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Agua no reservatorio......

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#1
 kentakk

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outro dia ao desligar o motor ouvi um barulho que creio ser normal o burbulhar da agua que vem da mangueira de retorno... Mas acontece que ele fica borbulhando mais de 2 minutos apos desligar o motor quente...  Ou seja se desliguei o motor, porque fica minutos circulando agua pela mangueira de retorno... Alguem tem alguma explicacao?  Sera que ta com AR no sistema?

#2
 Josimar

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Acho que não, Kentakk. É normal o motor esquentar um pouco mais quando o carro está parado, pois além de não ter mais a refrigeração do ar que passa pelo radiador, a água não circula mais.

Pro isso que, caso você torne a ligar a chave após uns dois minutos, o ponteiro normalmente registra uma temperatura mais alta, até que o líquido de arrefecimento seja resfriado novamente.

Porém, não custa investigar mais a fundo. Meu carro está quietinho na garagem, mas quando o motor estiver aquecido vou checar para ver se percebo isso também.

Cool

#3
 Zanetti

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Nunca ouvi nenhum borbulho, a única coisa a respeito de água que reparei e não é do sistema de arrefecimento é que quando o carro esta quente se vc levantar o capo o esguicho joga um pouco de água na parte de baixo do parabrisas o que estraga o estilo do meu carro que é empoeirado

#4
 kentakk

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tambem nao sei se eh porque coloquei agua um pouco acima do nivel normal...

#5
 willians.santana.3

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Membro Platinum
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zanetti escreveu:Nunca ouvi nenhum borbulho, a única coisa a respeito de água que reparei e não é do sistema de arrefecimento é que quando o carro esta quente se vc levantar o capo o esguicho joga um pouco de água na parte de baixo do parabrisas o que estraga o estilo do meu carro que é empoeirado
uhauhauhauhuhauhauhauhauhauhauhauha Laughing 
Meu Tigra é preto. Sei bem como é... mas ele só anda brilhando (e meu braço doendo).
Já a eco, eu queria preta também. Acabei comprando prata. Minha salvação. Está suja, mas só se percebe quando chega bem perto Wink

[]s

#6
 aasilva25

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Iniciante
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Amigo verifica se a mangueira de retorno do reservatório não está entupida, um tempo atrás fui fazer a limpeza do sistema de arrefecimento, e alguma sujeira que estava nele entupiu a mangueira de retorno não totalmente, e a minha eco ficou com a descrição que vc citou agua borbulhando, o que acontecia era que agua não conseguia voltar totalmente para o reservatório pela mangueira de retorno que é a certa e estava voltando para o reservatório pela mangueira que alimenta o sistema de arrefecimento, talvez no seu caso não seja isso mas não custa nada verificar.

#7
 Vagner Villela

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Iniciante
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Olá amigos tenho todos esse problemas depois que a 3 anos atrás meu eco ferveu, bom depois de incansáveis procuras tenho alguns laudos:

SEGUEM:
1º nunca coloque a carcaça do sensor de temperatura o mesmo da válvula termostática se não for original é certo da problema e ficar enguiçado.

2º depois de vários mecânicos descobrir que a eco não vem com o sistema de ventoinha continuar ligado apos o carro parar ou seja desligado
oque ocorre e que a agua que fica borbulhando pois está fervendo e por isso a válvula está aberta a água atingiu a temperatura da desarme da valvula
é por isso a água continua circulando no sistema, por isso a necessidade de ir a um eletricista e adaptar um cebolão para ventoinha arma na alta                                 enquanto resfria a água do carro mesmo desligado, porém nunca nunca coloquem água no reservatório, ela não foi feita para isso e por isso baixa mais rápido deve ser aditivo e o mais indicado na verdade o único deve ser paraflu outro mais barato é pior que água, bom eu fiz diversos testes a 3 anos venho analizando e descobri, agora estou colocando o kit verão na minha eco, que esse sistema para a água não baixar, que acontece quando desliga o carro e a água continua a circular porém com a ventoinha armada resfriando a água e evitando que ela se evapore!

espero ter ajudado breve vou postar resultados mas só de não usar água pura jámelhorou muito imagina depois que adaptar a ventoinha armada com o carro desligado.

abçs

#8
 Josimar

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Olá, Vagner, bem vindo ao fórum.

Obrigado por compartilhar sua experiência. Mas fiquei com uma dúvida: no seu carro a ventoinha do radiador não dispara (ou disparava) se o veículo estivesse desligado? Creio que é comum, inclusive no Eco, a ventoinha ser acionada durante uns 30 segundos após desligar a ignição, caso necessário.

Abs

#9
 EDSON JR CUIABA

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Membro Pro
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BOA NOITE PESSOAL, ESTOU QUERENDO ZERAR MEU RESERVATORIO DO ARREFECIMENTO, E COLOCAR AGUA E PRODUTO NOVO, ME AJUDEM, AI QUANTOS LITROS, QUAL A MARCA.. ESTOU COM MUITAA DUVIDA OK

#10
 Akernak


Iniciante
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Pessoal, compartilhando uma experiencia amarga no bolso....

Recentemente tive um vazamento no radiador ( eco automatica 2008 , , 58.000km).
Tive que trocar o proprio radiador,  e para versão automatica , só achei na  ford por 1.080 pilas !!!! não encontrei no mercado outro compativel. já para as outras ecos manuais era 250,00. é mole !?  que facada !!

Bom , não sei exatamente o que pode ter ocasionada o tal furo no radiador ( na parte lateral )e segundo um especialista no assunto, foi justamente um local que não tinha como reparar.

Tambem percebo que a ventoinha não liga quando desligo o carro, é estranho. Não deveria continuar a resfriar a água por alguns segundos ? é normal isso na ECO ??

#11
 Josimar

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Olá, Akernak.

É comum na Eco a ventoinha não ligar após desligar o veículo, mas isso se o motor não estiver muito aquecido, como quando você fica parado por algum tempo, sem que o próprio movimento do carro capte uma corrente de ar que ajude a resfriar a água.

Quando o veículo está ligado, você percebe se a ventoinha arma normalmente nos dois estágios? De qualquer modo é melhor checar esta característica. Já conhece o meu secreto? Ele ajuda a checar a temperatura do motor:

http://ecosportclub.forumeiros.com/t1700-menu-secreto#18625  

Abs

#12
 Josimar

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EDSON JR CUIABA escreveu:BOA NOITE PESSOAL,  ESTOU QUERENDO ZERAR MEU RESERVATORIO DO ARREFECIMENTO, E COLOCAR AGUA E PRODUTO NOVO, ME AJUDEM, AI QUANTOS LITROS, QUAL A MARCA.. ESTOU COM MUITAA DUVIDA OK
Olá, Edson. Selecionei estes posts que podem lhe auxiliar: 

http://ecosportclub.forumeiros.com/t1765-sistema-de-arrefecimento#19430

http://ecosportclub.forumeiros.com/t378-sistema-de-arrefecimento#4218

Abs

#13
 EDSON JR CUIABA

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Membro Pro
Membro Pro
Josimar obrigadoo... pela resposta, comprei ontem no mercado 2 lt de água bonafont e 4 litros de aditivo que a ford recomenda, (ROZADINHO)... fiz a troca em casa mesmo, ontem atarde, retirei a mangueira do retorno com ela fria e dei uma soprada, entao lguei o carro e fui esvaziando , apesar de estar limpa a agua fiz duas vezes o procedimento, quando acabou a agua, entao coloquei o produto e a agua mineral...ficou showw de bola, Sou Analista de T.I, tenho tempo entao gosto de mecher nessas coisas rsrs.... abraçoooooooo

Olha esse link me ajudou muito
www.youtube.com/watch?v=VniYtkUJG7I‎

#14
 renanbagatini

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Iniciante
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kentakk escreveu:outro dia ao desligar o motor ouvi um barulho que creio ser normal o burbulhar da agua que vem da mangueira de retorno... Mas acontece que ele fica borbulhando mais de 2 minutos apos desligar o motor quente...  Ou seja se desliguei o motor, porque fica minutos circulando agua pela mangueira de retorno... Alguem tem alguma explicacao?  Sera que ta com AR no sistema?
Rapaz, já ouvi um barulho desse, mas foi numa época em que peguei alagamento... entao, ficou uns dias fazendo esse barulho, depois parou...

#15
 Akernak


Iniciante
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Josimar Medeiros escreveu:Olá, Akernak.

É comum na Eco a ventoinha não ligar após desligar o veículo, mas isso se o motor não estiver muito aquecido, como quando você fica parado por algum tempo, sem que o próprio movimento do carro capte uma corrente de ar que ajude a resfriar a água.

Quando o veículo está ligado, você percebe se a ventoinha arma normalmente nos dois estágios? De qualquer modo é melhor checar esta característica. Já conhece o meu secreto? Ele ajuda a checar a temperatura do motor:

http://ecosportclub.forumeiros.com/t1700-menu-secreto#18625  

Abs
Josimar, valeu pela dica !  vou verificar e posto aqui...

#16
 larissayorky

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Iniciante
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Alguem sabe que dizer pq tem alguns reservatorios de expansao com 2 bicos para retorno da agua? ganhei um reservatório novo, da ecosport, igualzinho o antigo que tava la, só muda esse bico a mais que tem no retorno, dai levei pra trocar, ele trocaram e vedaram esse bico, séra que da algum problema?

#17
 efemota

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Kentakk na mangueira de retorno tem um redutor de pressão. Veja se o mesmo não está entupido.

Para retirá-lo, você precisa de um alicate de bico bem fino. Ele fica instalado dentro da mangueira de retorno.

São 2 redutores de pressão no total, um logo no inicio da mangueira que sai por cima do reservatório e tem outro no meio da mesma mangueira.






EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#18
 paesrm

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Membro Jr
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kentakk escreveu:outro dia ao desligar o motor ouvi um barulho que creio ser normal o burbulhar da agua que vem da mangueira de retorno... Mas acontece que ele fica borbulhando mais de 2 minutos apos desligar o motor quente...  Ou seja se desliguei o motor, porque fica minutos circulando agua pela mangueira de retorno... Alguem tem alguma explicacao?  Sera que ta com AR no sistema?

Olá kentakk,
Recentemente tive esse problema e a causa era a bomba d'água com defeito (muita ferrugem internamente scratch Question Exclamation ). Troquei e o problema foi resolvido.  bounce bounce bounce

#19
 andressaoaquino

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Esse borbulhar eu nunca ouvi .. já a ventoinha é de praste, sempre que desligoo carro ela gira pra esfriar, muitas vezes até mesmo antes de desligar, poucas vezes mas já aconteceu dela rodar enquanto eu to parada no sinal vermelho, mas nunca estranhei, ela faz bem o trabalho dela, ainda mais aqui que o sol ajuda muito a esquentar ..rsrs

#20
 efemota

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EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#21
 celio amorim

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Bom dia a todos! Comprei uma Ecosport 2007 que segundo o dono anterior havia trocado a válvula termostática juntamente com a carcaça nova; andei com ela na BR 040 uns 23 Km e quando retornei a garagem notei que o ponteiro da temperatura estava na metade acima do meio antes da marca preta. Abri então o capo e verifiquei que o motor estava bastante quente e o liquido de arrefecimento estava bem acima da marca máximo. Então deixei esfriar e abri lentamente a tampa do reservatório. O liquido abaixou mas não até a marca que deve estar entre o mínimo e máximo. Não rodei ate o outro dia de manhã; abri o capo e verifiquei que que escapava um ar pela tampa do reservatório com o carro totalmente frio após umas 12 horas. Abri a tampa e deixei o ar sair todo. Levei em um mecânico de 40 anos de profissão e ele retirou a mangueira de retorno e pediu para ligar o carro; entretanto não saiu nada; então retirou uma peça pequena de dentro da mangueira chamada REDUTOR DE FLUXO e desentupiu a mesma e o carro voltou a funcionar normal. Ele disse que muitos motores Ford Zetec Rocam já queimaram a junta do cabeçote por causa desta pecinha. Ele disse que é bom mantê-la porque ela tem a função de deixar um maior fluxo de liquido circulando no bloco do motor; se retira-la o fluxo passa a ser maior no reservatório e o motor aquece mais. Ruim com ela pior sem ela.

#22
 celio amorim

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Ai esta o tal REDUTOR DE FLUXO, um dos carrascos do Zetec Roncam.

#23
 celio amorim

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Espero que com esta informação tem contribuído com o Forum e talvez evitar gastos astronômicos com o mortor Zetec Rocam e ficar na estrada com chuva ou soul esperando Socorro!

#24
 Zanetti

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Diamond Titanium
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Seja bem vindo ao fórum.
Contribuiu sim Célio, obrigado por ter postado, com certeza vai ajudar outros com o mesmo problema.

#25
 celio amorim

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Iniciante
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Zanetti escreveu:Seja bem vindo ao fórum.
Contribuiu sim Célio, obrigado por ter postado, com certeza vai ajudar outros com o mesmo problema.
Não tinha tanta esperança de receber uma resposta rápida da postagem, haja vista que a ultima referente ao assunto ter mais de um ano. Amo mecânica apesar de não ser mecânico, tive varias marcas entre elas Fiat, VW, GM, Renault, Toyota e por ultimo Ford estou gostando da estrutura da Ford porem temos de ficar atento as exigências da mecanização pois quase não aceitas as chamadas "gambiarras".

#26
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