EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Fluido de Freios...

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

#1
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
ola pessoal! com que frequencia vcs trocam os fluidos de freios????? Pois como o fluido eh higroscopico e gosta de pegar umidade do ar alterando suas propriedades eh bom trocar de vez em quando...

#2
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Eu faço como recomendado no manual, a cada 2 anos.

De qualquer forma quando o carro vai para a oficina para fazer uma revisão ou algo do tipo, já aproveito para verificar o estado do fluído de freio... Se estiver contaminado já faço a troca!

Abs

#3
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
SIMIONI escreveu:Eu faço como recomendado no manual, a cada 2 anos.

De qualquer forma quando o carro vai para a oficina para fazer uma revisão ou algo do tipo, já aproveito para verificar o estado do fluído de freio... Se estiver contaminado já faço a troca!

Abs
ola Simioni! mas como vou saber se esta contaminado? Abri a tampinha e tem uma cor esquisita meio esbranquissado....  pelo que sei fluido de freio eh azul.....  ou da motorcraft eh diferente?

#4
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Fala Kentakk,

Para determinar com precisão se o fluído está contaminado ou não você vai precisar usar um equipamento específico para isso, geralmente em formato de caneta. O equipamento indica o nível de contaminação através de LEDS, são vários níveis de contaminação. Dá uma olhada: http://www.lojadomecanico.com.br/produto/2580/3/53/equipamento-de-teste-de-fluido-de-freio-tipo-caneta

No meu carro o fluído é vermelho, assim como em outros que já vi... Pode ser que exista outra cor de acordo com a especificação (DOT 3, 4, etc.), mas não sei te dizer. Se o seu está com essa cor estranha, acredito que seja necessário fazer a troca urgente lol! 

Essa troca é um pouco complicada, geralmente você precisa de duas pessoas ou um equipamento especial para não entrar ar no sistema... Lembro que o Renan explicou como ele faz essa troca sozinho em outro tópico!

Abs

#5
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
SIMIONI escreveu:Fala Kentakk,

Para determinar com precisão se o fluído está contaminado ou não você vai precisar usar um equipamento específico para isso, geralmente em formato de caneta. O equipamento indica o nível de contaminação através de LEDS, são vários níveis de contaminação. Dá uma olhada: http://www.lojadomecanico.com.br/produto/2580/3/53/equipamento-de-teste-de-fluido-de-freio-tipo-caneta

No meu carro o fluído é vermelho, assim como em outros que já vi... Pode ser que exista outra cor de acordo com a especificação (DOT 3, 4, etc.), mas não sei te dizer. Se o seu está com essa cor estranha, acredito que seja necessário fazer a troca urgente lol! 

Essa troca é um pouco complicada, geralmente você precisa de duas pessoas ou um equipamento especial para não entrar ar no sistema... Lembro que o Renan explicou como ele faz essa troca sozinho em outro tópico!

Abs
ola Simioni! Quanto a troca do fluido isso eh tranquilo ja fiz isso no outro carro....  no you tube tambem ensina a fazer.... Nao tem erro....  so precisa de uma mangueira transparente no diametro da valvulinha, uma garrafnha pet de 600ml....

#6
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Ah, maravilha então! Você pode postar esse vídeo aqui? Também quero aprender cheers 

Abs

#7
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
https://www.youtube.com/watch?v=UA1lh4adyJM
achei interessante este video que o cara montou uma bomba caseira para nao precisar de 2 pessoas para ficar bombando o pedal do freio.... ahco que vou montar um tambem.

#8
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
eu acho que fluido de freio nao devemos negligenciar. Primeiro pela segurança..... e outra como o fluido acaba atraindo muita umidade, creio que isso possa acarretar corrosao dos pistoes da pinça de freio entre outros.... As vezes causando ate engripamento da mesma....isso torna o freio cho-cho....

#9
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Para ilustrar o comentário do Simioni

#10
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Valeu pelo vídeo, Zanetti.

Gostei dever a caneta em ação. Nunca tinha ouvido falar deste equipamento até que o Simioni postou o assunto. Daí fiquei curioso para ver em funcionamento e o vídeo veio bem a calhar!

Cool

#11
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Valeu pelos vídeos galera, a canetinha de testes é usada em todas as oficinas por aí...

Show essa bomba caseira hein? Hehehe.

Legal reparar também na cor do fluído desse carro, pelo visto existem algumas variações mesmo...

Abs

#12
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
SIMIONI escreveu:Valeu pelos vídeos galera, a canetinha de testes é usada em todas as oficinas por aí...

Show essa bomba caseira hein? Hehehe.

Legal reparar também na cor do fluído desse carro, pelo visto existem algumas variações mesmo...

Abs

ola Simioni! vc sabe a cor certa do fluido original da Ford?  o meu ja ta esbranquiçado... deve tar super-contaminadaço....

#13
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Kentakk, tirei uma foto do meu reservatório e a cor é +/- essa

Fluido de Freios... 2j1tw0l

#14
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Bem parecido com o que apareceu no vídeo tutorial que o Kentakk postou.

O meu é vermelho (igual o óleo ATF) da Varga DOT 4... Nessa loja eles tem para vender o Motorcraft: http://italiaricambi.com.br/

Abraços

EDIT:

Zanetti, eu dei uma pesquisada e pelo que vi o fluído amarelo geralmente é DOT 5.. Pode ser que você esteja usando o DOT 5 ao invés do DOT 4 que é o especificado para a Eco.

#15
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Esta pensando em mandar trocar o fluido no porto seguro serviços....  mas vi que isso ai tambem eh uma grande malandragem.... os servicos sao mais caros que a maioria por ai....  na italiaricambi 4litros de oleo + filtro custa 125reais....  A mesma troca na porto custa 183,00.... ou seja 58 de M.O.
Entao qual  a vantagem de ser um segurado porto seguro.... acho que a vantagem eh ser um grande trouxa. Isso ai eh um serviço terceirizado.... eh tipo pagar uma taxa de franquia para usar o nome portoseguro.

#16
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Aqui o óleo mais barato (num local confiável, claro) que achei foi a 39 pratas o litro.
Mais 35 pelo filtro (esse sim caríssimo)

[]s

#17
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Kentakk, quando fui fazer a vistoria na PS eles estavam colocando um rastreador em uma Eco e como o dono levou o rastreador saiu inteiramente de graça a instalação, se eu levar o óleo não podem me cobrar nada desde que a mão de obra é por conta da PS
Se não for isso é propaganda enganosa e pode botar eles no pau

#18
 antonio silva marques

avatar
Membro Jr
Membro Jr
como comentei no post sobre troca do fluido da direção,levei minha eco pra trocar o fluido de freio,numa oficina "especializada" em freio,ao começar o serviço o cara fez uma meleca na roda e pedi mais cuidado,ele não usou mangueirinha,questionei e respondeu que não precisava,levei mais porque a embreagem não tava legal e não encontrei nada orientando sua sangria,gastei uns 90 reais de fluido e m.o ,uns dias depois o pedal de freio abaixava demais ao acionar,e o freio borrachudo,fiquei puto mas sem vontade de voltar na "especializada",hoje comprei o fluido e 30 cm de mangueirinha e com ajuda da minha esposa fiz a sangria,tinha tanto ar que em uma roda quase derruba a garrafa com o sopro...
testei os freios hoje e estão ótimos agora!
posso estar errado mas minha conclusão é de que se eu voltasse lá tentariam me entubar dizendo que teria que trocar alguma coisa (cilindro mestre,hidrovacuo,ou reparo dos mesmos) fariam a sangria correta e tome facada!
minha eco tá com 70.000 kms por isso troquei os fluidos de direção e freios,assim como o liquido de radiador.

#19
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Simioni, talvez tenham colocado o DOT5.1 devido ao carro ser automático e usar muito o freio e gerar mais calor

#20
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pessoal um pequeno detalhe importante que tinha me esquecido e me lembrei ao ver o manual..... Sangria dos freios eu sei fazer..... Mas acontece que a embreagem hidraulica e ligada no mesmo reservatorio dos freios... Entao o certo seria sangrar pela embreagem tambem para ter a troca completa dos fluidos....
Segui a linha da mangueira da embreagem e ele entra na caixa de marchas e do lado deste tubo tem um tipo de peca com uma tampinha de borracha... acho que eh ai que faz a sangria da embreagem.....

#21
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Foto do atuador da embreagem hidraulica...  num doslados vai a mangueira de entrada de fluido e outra ponta eh onde se faz a sangria.
Fluido de Freios... Atuador-de-embragem-ford-fiesta-focus-e-ecosport_MLB-O-186196223_1703

#22
 antonio silva marques

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Kentak,o lance é sangrar os freios e depois a embreagem,é tipo um bico que fica em cima do cambio,na minha eco dava pra sentir que dava umas arranhadas,que sumiram após a sangria.

#23
 antonio silva marques

avatar
Membro Jr
Membro Jr
na minha freestyle 1.6 é diferente,fica sobre o cambio,uma peça preta parecendo um bico de torneira de jardim,rs.

#24
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Fica uma dica a todos..... se for sangrar os freios aproveita e avisa o mecanico, vai que ele nem saiba disso???
Acho que o ideal eh comecar pela embreagem ja que dizem que a sangria tem que comecar pelo mais perto do reservatorio ate o mais distante.
Acho que eu faria assim.... primeiro abre algum bico dos freios e bomba ate quase esgotar o fluido do reservatorio, depois enche de novo o reservatorio e comeca o procedimento pela embreagem e depois para os freios dianteiros e depois para os traseiros..... E repetir isso ate que todo o fluido velho tenha saido....

#25
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
zanetti escreveu:Simioni, talvez tenham colocado o DOT5.1 devido ao carro ser automático e usar muito o freio e gerar mais calor
Pode ser que sim, para ser sincero não sei se isso pode causar algum problema ou não, mas como ambos (4 e 5.1) tem basicamente a mesma composição acho que não deve dar erro não!

#26
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos