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50.000? Troque seu óleo do câmbio automático!

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#1
 SIMIONI

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Relembrando a primeira mensagem :

Pessoal,

Essa semana levei minha Eco na oficina para dar uma geral em alguns itens, aproveitando a visita que seria somente para a troca de óleo, filtros, alinhamento e balanceamento.

No manual a recomendação é clara: com 50.000 Km deve ser efetuada a troca do óleo do câmbio automático. A minha Eco é 2008, para as mais novas parece que não é necessário fazer a troca, consulte o seu manual.

Gastei 252 reais com o óleo e troca. A diferença foi grande, após a troca a mudança de marchas ficou muito mais suave e silenciosa... Isso porque troquei na hora certa e estava tudo perfeito, não levei ela na oficina porque estava com problemas, foi manutenção preventiva mesmo. A vibração normal do carro também parece ter diminuído um pouco.

Enfim, queria compartilhar a experiência com vocês e dizer que vale a pena investir nesse tipo de coisa, garanto que vai te trazer menos dor de cabeça no futuro e te dar mais prazer quando sair com seu carro!


#26
 aragorne

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A minha a cada 10.000 costumo trocar troca velas, agua radiador, pastilha freio a cada 20.000 disco freio, cabo de vela fora a eco tenho um ka que to alterando que esta com 200.000 e corre feito um jato sem vazamento de oleo pra mim kilometragem e coisa de gente que se prende aos prazeres da vida carro e feito pra rodar com força o que matem ele bom ou nao e a sua vontade de colocar a mao do bolso e deixar ele zero.

#27
 mirandalopes


Membro Jr
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Felipe Monteiro escreveu:Olá a minha eco é uma 10/11 automática está com uma barulho, na verdade um ronco muito parecido com rolamento de rodas
fui ate o mecânico ele olhou as rodas e disse que não era os rolamentos, fui a uma oficina especializada em troca de óleo T.automática
e o mecânico me informou que esse ronco é característico da transmissão. Porém a minha dúvida é no manual diz que normalmente
não é necessário a troca somente completar se for preciso alguém já teve esse problema??

Felipe,

A minha também é uma 2010/2011 auto, igual a sua e também faz esse barulho de rolamento roncando ja ia mandar ver.
E no manual diz mesmo que não precisa trocar o oleo, só completar, e ela já está chegando aos 50km.

Abraços

#28
 Makobjr

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Membro Pro
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SIMIONI escreveu:Pessoal,

Essa semana levei minha Eco na oficina para dar uma geral em alguns itens, aproveitando a visita que seria somente para a troca de óleo, filtros, alinhamento e balanceamento.

No manual a recomendação é clara: com 50.000 Km deve ser efetuada a troca do óleo do câmbio automático. A minha Eco é 2008, para as mais novas parece que não é necessário fazer a troca, consulte o seu manual.

Gastei 252 reais com o óleo e troca. A diferença foi grande, após a troca a mudança de marchas ficou muito mais suave e silenciosa... Isso porque troquei na hora certa e estava tudo perfeito, não levei ela na oficina porque estava com problemas, foi manutenção preventiva mesmo. A vibração normal do carro também parece ter diminuído um pouco.

Enfim, queria compartilhar a experiência com vocês e dizer que vale a pena investir nesse tipo de coisa, garanto que vai te trazer menos dor de cabeça no futuro e te dar mais prazer quando sair com seu carro!

Cara fiquei impressionado com o Valor chegaram me cobrar quase 500 reais para esta troca aqui no Tatuapé. Onde foi que você fez.
e quanto você gasto pra tudo que vc fez.

Depois vou ligar neste da Penha que o Apalma indico para ver o valor.

https://www.youtube.com/channel/UCD5sWCShHjbt6QMwMrsg--w

#29
 Valter Melchiotti

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Iniciante
Iniciante
Acabei de verificar o manual... página 183: "Normalmente não é necessário trocar ou completar o nível do fluido"... Página 220/221: "Lubrificação e manutenção 72 meses ou 120.000 km" (...) "Substituir fluido da transmissão automática." ... O manual me deixou mais confuso! É recomendado não trocar? ou trocar com 120.000? ou ainda 50.000 como foi dito aqui?

#30
 Josimar

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Diamond Titanium
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Olá, Valter.

É que no seu caso é diferente. Os tais 50.000 km se aplicam aos Ecosports das  duas primeiras gerações. O seu usa um ATF (óleo) diferente. Inclusive acabei de escrever sobre isso em outro tópico.

Para os Ecos da terceira geração (2010-2012) só se recomenda esta troca aos 120.000 km, como você frisou.

Mas, convenhamos, 120.000 km é um bocado de chão... Esta troca deve ser recomendada não porque o ATF perdeu suas propriedades, mas porque pequenas impurezas vão se acumulando ao longo do tempo, resultantes inclusive do desgaste das partes metálicas que o ATF protege... Daí a recomendação de uma troca, digamos, preventiva.

Abs

#31
 janduir10

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Membro
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Amigos, como pretendo comprar uma Ecosport 2.0 AT seminova (2011) para minha esposa em breve, vou dar um pitaco sobre a troca do óleo da transmissão. Já tive uns 6 carros automáticos, os últimos foram Civic, Corolla e Astra Elite 2005. Esse último, o manual mandava trocar o oléo a cada 45.000km uso severo ou 60.000km uso leve. Ligando em algumas css, umas diziam que não trocava, que ia dar pau no cambio, outros diziam que trocavam apenas 3 litros (visto que o manual informa por volta de 7 litros). Ai depois de muito fuçar, fui numa oficina (Peninha cambio AT em Santo André SP) e praticamente tirei todas as minhas dúvidas sobre troca óleo. Na verdade, troca-se em média apenas 3 litros de óleo de todos os carros automáticos, pois metade fica presa no conversor(por isso não se deve trocar a especificação do óleo), ou seja, vai se misturando óleo novo com óleo velho e com isso vai sempre renovando. Agora, nessa oficina, ele tinha uma máquina que faz uma espécie de diálise, com o carro ligado, ela retira todo o óleo velho, e já vai completando com o novo. Por isso no meu Astra (cambio toyota), acabei usando 9 litros de óleo (Gastei 400,00). Até imaginei se em outros países, as css tipo Honda ou Toyota não usariam essa máquina, mas mesmo lá fora, a troca sempre é parcial. Ele me disse também que se o cara nunca trocar, as transmissões Toyota chegam a rodar mais de 150.000km sem quebrar. No meu Astra, como troco total, sempre vou fazer isso a cada 80.000km, mas se fosse troca parcial, não deixaria passar de 40.000km.
Falando um pouco sobre a Eco que vou adquirir, na verdade rodamos muito, e como a Eco  permite instalar 2 cilindros gnv por baixo (o meu astra tem gnv 5ªgeração)e minha esposa gosta muito do carro, já decidimos que vai ser a Eco. Onde instalo gnv, o dono tem uma 2.0 Flex com 2 cilindros por baixo 5ª geração e recentemente dei uma volta nela e ficou perfeita no gnv, fazendo 10k/m na cidade e ele já rodou 95.000km sem dar pau em nada (tinha medo do cambio)Outra coisa, é que é a unica que permite instalar gnv por baixo sem fazer funilaria (apenas escapamento). O preço aqui está por volta de 3500,00 (gnv 1,69 - gasolina 2,89) se rodar muito compensa sim, e outra, quando vendo o carro, retiro o kit e reinstalo no próximo carro...

#32
 Makobjr

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Membro Pro
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Janduir Vc poderia nos passar o contato dele por favor???

E outra ele usa o óleo da máquina ou o específico do carro

https://www.youtube.com/channel/UCD5sWCShHjbt6QMwMrsg--w

#33
 janduir10

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Membro
Membro
Makobjr, o telefone dele é 4996-4768/7883-0052 Sandro. Quanto ao óleo, ele tem várias marcas, normalmente vai usar o indicado para o carro. Mas caso voce queira comprar na css, a mão de obra para usar a máquina fica entre 200 e 250. No meu caso, eu levo o óleo, pois compro a 20,00 o litro do Acdelco Dexrom iii na própria css Gm. Para os amigos que estão em outros estados, pode verificar se as oficinas locais tem essa máquina. O que pode ser feito também, é 2 trocas. Coloca 3 litros, roda um dia e no outro dia, troca de novo. Ai já dá uma boa renovada. Quanto ao filtro de óleo, não tem como trocar, somente abrindo o cambio. O Corolla ao menos é o único que conheço que dá para trocar o filtro retirando apenas o cárter. Os outros tem que abrir o cambio... mas o Sandro disse que esse filtro interno que não troca, aguenta muito. Perguntei quanto tempo aguentaria meu cambio (Astra 2005)já que uso gnv, ele me disse que tem um taxista que tem uma Zafira que faz a troca total a cada 50.000km e a ultima troca que fez foi aos 250.000km sem dar trancos e nada. E olha que ele usa gnv de 3ª geração. Ou seja, ele nunca trocou o filtro interno. Acho que o cambio deve passar de 300.000km (isso para o 4 marchas gm que é um Aisin-toyota). O da Eco, que é feito pela própria Ford, deve durar muito se trocado o oleo com frequência...

#34
 Makobjr

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Membro Pro
Membro Pro
Obrigado Janduir

https://www.youtube.com/channel/UCD5sWCShHjbt6QMwMrsg--w

#35
 Chapolin

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Membro
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O meu Ecosport é 2008 2008 e o manual fala em Mercon LV.

#36
 André Machado

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Iniciante
Iniciante
Pois também estava com esta duvida, a minha também é 2008 e consta no manual mercon LV, e no meu cambio que levei para fazer uma revisão o mecânico especialista em cambio, me falou que o óleo que está nela é mineral, está bem vermelhinho, o primeiro dono já tinha trocado com 50 mil agora ela está com 72mil, no minimo ele deve ter mandado colocar o mercon V como falaram os amigos que esse é mineral. Porem no site da Castrol consta que o Mercon V é sintético!! E agora??

#37
 BrunoBuccini

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Iniciante
Iniciante
Acabei de comprar uma XLT Flex 2009 Automática, agora estou na dúvida, precisa ou não trocar o óleo? O carro está com 62 mil km.

#38
 Zanetti

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Diamond Titanium
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Ao meu ver já devia ter sido trocado, sugiro levar em algum lugar que seja especializado em troca de óleo do câmbio automático, não é caro e foge dos mexânicos especializados em criar problemas mexendo onde não sabem

#39
 Josimar

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Diamond Titanium
Diamond Titanium
André Machado escreveu:Pois também estava com esta duvida, a minha também é 2008 e consta no manual mercon LV, e no meu cambio que levei para fazer uma revisão o mecânico especialista em cambio, me falou que o óleo que está nela é mineral, está bem vermelhinho, o primeiro dono já tinha trocado com 50 mil agora ela está com 72mil, no minimo ele deve ter mandado colocar o mercon V como falaram os amigos que esse é mineral. Porem no site da Castrol consta que o Mercon V é sintético!! E agora??

André, o Mercon LV também é tingido de vermelho. Por mais experiência que seu mecânico tenha, não creio que ele saberia distinguir entre um Mercon V e um Mercon LV simplesmente olhando ou tocando nele.


Realmente, não podem ser misturados ou mesmo feita uma intercambialidade na troca do ATF (Automatic Transmission Fluid).


Se o manual especifica a classificação MERCON V ou LV, deve-se usar somente ATF que tenha esta classificação.


Quanto à origem (mineral ou sintética) não consegui confirmar, mas tudo indica que os dois são sintéticos, apenas tem qualidades diferentes.


Mais detalhes: http://www.fordparts.com/products/chemicals-transmissionfluids.aspx


Abs

#40
 BrunoBuccini

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Iniciante
Iniciante
Li vários relatos dos membros aqui do fórum dizendo que no manual consta verificação do óleo e/ou vazamentos aos 120mil km, mas não fala em troca do óleo, como disse, sou novo no fórum e não conheço sobre o carro, porém, meu tio tem uma XLT 2009 AT igual a minha, está com o carro tem 6 anos, comprou na época com 14mil km e hoje está com 110mil km e ele nunca mexeu com isso! Ele já levou em diversos mecânicos de confiança e todos disseram que não precisava mexer, porém, como todos sabemos, cada marca específica uma kilometragem para troca, enfim, bem confuso isso..! O que posso dizer é que o carro dele é perfeito, uso ele às vezes e o câmbio não apresenta qualquer sinal de problemas, vou pegar a minha hoje na agência e ela está com 62 mil km, se vocês puderem me indicar alguma oficina em SP que já fizeram esse serviço eu agradeço.

Abs,
Bruno

#41
 Josimar

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Diamond Titanium
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BrunoBuccini escreveu:Acabei de comprar uma XLT Flex 2009 Automática, agora estou na dúvida, precisa ou não trocar o óleo? O carro está com 62 mil km.
Olá, Bruno.


Veja bem, esta questão de trocar o óleo faz parte da manutenção preventiva. Você faz isso para (tentar) evitar problemas futuros no carro.


Eu tenho um EcoSport 1.6 que roda muito pouco, cerca de 3.000 km/ano. Então eu troco o óleo (do motor) pelo tempo, não pela km. Troco entre 7 e 8 meses (deveria ser 6/6 - já dou uma esticada).


Meu Pai também roda muito pouco com sue Fiat Uno. Faz uns 4 anos que ele não troca o óleo. Diz que não precisa, que óleo não vence. O motor ainda não bateu, mas deve estar perto... Eu não compraria um carro desses se soubesse dessas condições...


Aliás, todos os carros dele (e do meu irmão) SEMPRE batem o motor em algum momento...


Quanto ao manual, acho que fui eu que disse aqui no tópico: é para substituir o óleo da caixa aos 120.000 km, mas isso é para os ecos da terceira geração (2010-2012), que usam outra caixa!


Página 3-29 do manual: "72 meses ou 120.000 km: Substituir fluido da transmissão automática."


No caso do Eco do seu tio e do seu (2009), a recomendação consta nas páginas 13-8 e 13-9: "Troca do fluido da transmissão automática: 50.000 km ou 30 meses, 100.000 km, 150.000 km..."


Como eu disse antes, você pode resolver não trocar e o carro continuar funcionando normalmente. É uma questão de decidir fazer ou não a manutenção preventiva. 


Mas você não tem como saber se o ATF não foi trocado pelo dono anterior?

#42
 BrunoBuccini

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Iniciante
Iniciante
Concordo com você Josimar, também sou contra esse tipo de coisa, sempre fiz manutenção preventiva em todos os meus carros, apenas comentei pois achei o assunto um tanto confuso. Você sabe dizer o que mudou no câmbio nos modelos 2010-2012? Pois o motor manteve o mesmo, não entendo o por quê da Ford mudar isso.

Pra finalizar, ninguém conhece um lugar em SP que eu possa levar o carro para fazer esse serviço?

Obrigado

#43
 Josimar

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Diamond Titanium
Diamond Titanium
BrunoBuccini escreveu: [...] Você sabe dizer o que mudou no câmbio nos modelos 2010-2012? Pois o motor manteve o mesmo, não entendo o por quê da Ford mudar isso.

Bom, nunca possuí um Eco AT, então não entendo bem do assunto e nunca me aprofundei no mesmo.

Já vi aqui no fórum que houve uma mudança, mas não tenho certeza. Inclusive já vi um colega daqui escrever que o volume de ATF seria bem menor, pois na terceira geração a caixa era "seca".

Fiz uma busca sobre o assunto e encontrei que o câmbio utilizado no Eco tem origem Mazda e faz parte do conjunto que a Ford chama de FN. Não achei nada sobre uma eventual mudança do câmbio na terceira geração.

Fui conferir agora as capacidades volumétricas e, diferente do que já li por aqui, são as mesmas para os dois câmbios AT: 6,7 litros. 

Além da km para troca, a única outra mudança encontrada foi o tipo de ATF: na primeira geração era o Mercon V, na segunda o Mercon LV e na terceira novamente o Mercon V.


Dito tudo isso e pensando bem, no seu lugar eu aguardaria um pouco mais antes de trocar o óleo da caixa de mudanças automática. Pelo visto não há tanta urgência assim para a troca...


BrunoBuccini escreveu: [...] Pra finalizar, ninguém conhece um lugar em SP que eu possa levar o carro para fazer esse serviço?

Obrigado

#44
 presley

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Membro Jr
Membro Jr
Falando em óleo esta semana percebi que o nível do óleo da minha eco estava um pouco baixo, estou usando o total quartz 5w30 semissintético e para minha surpresa com quase 7 mil km rodado completei e pegou 700 ml levei numa oficina e não tem vazamento algum o óleo simplesmente sumiu sem deixar vestígio, a pergunta é, alguém sabe dizer se os motores zetec costuma baixar óleo pois um amigo tem uma Ranger 2012 e disse que na ranger também acontece isso? vlwww

#45
 BrunoBuccini

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Iniciante
Iniciante
Pessoal, peguei o carro e não tenho boas impressões. Primeiramente, comprei o carro no Auto Shopping Global em Sto André, fiz um test drive lá dentro só, não peguei avenidas e etc, enfim, voltando para casa achei o câmbio um tanto quanto indeciso, acelerando normalmente ele troca as marchas em giros muito altos, é normal isso? Outra coisa e o que mais me deixou intrigado, andando a 70-80km e eu quero fazer kick down, o carro não responde quando acelero, simplesmente mantém a velocidade e vai acelerando gradativamente, fiz o mesmo teste em uma subida e nada. Parei em casa, tomei um banho e fui buscar a patroa na faculdade, peguei a amenidade e acelerei, o carro puxou como deveria porém o giro subiu até cortar e não trocou a marcha, fiz o mesmo teste depois e a mesma coisa, só trocou quando aliviei o pé, isso é normal? Estou bem encucado, já andei em outras Ecos e não fazia isso, inclusive a do meu tio que está com mais de 100mil km rodados não percebi nada assim também, enfim, o que vocês com experiência no carro acham? Se for algo no câmbio nem cogito arrumar, vou voltar lá na sexta e devolver o carro.

Aguardo opniões,
Obrigado !

#46
 Flávio Gomez

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Iniciante
Iniciante
Alo amigos. ....sou novo aqui .....me chamo marcos...sou de Belém do Pará. ...e encontrei esse site muito interessante. ... É q adquiri uma eco free style 2009 a menos de 1 ano. ....e tenho o desejo deixa lo mais alto,por conta de minha nova localidade ao qual mudei recentemente ainda não possui asfalto, ,,,então existem várias crateras parecendo q estou em um rally.....rsrs......
A pergunta é :
Este carro é rodado 15......Então posso mudar para um aro maior ou simplesmente trocar para pneus mais altos. ? .....e qual seria a referencia. ? Atualmente ele está com 205 65 15 Scorpion ATR da pirellI
Obrigado

#47
 Flávio Gomez

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Iniciante
Iniciante
Outra dúvida. ....
Meu câmbio vem travando de vez enquando. .....teve momento q travou literalmente. ....coloquei a marcha no neutro e coloquei no acostamento. ....desliguei o carro e com uns 5 minutos aproximadamente ....liguei e parece q nada tinha acontecido. ....levei a uma oficina e o mecânico notou q o óleo da caixa de marcha estava baixo....Então ele completou......ficou macio novamente. ...mas depois voltou novamente a ficar meio duro as passadas de marchas. ...
Alguém pode me orientar sobre isso. ?

Obrigado amigo

#48
 Josimar

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Flávio Gomez escreveu:Alo amigos. ....sou novo aqui .....me chamo marcos...sou de Belém do Pará. ...e encontrei esse site muito interessante. ... É  q adquiri uma eco free style 2009 a menos de 1 ano. ....e tenho o desejo deixa lo mais alto,por conta de minha nova localidade ao qual mudei recentemente ainda não possui asfalto, ,,,então existem várias crateras parecendo q estou em um rally.....rsrs......
A pergunta é :
Este carro é rodado 15......Então posso mudar para um aro maior ou simplesmente trocar para pneus mais altos. ? .....e qual seria a referencia. ?  Atualmente ele está com 205 65 15 Scorpion ATR da pirellI
Obrigado

Bem vindo ao fórum, Marcos.


Basta trocar por pneus mais altos, mas sem exagero, senão pega na lataria!

Recomendo a leitura dos seguintes tópicos:

http://ecosportclub.forumeiros.com/t2250-trocar-pneus-205-65-r15-por-205-70-r15?highlight=trocar+pneus


http://ecosportclub.forumeiros.com/t1788-alterar-o-diametro-dos-pneus-rodas

#49
 Josimar

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Diamond Titanium
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Flávio Gomez escreveu:Outra dúvida. ....
Meu câmbio vem travando de vez enquando. .....teve momento q travou literalmente. ....coloquei a marcha no neutro e coloquei no acostamento. ....desliguei o carro e com uns 5 minutos aproximadamente ....liguei e parece q nada tinha acontecido. ....levei a uma oficina e o mecânico notou  q o óleo da caixa de marcha estava baixo....Então ele completou......ficou macio novamente. ...mas depois voltou novamente a ficar meio duro as passadas de marchas. ...
Alguém pode me orientar sobre isso. ?

Obrigado amigo


Sobre este assunto, seu carro é manual, certo?


Veja o tópico:


http://ecosportclub.forumeiros.com/t55-problemas-para-engatar-marcha

#50
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