovácuo, pode estar com algum furo na cuíca (Nem sei se ainda usam) ou na parte que usa o vácuo.

Agora tem um tópico que fala sobre o esmagamento de uma mangueira do sensor ou regulador de ar que ao frear pode estar provocando isso

Caso vá mesmo fazer um vaso de flores, mande pra mim que tenho um espaço especial no meu jardim para colocar, rsrs


Obrigado Zaneti, vou verificar conforme disse, em relação ao vaso de flores, ainda estou na duvida,kkkkkk

#4
 Marcos Pereira

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Amigos depois de tudo que eu ja Fiz, nada resolveu, o topico original é  Motor apaga na freada com ar ligado, porem descobri que com o ar desligado tambem apaga, então mandei abrir o motor, o mecanico disse que tinha uma valvula rachada, affraid  o carro morria 5 x ao dia agora só morre 2 x, eu agora sei que com o ar desligado tambem ela apaga, e quase sempre nas curvas em baixa rotação e quando pisa no freio. tambem apaga cyclops cyclops cyclops 
eu vi um topico aqui com um problema parecido e era problema no atuador da marcha lenta, então eu vi que o atuador da minha Eco esta com a conexão solta e tem sinal de chave de fenda, esta peça é o atuador da marcha lenta?

" />






eu percebi que o engate de plastico esta com a trava quebrada e sai com muita facilidade,
será que desta vez o meu problema será resolvido? alguem sabe onde eu encontro esta peça original?

Obrigado

#5
 Xave

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Marcos Pereira, essa mangueira colada What a Face  não oferece garantia, eu trocaria sim, e o filtro de combustível está bom? já vi esse danado fazer aparecer fantasmas em outro carro. Quando comprei minha eco foi um dos primeiros que substituí, sei que você já gastou angun$$ aí, mas ele não custa caro e acho válida a idéia, caso não tenha feito, de substituir.
Abç

#6
 Marcos Pereira

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Caro Xave, ja troquei o filtro de combustivel tambem, e a mangueira colada o mecanico disse que não é o problema, mas sim o atuador ( obs, ja levei o carro em 7 mecanicos ) e agora eu acho que é o atuador que custa 330,00

seja o que Deus quiser, valeu. pale clown clown clown

veja melhor o problema


[img][/img]

#7
 Xave

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Marcos Pereira escreveu:Caro Xave, ja troquei o filtro de combustivel tambem, e a mangueira colada o mecanico disse que não é o problema, mas sim o atuador ( obs, ja levei o carro em 7 mecanicos ) e agora eu acho que é o atuador que custa 330,00...
seja o que Deus quiser, valeu. pale clown clown clown

veja melhor o problema


...
Caracas, desculpa, eu não tinha prestado atenção na foto anterior, se bem que 330 completo vale a pena trocar sim. Neste caso é ele sim, acho que a solução é mesmo a troca.
Abç

#8
 Marcos Pereira

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Obrigado XAVE, vou trocar sim, voce conhece algum lugar onde eu encontre esta peça original num preço melhor, pois aqui no MS esta quase 500,00! cheers bounce Arrow Twisted Evil Laughing Razz Embarassed Crying or Very sad Question 

#9
 Phill Lima

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Marcos, no mercado livra ta mais barato, olha: http://veiculos.mercadolivre.com.br/acessorios/atuador-marcha-lenta-ecosport%2F-fiesta-1.6

Mesmo pagando sedex acho que o preço fica abaixo de 500, separei alguns para você analizar:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-549245155-atuador-marcha-lenta-fiestaecosportfusion-original-novo-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-548297211-atuador-marcha-lenta-fiesta-ecosport-motor-10-supercharger-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-537984823-atuador-marcha-lenta-ka-fiesta-10-16-flex-ecosport-fuzion-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-540255507-atuador-de-marcha-lenta-ford-endura-ka-fiesta-original-_JM

Abraço, espero que te ajude...



http://philldesigner.com.br

#10
 Xave

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Marcos Pereira escreveu:Obrigado XAVE, vou trocar sim, voce conhece algum lugar onde eu encontre esta peça original num preço melhor, pois aqui no MS esta quase 500,00! cheers bounce Arrow Twisted Evil Laughing Razz Embarassed Crying or Very sad Question 
Desculpa, só agora que li seu post, pela foto não dá para ver todos os detalhes, o conector está solto, a trava do plug está quebrada, mas os pinos existentes no atuador também estão quebrados? se estiverem quebrados terá que trocar o atuador, caso contrário não teria como recuperar este plug? pelo seu relato o atuador está funcionando somente não está enviando a informação para a central pela falta da conexão.
Se na sua cidade existir algum desmanche também é uma opção de procura.
As opções de compra indicadas pelo Phill Lima via ML são ótimas, é só escolher e comprar.
Abç

#11
 Marcos Pereira

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Xave escreveu:
Marcos Pereira escreveu:Obrigado XAVE, vou trocar sim, voce conhece algum lugar onde eu encontre esta peça original num preço melhor, pois aqui no MS esta quase 500,00! cheers bounce Arrow Twisted Evil Laughing Razz Embarassed Crying or Very sad Question 
Desculpa, só agora que li seu post, pela foto não dá para ver todos os detalhes, o conector está solto, a trava do plug está quebrada, mas os pinos existentes no atuador também estão quebrados? se estiverem quebrados terá que trocar o atuador, caso contrário não teria como recuperar este plug? pelo seu relato o atuador está funcionando somente não está enviando a informação para a central pela falta da conexão.
Se na sua cidade existir algum desmanche também é uma opção de procura.
As opções de compra indicadas pelo Phill Lima via ML são ótimas, é só escolher e comprar.
Abç


Amigo Phill, realmente os links que vc mandou do ML é bem mais barato, obrigado...
agora em relação ao conector, um dos terminais tinha uma borra azulada, tipo que da na bateria, eu limpei e conectei novamente, porem esta conexão esta muito frouxa e acho que os contatos la dentro as vezes desencostam e ele apaga, alem do mais o atuador esta feio de +
vou trocar e posto aqui o resultado...

#12
 Phill Lima

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Também acho que você deve trocar se estar tão feio isso, espero que resolva seu problema né Marcos, já ta apanhando com isso e é muito chato esse tipo de defeito...



http://philldesigner.com.br

#13
 Marcos Pereira

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Phill Lima escreveu:Também acho que você deve trocar se estar tão feio isso, espero que resolva seu problema né Marcos, já ta apanhando com isso e é muito chato esse tipo de defeito...

Ola Pessoal, como prometi estou postando os resultados, troquei o atuador da marcha lenta ( eu mesmo troquei) confesso que o carro melhorou 80%, agora ele não apaga mais nas curvas lentas e freadas nas lombadas, porem percebi que a lenta dele ficou em 500 a 900 giros sem o ar e com o ar 900 a 1200 giros, acontece que a lenta dele as vezes oscila de 500 a 900, e em algumas vezes que vou estacionar ele apaga, percebi tambem que a embreagem dele esta muito curta, sera que isto pode causar o apagão no motor? obrigado

#14
 Xave

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Marcos Pereira escreveu:
Phill Lima escreveu:Também acho que você deve trocar se estar tão feio isso, espero que resolva seu problema né Marcos, já ta apanhando com isso e é muito chato esse tipo de defeito...

Ola Pessoal, como prometi estou postando os resultados, troquei o atuador da marcha lenta ( eu mesmo troquei) confesso que o carro melhorou 80%, agora ele não apaga mais nas curvas lentas e freadas nas lombadas, porem percebi que a lenta dele ficou em 500 a 900 giros sem o ar e com o ar 900 a 1200 giros, acontece que a lenta dele as vezes oscila de 500 a 900, e em algumas vezes que vou estacionar ele apaga, percebi tambem que a embreagem dele esta muito curta, sera que isto pode causar o apagão no motor? obrigado
Marcos Pereira, você fez a substituição de diversos itens e está quase terminando o calvário.
Bem, com tudo isso não ficou bom ainda, tem uma coisa que não foi feita, se me permite mais uma sugestão, faça um teste com outra sonda lâmbda, mas na oficina peça para instalar uma que esteja boa ou coloca nova de vez, essa danada costuma dar baile em mecânicos.
Sei que é chato ficar trocando peças, até porque tem um custo nisso, mas a essa altura acredito ser um ótima idéia.
PS: mas atente para instalar uma sonda lâmbda específica para o motor e modelo da sua eco, já li relatos em que instalaram uma diferente e muitos problemas apareceram, incluindo marcha lenta oscilando, e as velas se forem para um grau térmico diferente do especificado também podem causas instabilidade na marcha lenta.
Abraço

#15
 Marcos Pereira

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Xave escreveu:
Marcos Pereira escreveu:
Phill Lima escreveu:Também acho que você deve trocar se estar tão feio isso, espero que resolva seu problema né Marcos, já ta apanhando com isso e é muito chato esse tipo de defeito...

Ola Pessoal, como prometi estou postando os resultados, troquei o atuador da marcha lenta ( eu mesmo troquei) confesso que o carro melhorou 80%, agora ele não apaga mais nas curvas lentas e freadas nas lombadas, porem percebi que a lenta dele ficou em 500 a 900 giros sem o ar e com o ar 900 a 1200 giros, acontece que a lenta dele as vezes oscila de 500 a 900, e em algumas vezes que vou estacionar ele apaga, percebi tambem que a embreagem dele esta muito curta, sera que isto pode causar o apagão no motor? obrigado
Marcos Pereira, você fez a substituição de diversos itens e está quase terminando o calvário.
Bem, com tudo isso não ficou bom ainda, tem uma coisa que não foi feita, se me permite mais uma sugestão, faça um teste com outra sonda lâmbda, mas na oficina peça para instalar uma que esteja boa ou coloca nova de vez, essa danada costuma dar baile em mecânicos.
Sei que é chato ficar trocando peças, até porque tem um custo nisso, mas a essa altura acredito ser um ótima idéia.
PS: mas atente para instalar uma sonda lâmbda específica para o motor e modelo da sua eco, já li relatos em que instalaram uma diferente e muitos problemas apareceram, incluindo marcha lenta oscilando, e as velas se forem para um grau térmico diferente do especificado também podem causas instabilidade na marcha lenta.
Abraço

Obrigado amigo, vou substituir a sonda Lambda, tomara que agora de certo.

Vou aproveitar o topico e deixar os itens que troquei:

1-Troca das Velas
2-Troca dos cabos das velas
3- Limpeza Bicos
4- Limpeza TBI
5- Troca da Bobina
6- Limpeza e troca Caixa de Rele do ar
7- Teste da bomba de Gasolina
8- Troca das valvulas ( tinha uma trincada ) torno no cabeçote e troca das juntas.
9- Troca do atuador da Marcha Lenta

agora to querendo trocar a Sonda Lambda e o sensor da borboleta, kkkkkk

PQP... Motor Duratec 2.0 16V

#16
 Marcos Pereira

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Ola amigos, acho que a saga da minha ECo Sport chegou ao fim.
depois de trocar tudo isto e gastar uns 3000,00 descobri o defeito, era a sonda Lambda  cheers 
porem gostaria de deixar uma importante dica,

Quando fui comprar a sonda Lambda, liguei em 18 lojas, as respostas eram assim...

- Esta peça é só por encomenda, demora 7 dias e custa 540,00
- Este motor Duratec é dificil peças
-só na autorizada...

por fim, tirei a sonda lambda e vi o fabricante NTK, ORIGINAL FORD
então percebi que pelo codigo da peça ela servia tambem em outros carros ford.
entre eles o fiesta, então liguei novamente na loja e logo na primeira eu achei a peça pelo codigo,
o vendedor insistiu em dizer que não servia na Eco Duratec 2.0 16v, porem ele conferiu na tabela e confirmou.

sendo assim eu paguei R$ 142,00 na peça a pronta entrega, as vezes é melhor comprar peça pelo codigo do fabricante.

baixam e vejam na tabela abaixo eu marquei em vermelho.

#17
 Xave

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Marcos Pereira, que bom que acabou a saga, obrigado pelo feedback.
Abç

#18
 Zanetti

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Ainda ontem postei sobre preço de bomba de combustível, eles vendem a mesma peça com preços diferentes dependendo do carro e isso não é só na ford, pois tive o mesmo problema com outras montadoras

#19
 Marcos Pereira

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Zanetti escreveu:Ainda ontem postei sobre preço de bomba de combustível, eles vendem a mesma peça com preços diferentes dependendo do carro e isso não é só na ford, pois tive o mesmo problema com outras montadoras




Agradeço muito a todos os amigos que me ajudaram nesta aventura....
Mas Queria deixar bem claro o seguinte: Meu carro morria na Freada, em curvas a 20 km/hr e no sinal, quase sempre quando eu pisava no freio. Mas percebi que quando reduzia nas cuvas em ruas comuns, ela tambem apagava.
Porem depois que troquei o sensor da borboleta voltou a morrer. já estava quase pondo fogo no meu carro.
então antes de transformar minha ecosport em uma churrasqueira, resolvi trocar a caixa de direção que estava vazando muito, tipo 100ml de oleo por dia. E para minha surpresa, ja faz 1 mes e meu carro não morreu mais, ja fiz de tudo pra ela apagar, porem GRAÇAS A DEUS não apaga mais.

Vejam as peças que troquei

1-Troca das Velas (NÃO RESOLVEU) apagava de 5 a 10 vezes por dia
2-Troca dos cabos das velas (NÃO RESOLVEU) apagava de 5 a 10 vezes por dia
3- Limpeza Bicos (NÃO RESOLVEU) apagava de 5 a 10 vezes por dia
4- Limpeza TBI (NÃO RESOLVEU) apagava de 5 a 10 vezes por dia
5- Troca da Bobina (NÃO RESOLVEU APENAS MELHOROU) apagava de 3 a 5 vezes por dia
6- Limpeza e troca Caixa de Rele do ar (NÃO RESOLVEU)
7- Teste da bomba de Gasolina (NÃO RESOLVEU)
8- Troca das valvulas ( tinha uma trincada ) torno no cabeçote e troca das juntas. (NÃO RESOLVEU)
9- Troca do atuador da Marcha Lenta (NÃO RESOLVEU, APENAS MELHOROU) apagava de 3 a 5 vezes por semana
10-Sensor da Borboleta (NÃO RESOLVEU)
11- Caixa de direção nova. (RESOLVEU) agora ta Beleza.

Mas agora o freio ABS não funciona, kkkkk mas isto já é outro tópico! affraid 

#20
 vicvalente

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Marcos, blz?

Estou com um problema parecido com o seu, depois de um tempo de trânsito, motor começa a oscilar nas desacelerações e quando paro ele morre, depois de algum tempo tentando ligar, ele acende a luz da injeção e volta.

Analisando o tópico, não consegui entender o que resolveu o seu problema. Foi a Sonda Lambda ou a Caixa de Direção? Fiquei nessa dúvida.

Já verifiquei bicos, velas, Tbi, atuador da marcha lenta, a ventoinha que estava funcionando apenas a 2ª fase, mas até agora nada. Se você puder me dizer o que resolveu seu problema, me ajudaria muito!!

#21
 Marcos Pereira

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Olá Vicvalente, o que resolveu eu não tenho certeza, mas percebi que o sensor MAP estava solto, ai eu retirei, limpei e colei com cola de junta e apertei bem o parafuso, passei cola de junta no atuador de marcha lenta e corpo da borboleta, este procedimento resolveu a questão de ficar apagando na rua, porem ela continua acelerada, principalmente quando eu piso na embreagem.

#22
 vicvalente

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Iniciante
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Marcos, voltando para dar um feedback, acredito que meu problema era a ventoinha em 1º estágio não estar funcionando, creio que estava afetando a injeção, pois após resolver este problema, faz uma semana que o carro não apresenta falha (problema era diário).

Tráfego pesado/ar condicionado e o carro não morreu mais (ainda não peguei um transito muito carregado, de anda e para superior a 30 minutos), mas no caminho que sempre faço para trabalhar ela estava sempre dando o problema relatado, oscilava, morria e custava a pegar novamente, era todo santo dia caso pegasse qualquer trechinho de trânsito..

Noto agora apenas uma leve oscilação no giro com o carro parado, mas não está afetando nada por enquanto, qualquer novidade eu volto a postar aqui!

Mas fica essa dica aos proprietários, caso tiver este defeito, verificar prioritariamente parte elétrica, no meu caso um defeito crônico da Eco (a minha é 2009 XLT 2.0 A/T) na resistência da ventoinha 1º estágio, as vezes só de "mexer" ela volta a funcionar. Pra quem tem dúvida, este estágio ativa quando ligado o Ar Condicionado e/ou quando motor atinge 101º, façam o teste, liguem o ar mesmo com o carro parado e deem uma olhada.

Outra coisa, depois de resolvido este problema nunca mais percebi o acionamento do 2º estágio, ela se aciona aos 109º ou 112ºC se não me engano, que parecia uma turbina de avião e "puxava" uma carga danada, o carro as vezes quase morria no momento do acionamento, uma queda brusca no giro!

Abraços!

#23
 vicvalente

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Iniciante
Iniciante
E lá vamos nós!!!

Problema voltou a aparecer, por enquanto intermitente.

Depois de um tempo rodando começa a falhar, até que chega um ponto de morrer o motor quando o carro para, não segura a marcha lenta.

Alguém tem alguma novidade sobre esse problema?

Lembrando o que eu fiz foi:

- Troca das velas
- Limpeza do Bico
- Limpeza Atuador Marcha Lenta
- Limpeza TBI

#24
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