EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Recirculacao de AR??????

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 3]

#1
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
alguem ja parou pra pensar por onde o ar vem no caso da recirculacao de ar???? quando nao eh recirculado vem de fora mesmo. Mas qdo aciona a recirculacao sera que vem do chao?  sera que pega o ar de dentro do painel???? Tenho curiosidade em saber.

#2
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
A entrada de ar vc consegue ver abrindo o porta luvas e olhando no sentido do meio do painel e acionando a alavanca seletora
Fiz uma filmagem acrobática para te facilitar

#3
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
O vídeo ficou bom zanetti. se não me engano aqui também é a entrada de ar:
Recirculacao de AR?????? Rf1b

sobre o assunto, não lembro onde eu li mas é uma coisa que muita gente não sabe...

Andando com minha tia que possui um Corolla, ela disse que na CS o vendedor falou para ela sempre usar o ar com a opção puxar o ar de dentro do carro, e na verdade não é bem assim, até porque se fosse assim não teria o botão, eu li que o recomendado é que a cada 2 horas com o ar ligado deve-se renovar o ar de dentro do veículo, ou abrindo por um tempo os vidros ou apertando justamente o botão de puxar o ar de fora do veículo.

Outra recomendação dessa opção é que, em lugares quentes (como aqui onde moro) que o carro fica parado no sol, é normal a pessoa entrar e ligar o ar, mas o carro levará um tempo maior para esfriar o ar puxando o ar quente sem umidade de dentro do veículo do que puxar o ar de fora do veículo naturalmente mais úmido... se eu estiver equivocado com essas informações me corrigem por favor...

http://philldesigner.com.br

#4
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Oi, Phill. Acredito que a entrada de ar se dê apenas pelo local que o Zanetti indicou. Se você ligar o ar e fechar as saídas, verá que o ar passa por estes locais indicados. Parece que eles tem algo a ver com desembaçar os vidros laterais.

É essencial renovar o ar do veículo mesmo, seja com a opção do botão de recirculação ou abrindo os vidros. Eu particularmente rodo sempre com a recirculação ativa, pois não gosto dos odores que eventualmente vem quando se deixa o ar externo entrar o tempo todo. É fedor, fumaça e outros incômodos...

Então, em viagens, faço como você citou: eventualmente abro os vidros para renovar o ar no interior do veículo...

A história do ar úmido é verdadeira, sim, pois o ar de dentro do veículo fica seco devido ao próprio uso do A/C.

Contudo, o que funciona mesmo é deixar as janelas entreabertas durante alguns minutos, para que o ar quente seja expulso do veículo, enquanto o A/C funciona (questão de física que sei que você manja pra caramba).

Quando deixo o carro num local em que ele fica superquente, abro todas as portas e às vezes até a porta da mala para que o ar quente saia, antes de sair com o veículo. Se estiver soprando uma brisa suave, ele já leva boa parte do ar quente embora...

 sunny 

#5
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Sim Phil o recomendado é tirar o bolsão de ar quente que se forma dentro do carro, normalmente se sai com o carro e depois abre-se os vidros da frente e de tras quando existir e em locais seguros fazer como o Josimar falou abre tudo.
Quanto a sua suspeita o Josimar esta certo, isso é para criar uma nuvem de ar frio que evita o embasamento dos vidros na direção dos retrovisores

#6
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Vlw Josimar e zanetti, me falaram que era entrada de ar, e também pensei que posse porque nunca tinha percebido ar saindo...

Eu admito que sempre renovo o ar abrindo os vidros mesmo, mas por saber do botão já experimentei deixar ativado por alguns minutos, mas, o vidro é bem mais eficaz sihsihsishis... Comentei sobre o assunto porque lembrei da história que minha tia contou que o rapaz que entregou o corolla dela na concessionária falou que deixasse esse botão sempre com o ar de dentro, e que na verdade não é bem assim, apesar de ser irrelevante quando o motorista tem o hábito de abrir os vidros, é uma informação no mínimo errada, e isso acontece muito com algumas concessionárias, também não sei se é o dever da concessionária explicar isso, tiro pelo que aprendi aqui no fórum sobre câmbio Automático, acho que até postei um vídeo mostrando como se deve parar e desligar o carro automático para não prejudicar a mecânica... passei essa informação para minha tia (a dona do mesmo corolla) que sentiu diferença fazendo da maneira correta, e ela como consumidora comentou que isso deveria ter sido dito na compra do veículo, ela disse que a única coisa que eles falaram é que no "P" o carro para e tira a chave e "D" o carro anda normal, falou do "R" e disse que colocando no "3" do lado do "D" o carro aumenta a potencia para ultrapassagem...

aproveitando a questão, tenho uma dúvida para vocês sobre esse câmbio, o "3" deixa o carro na 3° marcha igual o "2" e o "1" ou reduz a macha referente a atual (se tiver de 5° vai para 4°, se tiver de 4° vai para 3°) alguém sabe? porque só faço no pedal mesmo, acelero e ele já reduz automaticamente, mais é bom saber né =D (sei que não é um Ecosporte, é só aproveitando e perguntando)

http://philldesigner.com.br

#7
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
VAleu pelo video Zenetti!  Nao tinha percebido isso... Alguem conhece algum ventilador de medio porte para fazer um ventilador de painel? Tem que ter bom fluxo de ar e baixo nivel de ruido.
Outra coisa sobre a recirculacao interna eh o seguinte, eh bom mas o ar fica viciado.... O ideal seria ar externo mas com filtro de carvao ativado.

#8
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Melhor opção para ventiladores de baixo ruído para carros são as ventoinhas de computador.
Tem de diversos tamanhos, de 4 a 18cm, diversas linhas "ultra silent", rolamentos blindados feitos pra rodar por anos e sempre 12 volts Wink

[]s

#9
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
willians.santana.3 escreveu:Melhor opção para ventiladores de baixo ruído para carros são as ventoinhas de computador.
Tem de diversos tamanhos, de 4 a 18cm, diversas linhas "ultra silent", rolamentos blindados feitos pra rodar por anos e sempre 12 volts Wink

[]s
ola Willlians... sera que posso colocar os collers de computador em "cascata" um atras do outro para aumentar a forca??? pois 1 so nao vai nem fazer cocegas.... tava pensando emcomprar de 8centimetros...

#10
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Vc pode colocar em paralelo (diversos na mesma linha de energia) e um ao lado do outro (fisicamente).
Dá até pra colocar um ventilador atrás do outro, mas acaba que um atrapalha o fluxo de ar do outro.
Para mais fluxo, ou se aumenta o tamanho ou a rotação (que nesse caso, gera barulho).

Os de 8cm são os mais comuns, usados em gabinetes. Eu mesmo tenho 5 deles rodando no meu servidor e mais um de 12cm além do cooler do processador. Todos, menos o do processador são ultra silent. Vai por mim que faz barulho...

[]s

#11
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
kentakk, tenho minhas dúvidas se o resultado seria o que você precisa, porque para você colocar um cooler sebreposto você teria que colocar coolers idênticos, porque se for diferentes uma pode prejudicar a outra...

outro ponto é que colocando em cascata você aumentara mais a pressão do que a vazão de ar, claro que você terá um ganho de vazão mais acho que é pouco em custo/benefício, para comentar isso eu considero que você precise de mais vazão de ar e não pressão, se der para você fazer um teste antes de gastar $$$ veja se estou certo e se vale a pena duas ventoinhas.

ainda tem outro ponto! se você colocar uma ventoinha mais forte na frente a de traz vai rodar mais rápido do que deveria, porque a mais forte acaba empurrando, então a vida útil da ventoinha empurrada vai diminuir bastante, apesar de rodar sem fazer muito esforço eles são preparadas para uma quantidade de rotações, aumentando essas rotações ele acaba danificando rapidez, e isso eu tenho certeza!



Recirculacao de AR?????? WwmQbLo
Recirculacao de AR?????? NKBmntB
http://philldesigner.com.br

#12
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
willians.santana.3 escreveu:[...] e um ao lado do outro (fisicamente).[...][]s

Acho que essa opção que o Willians falou é a melhor para o que você quer... eu não tinha pensado nisso  scratch 

http://philldesigner.com.br

#13
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Kentakk, o que vc esta inventando agora?
Quer criar um tufão dentro do carro?

Tenho saudades do Comodoro que tinha saída de ar na traseira e o Eco com o console que vai do painel até o banco de trás tô pensando em roubar um pouco do ar que sai na frente e usando dutos jogar na traseira
Não lembro bem se era o Comodoro

#14
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Acredito que uma de 12mm caberia no porta-trecos sobre o painel, deitada.
Seria questão de colocar uma dobradiça pra levantar quando quiser e uma tampa pra evitar ficar aparecendo quando não estiver usando.

Mas pra que esse ventilador? A minha eco, 90% das vezes gela é demais. Minha mulher é campeã em fechar as saídas de ar dela ou de aumentar a temperatura do AC. Nunca uso o ventilador acima do nível 2.
A única vez que senti falta de ar, foi quando o carro ficou 6hs no sol desse verão e eu ainda estava com 4 pessoas no carro, todos vindo da praia com o corpo quente!

[]s

#15
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
zanetti escreveu:Kentakk, o que vc esta inventando agora?
Quer criar um tufão dentro do carro?

Tenho saudades do Comodoro que tinha saída de ar na traseira e o Eco com o console que vai do painel até o banco de trás tô pensando em roubar um pouco do ar que sai na frente e usando dutos jogar na traseira
Não lembro bem se era o Comodoro

Essa sim seria uma boa ideia.
Dois dutos tipo "conduítes" de 3/4 vindo do painel através do console, uma caixa selada sob os porta-copos e 2 difusores adaptados no console. Se arrumar algum tipo bem direcional como os da própria eco e que dê pra fechar, fica praticamente um dual zone. 
hehehehhe

[]s

#16
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Tem uns tubos que parece papelão forrado com alumínio e com reforço tipo uma mola que deve ficar bom e o difusor pode ser o do antigo Uno ou Pálio que é retangular e ficaria perfeito na traseira do console

#17
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
zanetti escreveu:Kentakk, o que vc esta inventando agora?
Quer criar um tufão dentro do carro?

Tenho saudades do Comodoro que tinha saída de ar na traseira e o Eco com o console que vai do painel até o banco de trás tô pensando em roubar um pouco do ar que sai na frente e usando dutos jogar na traseira
Não lembro bem se era o Comodoro
Tai Zanetti!  Justamente oque estou fazendo... desviar o ar de baixo para tras.... assim nao fica aquela enxurrada de ar gelado encima do motorista o que da falsa impressao de estar tao gelado, poisqdo desliga o compressor nota-se que nao estava tao gelado assim..... 
Entao preciso do cooler ja que jogando o ar pra baixo a saida do ar vai ficar inoperante....
Ja estou preparando a parte fisica que joga o AR pra tras.... vou fazer 2 coletores de Aco na parte da frente e no meio do console onde fica o freio-de-mao eh muito apertado entao estou fazendo uma marmita de fibra de vidro... e mais pra tras vou usar 2 saidas de fiat 147 nas laterais do console...
Vou tentar postar as fotos da geringonça...
Entao eu trabalharia com o ar totalmente pra tras ou meio atras e meio no parabrisas....

#18
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
willians.santana.3 escreveu:Acredito que uma de 12mm caberia no porta-trecos sobre o painel, deitada.
Seria questão de colocar uma dobradiça pra levantar quando quiser e uma tampa pra evitar ficar aparecendo quando não estiver usando.

Mas pra que esse ventilador? A minha eco, 90% das vezes gela é demais. Minha mulher é campeã em fechar as saídas de ar dela ou de aumentar a temperatura do AC. Nunca uso o ventilador acima do nível 2.
A única vez que senti falta de ar, foi quando o carro ficou 6hs no sol desse verão e eu ainda estava com 4 pessoas no carro, todos vindo da praia com o corpo quente!

[]s
Entao willians!  a ideia eh justamente a de nao fazer mal para a pessoa. pois o ar jogado diretamente no corpo da pessoa nao eh bom... O ideal era por os difusores no console e o ventilador do painel assoprando e distribuindo melhor o ar gelado......

#19
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Peugeot
Spoiler:

VW  Jeta
Spoiler:

Vectra
Spoiler:

Peugeot 408
Spoiler:

#20
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Muito massa a ideia, seguindo esse projeto!

http://philldesigner.com.br

#21
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Zanetti! tava pensando em 2 difusores do lado, apesar que vai dificultar um pouco o fluxo de ar mas nao tem jeito e vai ficar pra frente do porta trecos.  Pois ao lado do porta trecos eh muito apertado. A nao ser que eu faça uma caixa estanque nesta regiao... Mas vai dar trabalho. Alem do que teria que trabalhar tambem os difusores do fiat 147 pois a profundidade dele eh aproximadamente 5cm....

#22
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Gostei também da ideia da tomada 12v adicional.
Tudo bem que temos a tomada ali perto da mala, mas ela é pouco prática.
Ali no console fica ideal pra passageiros usando tablets, celulares ou notebooks.
Algo entre o do Vectra e o do Jetta. Não precisamos dos porta-trecos pq já temos os porta-copos.
No caso do acabamento, os que tem banco de couro saem na vantagem, basta forrar.

Também vou ficar de olho no projeto. Gostei bastante.

Tenho uma outra ideia de projeto pras ecos antigas, mas ainda não achei o que quero. E vou acabar seguindo o caminho do preguiçoso por pura falta de tempo se não achar em breve.

[]s

#23
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Kentakk, minha ideia era usar a parte da seletora que joga vento nas pernas e só nessa posição jogaria vento para a traseira, assim quando estivesse sozinho ficaria com todo vento pra mim

#24
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
zanetti escreveu:Kentakk, minha ideia era usar a parte da seletora que joga vento nas pernas e só nessa posição jogaria vento para a traseira, assim quando estivesse sozinho ficaria com todo vento pra mim
justamente isso Zanetti!  usar o ar do pé para jogar pra tras..... pois nunca vi utilidade nesse ar para o pé... Acho que serve so para os sortudos de "pé quente" que nao eh meu caso.  Laughing

#25
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
O ideal seria isso, mas teria que ter uma coluna larga para passar os dutos

Toyota SW4
Recirculacao de AR?????? 24022

#26
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 3]

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos