EcoSport Club

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Novo EcoSport - altura livre do solo

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#1
 Josimar

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Olá, galera.

Desde que comecei a postar no fórum levantei uma questão que até hoje não foi completamente esclarecida. Antes de mais nada, para quem ainda não sabe sou fã do EcoSport, tanto que já comprei quatro veículos e ainda possuo dois. Reconheço suas qualidades mas também não deixo de reconhecer suas limitações. Contudo, não reclamo da maioria delas, por achar compatíveis com o custo/benefício do carro.

Desde que comprei meu primeiro Eco sempre admirei a versão 4WD. Afinal, além de representar o âmago do espírito aventureiro do modelo, nas antigas versões era o veículo mais recheado de opcionais, assim como a versão AT.

Viajei muito com meus veículos e desde o início explorei seu espírito aventureiro. Sua altura livre do solo sempre foi um dos itens principais na minha avaliação. Após possuir três modelos 4x2, finalmente realizei o sonho de possuir o 4WD.

Finalmente poderia ir a lugares onde antes não me arriscaria com o 4x2. Mas, na primeira viagem o fundo do carro raspou no primeiro quebra-molas próximo à minha residência, onde passei anteriormente milhares de vezes com os outros carros sem nunca ter acontecido isso. confused  Nos trajetos de terra/areia senti também que, eventualmente, o fundo do carro encostava no chão. confused 

Na primeira oportunidade examinei a parte inferior do veículo e tive a ingrata surpresa de constatar que a versão 4x4, teoricamente feita para o fora-de-estrada, para encarar buracos e facões, era 7 cm mais baixa do que a 4x2...

Como assim? O modelo direcionado para rodar em situações adversas tem uma altura livre do solo menor do que os que foram projetados para rodar no asfalto?

Isso acontece porque o vão central por onde passa o escapamento no 4x2 é ocupado pelo eixo cardan do modelo 4WD. Aí não tem lugar para o escape e a Ford simplesmente jogou-o para baixo...

Resultado: 25 cm livres do solo (no meio do carro) na versão 4x2 e apenas 18 cm na versão 4WD.

Minha questão é: no novo EcoSport 4WD Freestyle esta solução criativa e inteligente dos engenheiros da Ford foi repetida?

confused



Última edição por Josimar Medeiros em Ter Nov 19, 2013 4:24 am, editado 2 vez(es)

#2
 Josimar

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Seguem fotos das duas versões para explicar melhor o problema:

Aqui pode-se perceber a parte inferior do 4x2. É, não dá para ver muita coisa, pois tem 25 cm livres do solo. O escapamento está protegido (e escondido) no vão central do veículo.





Agora as fotos da versão 4WD. Percebe-se claramente o escapamento por baixo.






Só tem 18 cm livres do solo...



Alguns colegas possuidores desta versão podem argumentar que não perceberam isso e não tiveram nenhum problema com isso. Ok, não duvido. Além de raspar algumas vezes em quebra-molas (com quatro ocupantes) também não tive maiores problemas, pois evitei passar em lugares que deveria ter passado, mas fiquei com medo de deixar o escapamento no meio do caminho, como aconteceu com um usuário há alguns anos...
Mad



Última edição por Josimar Medeiros em Qui Jun 26, 2014 8:00 am, editado 1 vez(es)

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#4
 Josimar

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Obrigado, Flávio. Eu já tinha acompanhado esta reportagem em seu blog. Aliás, sempre dou uma passadinha pelo Diário de Bordo, pois todas as postagens tem uma altíssima qualidade.

Mas aproveitei para tentar ver melhor a posição do escape. Quando vi a primeira vez deu a mesma impressão: colocaram por baixo do veículo, diminuindo sua altura livre em relação ao solo. Mas evitei comentar porque isso já foi objeto de discussão antiga com o básico e naquele momento o objetivo era outro. Não quis jogar areia no carro (apesar do Maurício gostar de areia da praia, hehehehe).

Mas ainda tenho esperança. Na oitava foto do blog (onde aparece o Maurício no canto inferior direito) dá para vislumbrar que a Ford criou um vão extra (ainda que raso) para encaixar melhor o escapamento, talvez evitando deste modo que ele fique exposto como acontecia nas versões anteriores.

Mas somente com a medida realizada a partir do chão (ou fotos laterais) é que poderemos sanar esta dúvida. Como ainda não tive acesso a nenhuma versão do novo 4WD, espero que algum colega do fórum possa fazer esta medição.

Esta dúvida voltou à tona depois da sua última postagem no tópico Diário de bordo, onde vi no vídeo (aos 3:21) uma imagem do Eco 4WD onde dá para ver o escapamento por baixo do veículo...

(http://ecosportclub.forumeiros.com/t1318p40-diario-de-bordo-novo-ecosport#22377)


Abs

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#6
 BASICO


Membro Pleno
Membro Pleno
Josimar nas fotos o que pude perceber quando as tirei e que independente do escapamento existe algo mais BAIXO do que ele ,para o qual se deve ter muito cuidado, em eventuais trechos com EROSÃO

Aparentemente são uns cabos que ligam as rodas traseiras a caixa. eles são bem baixos mesmo
Tenho a impressão que no meu antigo ECO 4WD não eram tão baixo assim.

Mas como meu HABITAT sãoBASICAMENTE A R E I A FOFA , e não EROSÕES, não afeta em termos atolamento NÃO.


Outra coisa achei o sistema deste novo que transmite >>>60vezes por minuto as condições do terreno para parte eletrônico qual distribui Percentual Tração Dianteira x Traseira
bem mais sensivel que o outro tanto que andei em trechos curtos de AREIA FOFA não utilizei o BOTÃO PAINEL.
Qual antigamente sempre o utilizava com medo do SILICONE esquentar se nã o fizesse.

#7
 Josimar

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Básico, você foi a Natal e passou pertinho de minha casa (Praia do Amor - Conde - pouco antes de JP). Quando vier de novo por estas bandas dê um toque para a gente fazer um encontro de gerações do 4WD!

Dei uma olhada e parece que estes braços são parte da suspensão traseira. Realmente no meu eles estão posicionados mais acima e parecem mais protegidos.

De qualquer forma estão próximos às rodas e ficam protegidas por elas. Minha questão em relação ao meio do carro é porque é a porção que mais se aproxima do solo em terrenos acidentados.

Você tem toda razão sobre a funcionalidade, Básico. Na maioria dos casos este detalhe não atrapalha em nada. Mas já atolei em areia e fiquei com medo de prejudicar o escapamento, que ficou totalmente enterrado. Dei ré e procurei outro caminho, para evitar perder a peça. 

A questão é que, como possuidor e admirador da versão 4WD, fico decepcionado com esta atitude da Ford, que poderia dar mais atenção ao modelo e projetar melhor os lugares das peças que não são usadas nas versões 4x2.

Afinal, acho que desta vez a versão 4WD vai representar um percentual maior nas vendas do que a versão anterior.

Vamos aguardar para ver.

Abs

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#9
 Josimar

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Olá, Flávio.

Mamanguape fica a uns 60 km ao norte. Quando você vem na BR 101, a entrada para a cidade de Conde fica a 27 km da fronteira PE/PB. A partir daí são 15 km até o litoral. Há muitos cartazes anunciando a entrada pois trata-se do litoral sul da PB, onde está localizada a praia de Tambaba, famosa pelo naturismo.

Creio que você já citou que trafega também pela BR 230, a caminho do interior da PB. Durante a semana moro em Campina Grande, que fica no caminho.

Já fui algumas vezes à Baía da Traição. De lá já fui por uma trilha até Barra de Camaratuba, passei pela lagoa encantada e atravessei o rio. Como o caminho é todo feito por terras indígenas, fui com guia índio e aproveitei para dançar o toré em uma aldeia.

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#11
 Josimar

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Quando vier por estas bandas dê um toque. Adoraria lhe conhecer pessoalmente. Quem sabe não marcamos um encontro da região, nos moldes da galera de SP?

Abs

#12
 Josimar

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Um colega argentino viu este tópico e se cadastrou no fórum para pedir mais algumas informações. Já trocamos algumas mensagens, mas foi somente por MP. Acredito que, devido à barreira da língua, ele preferiu não escrever diretamente no tópico, apesar de usar a tradução automática oferecida por alguns sites.

Ele também possui uma Eco 4WD e relatou que já usou com sucesso em areia, lama, neve e gelo. Infelizmente nestes dois últimos não tenho nem perspectiva de usar... Com esse calorão aqui do Nordeste...

Mas ele concorda que esta "adaptação" que a Ford fez ao colocar o escapamento para baixo do veículo foi terrível, e queria saber se tenho alguma "solução" para o problema. E questionou qual era a altura do meu em relação ao solo, a partir dos para-choques.

Externamente, o Eco (tanto o 4x2 quanto o 4WD) tem pelo menos 30 cm livres a partir do meio da roda até o chão. Esta altura pode ser encontrada ao se medir a distância dos para-choques até o chão, ou mesmo das laterais do veículo (onde ficam os estribos). Isso é muito bom. Já citei que no meio do veículo (por baixo) a distância livre no 4x2 é de 25 cm.

Por isso fiquei %#@ da vida quando descobri que o 4WD tem apenas 18 cm livres do solo... Para mim isso não tem explicação. Foi uma baita sacanagem dos engenheiros da Ford dar este "jeitinho brasileiro" para acomodar o escapamento...

Mad

#13
 Josimar

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Flavio.mac escreveu:Josimar Medeiros, até no Novo EcoSport 1.6 o escapamento diminui a altura livre do solo.

Veja a foto do meu EcoSport. Preste atenção na região logo abaixo da porta traseira.

Depois eu vou fazer uma foto com aquela medição que você fez e posto aqui!

http://1.bp.blogspot.com/-abW1yoCZ_CI/UHq8bD4ZQcI/AAAAAAAACWU/aeU0J9trDI8/s1600/NovoEcoSport17.JPG
Flávio, medi a altura livre do solo a partir desta parte do escapamento que você citou. Realmente ela baixa um pouco a altura livre, mas pude perceber que o novo Eco tem um altura maior em relação ao solo.

Mesmo nesta parte que você apontou a altura livre do solo é de 23 cm. Muito bom para os padrões do carro.

Outra coisa que percebi é que o vão central por onde passa o escapamento é muito mais largo que na versão anterior. Não pude perceber bem nas fotos que o Básico postou, mas acredito que daria para passar o escapamento junto com a tração do 4WD, daí o problema que citei estaria resolvido...

cheers

#14
 Josimar

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Nenhum proprietário do novoeco 4WD respondeu meu questionamento. Mas também parece que por enquanto só o Básico possui esta versão (aqui no fórum, claro).

Mas minha dúvida foi respondida casualmente. Estacionei no aeroporto ao lado de um novo eco 4WD. Não contei conversa, forrei o chão, abaixei e verifiquei a posição do escapamento.

A Ford manteve a mesma "brilhante" estratégia: pôs o escapamento exposto por baixo do veículo, de modo similar à versão anterior.

A boa notícia é que, como esta nova versão do Eco é mais alta do que a anterior, mesmo com esta absurda adaptação em um veículo que quer parecer off-roadmedi e a altura livre do novo Eco 4WD é de 19 cm. Em alguns pontos do escapamento chega a 20 cm.

Então, dúvida respondida.

Abs a todos.

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#16
 Josimar

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Embarassed Eu estava com uma fita métrica no carro... Kkkkkkkk. Mas tirei momentos antes de ir ao aeroporto... Por sorte tinha uma serra de metal na mala, então empenei no ponto certo e esperei chegar em casa para medir.

Eu fico "procurando" a nova versão 4WD do eco por aí. Essa foi a primeira que vi pessoalmente. Então não poderia perder a oportunidade. E o interessante é que a placa do carro é da cidade do Conde - onde também moro (só deve ter este novo eco por lá) - e eu não tinha visto ainda. Na próxima semana devo descobrir o dono e trocar umas "figurinhas" com ele sobre o carro... 

Mas a princípio não vou falar desta questão do escapamento. Ele deve estar na fase do namoro e eu não quero atrapalhar.

Abs

#17
 Ecomarco


Membro
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Olá Josimar, o que me causa estranheza é o silêncio do Básico, será que está trabalhando muito ou esta em uma grande trip com a sua Nova 4WD?

Abraço!

#18
 Josimar

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Olá, Ecomarco. Também já estranhei e comentei esta ausência do Básico aqui no fórum. Pelo menos para mim ele é referência no assunto Eco 4WD. E foi o primeiro de nós a migrar para a nova versão.

Parece que só o Flávio consegue fazê-lo falar sobre o carro ultimamente, hehehehehe.

Mas em relação aos meus questionamentos eu até entendo a posição dele. O Básico é um defensor apaixonado do Eco 4WD e eu costumo apontar alguns problemas do carro, tipo este do tópico. Daí percebo que ele evita comentar nestes casos.  

Mas sinto falta dos seus comentários abrangentes sobre a versão. Foram estes comentários que me levaram a optar pela versão 4WD.

Mas se o silêncio for devido a uma trip, creio que em breve teremos notícias... 

Abs

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#20
 Josimar

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Valeu, Flávio. Eu particularmente não uso o Face mas reconheço sua utilidade, hehehehe.

Abs

#21
 paesrm

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Josimar Medeiros escreveu:Valeu, Flávio. Eu particularmente não uso o Face mas reconheço sua utilidade, hehehehe.

Abs



Falando em erros de projeto, se tiver um tempinho analise um problema sobre o qual não canso de me queixar (porque convivo com ele diariamente)  e, se possível, deixe sua opinião por lá:


Olá Josimar,
Posso estar enganado mas você já verificou se os amortecedores e molas atuais da sua 4WD são próprios para esse modelo ?
Isso pode fazer alguma diferença na altura final se forem usados os amortecedores e molas convencionais ao invés dos apropriados para seu modelo de Eco.

Não vou entrar no mérito dessas diferenças de altura nas Ecos, vou procurar passar aqui  algumas considerações que tenho a respeito de veículos 4x4, até porque esse assunto é bastante extenso e complexo, creio então que não será tão completa mas, conforme for rolando o interesse assim como dúvidas, contestações, opiniões e sugestões podemos dar continuidade a esse papo neste mesmo tópico.
Peço aqui antecipadamente para aqueles que tenham um conhecimento mais profundo sobre este tema que, por favor, façam as devidas correções aos meus comentários se assim for necessário pois além de me corrigir trará um grande benefício a todos os participantes do fórum.
Ocorre que um erro bastante comum a muitos usuários é imaginar que basta um veículo 'ser' equipado com tração 4x4 para que o mesmo seja considerado fora-de-estrada, ou "off-road" ( para ficar mais pomposo) e sair por aí rodando em qualquer tipo de estrada ou trilha. Não é bem assim, isso porque muita, mas muita coisa mesmo deve ser apropriado para encarar esse tipo de aventura e o principal é sua estrutura como chassis, suspensão (molas, amortecedores, calços, etc...) e pneus e isso seria só para começar.
Definindo:
Veículo 4x4 - tração nas 4 rodas (podendo ser independentes, parciais ou continuas)
Veículo 4x2 - tração somente nas rodas traseiras e contínua.
(obs.: poderíamos considerar carros com tração dianteira como se fossem 2x4 mas essa denominação não existe).
Resumindo, um veículo 4x4 já deve ter nascido 4x4 (Jeep, Troller, Defender, Bandeirante por exemplo) e não ser apenas um modelo reestilizado ou maquiado para parecer um 4x4 como temos os vários "Cross" atualmente no mercado e os mais conhecidos como SUV's (Veículo Utilitário Esportivo).
Na verdade esse tipo de veículo continua sendo para uso urbano, porém com sua suspensão um pouco mais reforçada, o que os torna  bem mais apropriados para nossas ruas e rodovias com asfalto de péssima qualidade, com muitos buracos, lombadas, desníveis e, no mais, uma estradazinha de terra para acesso a um sítio, fazenda ou uma área rural,desde que em razoável estado de conservação, ou um passeio nas areias de algumas praias onde se permita essa "aventura" .
Ecosport 4WD (Ford), Captiva (GM), Tiguan (VW), RAV4 (Toyota), Tucson (Hyundai), CR-V (Honda), Sportage (Kia), Forester (Subaru) são exemplos de alguns modelos de veículos que possuem tração 4x4 (normalmente integral e/ou automática) mas que nenhum deles podem ser considerados verdadeiros fora-de-estrada. No caso específico desses modelos a tração 4x4 tem como objetivo principal proporcionar uma segurança e conforto maior aos usuários, principalmente quando se dirige sob fortes chuvas já que com tração nas 4 rodas se consegue uma maior aderência ao solo e com isso diminuindo os riscos de derrapagens ou aquaplanagens,  dando até para imprimir uma velocidade maior. Lembrando que isso aumenta significativamente o consumo de combustível.
Nota-se também que, apesar desses veículos serem 'equipados' com tração 4x4 nenhum deles tem uma altura significativa do solo, isso porque quanto maior for essa altura, menor passa a ser sua estabilidade, então podemos concluir que, como são carros 'de passeio' mas com jeitão de fora-de-estrada, a segurança que a tração 4x4 poderia proporcionar para sua estabilidade seria anulada se fossem muito altos. Normalmente para se equilibrar altura x estabilidade há a necessidade de se usar pneus com banda de rodagem mais largas, ou seja: banda+larga = +atrito = +estabilidade.
Nem vou entrar no mérito da suspensão pois os pneus já são uma boa referência e estes por sua vez geralmente são de aro 16 no mínimo.
Então resumindo, o que posso dizer é que a Ecosport 4WD está mais para um "city-cross"  Twisted Evil do que para um "off-road'. Crying or Very sad 
Como mencionei no início, esse assunto não se encerra por aí e ainda há muito o que se falar, então....

Nota: bounce  As palavras escritas em inglês e que encontram-se entre aspas foram propositais, isso porque não coaduno muito com a ideia de americanizar (ou seria "inglerizar" ??) Evil or Very Mad  minhas palavras, mas como muitas delas já são mais "brasileiras" do que as do nosso idioma, fazer o que né... Embarassed No

#22
 Josimar

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Obrigado pelo retorno, Paesrm.

Sem dúvida suas considerações são pertinentes. O EcoSport e alguns outros veículos adaptados para uso misto não podem se comparar a legítimos fora-de-estrada.

Porém, meus questionamentos não tem a ver com esta característica - não pretendi comparar o EcoSport com nenhum outro veículo - a não ser com o próprio EcoSport.

O que quero dizer é que a versão 4x2 do EcoSport tem 25 cm livres na altura do meio do veículo, enquanto o 4x4 tem apenas 18 cm.

Isso acontece porque o vão central por onde passa o escapamento no 4x2 é ocupado pelo eixo cardan do modelo 4WD. Aí não tem lugar para o escape e a Ford simplesmente jogou-o para baixo...

As fotos que postei inicialmente ilustram bem a questão. 

Este é o "X" da questão sobre o que considero um erro de projeto...

A suspensão é original, mas talvez devesse ter sido melhor projetada para este modelo. Mas o fato é que externamente as duas versões parecem ter alturas iguais...

No mínimo poderia ser enquadrado num caso de propaganda enganosa, pois por mais que se diga que o EcoSport não é adequado para rodar em estradas não pavimentadas, não é isso que é veiculado pela imprensa....

#23
 Josimar

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Resolvi trocar o jogo de pneus e colocar um perfil mais alto. Acabei de trocar os 205/65/15 por 205/70/15. O perfil 70 me deu pouco mais de 1 cm de diferença. Mas na prática, como os pneus são novos, ganhei 2 cm na altura final!

Agora tenho 20 cm livres no meio do carro. É pouco, mas já melhorou. Vou testar para ver se ainda arrasta em quebra-molas altos.

E os pneus são Goodyear Fortera Comfortred, mmmuuuiiiito mais macios e silenciosos do que o Scorpion ATR que eu usava.

http://www.itaro.com.br/pneus/pneus-todos/pneu-goodyear-fortera-comfortred--205-60r15-91t_33151

Só o preço foi meio salgado. Mas vou discutir isso em outro tópico.

 santa

#24
 efemota

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Administrador
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Coloca foto da Eco com os pneus novos Josimar. Fiquei curioso e quem sabe aderir a ideia. Abraços.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#25
 Josimar

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Olá, Fernando. Vou fazer umas fotos mais tarde. Achei que ficou bem legal. É que a correria de final-de-ano está grande.

Pensei muito antes de fazer a troca, pois os meus ainda estão seminovos e o investimento foi grande. Mas era algo que tinha vontade há muito tempo.

Você também deve estar bem ocupado, não é mesmo? Nesta época aparecem muitos compromissos!  

Mas adoro o fim-de-ano, Natal e tudo de bom que vem junto... Aliás, notei a mensagem na página principal. Foi você que colocou?

 santa

#26
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