EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Marcha "S"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Xtreme

Xtreme
Iniciante
Iniciante
Oi pessoal, estou com um Ecosport de câmbio automático, modelo 2013/14.. Nele tem uma marcha "S", que seria pra dar mais agilidade ao motor, o que quer que isso signifique, mas eu não percebo qualquer diferença em força. Alguém tem a mesma impressão?

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Xtreme, eu não possuo o novoeco automático, senão iria fazer uns testes, rsrsrsrs.

Mas o modo "S" (Sport) não funciona para condução em baixas rotações. Pelo que entendo, é mais para poder esticar a marcha até altas rotações, sem fazer as trocas automáticas, de modo a conseguir mais força para o motor em conduções eSportivas.

Na prática, quer dizer que é como se, num carro manual, eu pudesse estar com a terceira marcha engatada e acelerar até 5.000 rpm, por exemplo. Num AT, eu geralmente não consigo conduzir desta maneira, pois basta aliviar o pé um pouco e a marcha seguinte entra. O modo serve justamente para evitar esta troca, até que o motor atinja rotações mais altas.

Ou seja, isso deve contribuir um bocado para o aumento do gasto de combustível...

 santa

#3
 odairmmf

odairmmf
Iniciante
Iniciante
Boa tarde amigo,

além de segurar a marcha mantendo um giro mais alto o modo "S" também vale para descidas de serra, em que você precisa descer reduzindo a marcha ao invés de frear muito. note que o carro vai reduzir de marcha sozinho em certas ocasiões.

#4
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Essa eu realmente não sabia, interessante isso de reduzir a marcha...

http://philldesigner.com.br

#5
 albertoivo

albertoivo
Iniciante
Iniciante
Josimar Medeiros escreveu:Xtreme, eu não possuo o novoeco automático, senão iria fazer uns testes, rsrsrsrs.

Mas o modo "S" (Sport) não funciona para condução em baixas rotações. Pelo que entendo, é mais para poder esticar a marcha até altas rotações, sem fazer as trocas automáticas, de modo a conseguir mais força para o motor em conduções eSportivas.

Na prática, quer dizer que é como se, num carro manual, eu pudesse estar com a terceira marcha engatada e acelerar até 5.000 rpm, por exemplo. Num AT, eu geralmente não consigo conduzir desta maneira, pois basta aliviar o pé um pouco e a marcha seguinte entra. O modo serve justamente para evitar esta troca, até que o motor atinja rotações mais altas.

Ou seja, isso deve contribuir um bocado para o aumento do gasto de combustível...

 santa

Josimar, vc disse uma coisa que me interessou bastante que está em negrito no seu comentário acima. Acabo de comprar uma EcoSport SE Powershift, nunca dirigi um carro automático antes... Então vamos lá: pelo que entendi, vc falou que devemos aliviar o pé depois de uma acelerada para o carro passar de marcha? Então se eu mantiver pisado no acelerador o motor vai chegar a quase rasgar até trocar de marcha?

Obrigado por qualquer dica que me faça economizar combustível num carro automáticop.. rsrsrs..

#6
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Acredito ser o equivalente ao botão do overdrive no modelo antigo.
Não tem nada a ver com mais torque. Até pq isso não é possível se alterar em um carro.
O que muda é exatamente o que já foi explicado. O carro estica mais as marchas, levando sempre o bicho até pouco depois da rotação de torque máximo.
Na eco antiga AT (como a minha) que só tem 4 marchas, ele desliga a 4a marcha e o carro leva as outras 3 até o talo quando se pisa.
Agora, pra condução normal, não faz a menor diferença.

[]s

#7
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
não Alberto, se você pisar ele vai desenvolvendo e passando a marcha normal, porem ele vai passar a marcha com acelerações mais altas... um exemplo disso é quando você está de 3ª e da uma pisada para ultrapassar, o sistema over driver reduz a marcha e acelera para ganhar força, se você continuar pisando ele passa a 3ª novamente ( o carro já está rápido ) e continua tentando passar de acordo com o desenvolvimento do carro...

Quando você alivia o pé ele entende que você vai manter a velocidade e dependendo ja passa para marcha seguinte para manter o motor em baixa rotação economizando combustível, é basicamente isso.



Marcha "S" WwmQbLo
Marcha "S" NKBmntB
http://philldesigner.com.br

#8
 albertoivo

albertoivo
Iniciante
Iniciante
Obrigado!!! Very Happy

#9
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
albertoivo escreveu:
Josimar, vc disse uma coisa que me interessou bastante que está em negrito no seu comentário acima. Acabo de comprar uma EcoSport SE Powershift, nunca dirigi um carro automático antes... Então vamos lá: pelo que entendi, vc falou que devemos aliviar o pé depois de uma acelerada para o carro passar de marcha? Então se eu mantiver pisado no acelerador o motor vai chegar a quase rasgar até trocar de marcha?

Obrigado por qualquer dica que me faça economizar combustível num carro automáticop.. rsrsrs..
Olá, Alberto. Parabéns por sua aquisição.

Infelizmente não posso dar muitas dicas pois não possuo um carro automático/automatizado. Já dirigi algumas vezes, mas só para teste.

Esta consideração que fiz baseou-se em comentários de colegas aqui do fórum que responderam esclarecendo algumas dúvidas.

Mas é isso mesmo que citei. Se pisar fundo as marchas serão trocadas em maior rotação (mas sem chegar a rasgar o motor, rsrs), o que certamente significa também maior consumo de combustível.

Quem está habituado à condução manual sente muita diferença no quesito aceleração x potência, pois o carro automatizado procura equilibrar melhor o balanço energético do veículo, e deste modo as reações são mais lentas, visando a uma melhor performance do motor e consequente segurança e economia.

Por isso, o modo "S" torna-se uma opção interessante para diminuir esta sensação de perda de autonomia sobre o veículo. Mas deve ser usado com parcimônia, uma vez que acarreta maior consumo.

Mas não se preocupe em demasia com isso. Curta o carro, acostume-se com a condução e com certeza encontrará o ponto certo entre emoção x economia, principalmente auxiliado pelo computador de bordo, que registra instantaneamente o consumo e possibilita alterar formas de condução até encontrar a mais adequada.

Mas a regra de ouro vale tanto para automáticos quanto manuais... Ter o pé leve...

 Driver

#10
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Se vc dirigir da mesma maneira que dirige um manual pode se preparar para fazer uma média de 3 a 4 Km por litro e mesmo assim não vai ter o mesmo desempenho do manual, a coisa é lenta mesmo e a tendencia é "piorar", pois vc vai se acostumando com o carro e tem a impressão de que o mesmo não anda

#11
 albertoivo

albertoivo
Iniciante
Iniciante
obrigado a todos pelos esclarecimentos.. estou aprendendo bastante aqui no forum..

#12
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos