EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Nova Ecosport (13/14) 1.6 16v - Desempenho na Terra - Ajuda

Ir à página : Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 2]

#1
 Cotovax

Cotovax
Membro Jr
Membro Jr
Relembrando a primeira mensagem :

CAros colegas,

sou novo tanto no forum quanto com a Ecosport. 

Acabo de pegar a minha freestyle cor de laranja, linda. coloquei banco de couro. Estou naquela fase linda do namoro em que tudo são alegrias e novidades. No entanto, estou um pouco receoso...

Sei que muitos aqui vão me dizetr que eu deveria ter pego um modelo 4Wd, mas a verdade é que, por a 1.6 ser produto de estoque, consegui pagar muuuito barato por um carro completo. Se eu fosse pegar a 4wd na mesma configuração, sairia pelo menos 10 mangos a mais, já que paguei na minha, com estribo, pintura metálica e bando de couro paneas R$60.5K.

O fato é: eu e minah esposa eventualmente pegamos uma estrada de terra - nada muito aventureiro - trilhas para sítios, algumas montanhas no sul de minas, etc. 

Lendo avaliaçòes do carro - revistas comerciais e muitas vezes com amtérias comrpadas - notei que de maneira geral a Eco 1.6 é mal avalaida quanto ao seu desempenho em súbidas em ruas de terra, barro ou mesmo asfalto em dia de chuva, Isso devido ao pouco peso na parte dianteira e a baixa aderência no chão.

os amigos aqui do forum confirmam isso? Alguem teve alguma experiência ruim quanto a este tipo de situação??

Muito obrigado


#26
 AndreMaurell

AndreMaurell
Membro Advanced
Membro Advanced
Zanetti, eu costumava fazer um teste que era empurrar a frente para baixo com força e o peso do corpo e soltar. Ao retornar, a frente deve subir e descer ficando parada na posição correta. Se ficar balançando é porque o amortecedor está "cansado" e ficou o trabalho para as molas e com isso fica balançando.

Acredito que essa não seja a melhor técnica para verificar isso, mas, é um começo.

Mas, dependendo de como se passa em um quebra molas e a velocidade, acredito que possa bater até se o amortecedor for novo.

#27
 Cotovax

Cotovax
Membro Jr
Membro Jr
zanetti escreveu:Aproveitar a deixa e perguntar se é normal o amortecedor dianteiro bater com facilidade ou será que o meu já está pedindo troca

Facilidade que digo é quando vc não vê um quebra molas dentro das normas e passa em velocidade acima do recomendado

eu sionceramente falaria para você procurar um profissional do ramo, ams a questão : Se não é um cara de confiança, certamente ele falará que tá na hora de trocar hehe.

O teste do capô, infelizmente, não é preciso, apesar de dar uma idéia da situação.

#28
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Acredito que na carcaça do amortercedor tenha a data de fabricação, vou pedir ao mecânico pra ver e se for original vou mandar trocar.
Antigamente na rede pascoal ou zacarias tinha um aparelho que testava o amortecedor, igual ao que alguns DETRANs andaram usando nas vistoriais, mas acho que não existe mais

#29
 robertommelo

avatar
Iniciante
Iniciante
AndreMaurell escreveu:Cotovax, seja bem vindo e parabéns pela Eco. Peguei uma como a sua, mas prata, isso em Março desse ano. Mesmo já indo para 3 meses, ainda estou na fase de namoro com o carro, embora, eu acho que quando tenho um que gosto, fico nessa fase até vender, hehehe.

A Eco nova é muito boa, não tive a anterior, mas, se realmente os lugares por onde vc deseja passar não seja nada muito radical, vai na boa. Acabei de ir à Visconde de Mauá (a serra principal está asfaltada, mas, lá dentro e os caminhos para as cachoeiras não, dê uma olhada na internet para ter ideia de como é o lugar), pois bem, na ida, no asfalto, Civic e outros do estilo só querendo empurrar (tudo bem, andam mais), mas a serra não permite ultrapassagens em qualquer ponto, porém, quando acabou o asfalto e começou o trecho de terra, ué, cadê os caras que estavam com pressa? Sumiram, ops, quer dizer eu sumi. A Eco foi muito bem na terra. Controle de Tração e Estabilidade, ABS, e os pneus ATR. Em um ponto pude sentir o Controle de Tração funcionar (é lindo, hehehe).

Por fim, gostei muito.

Seguem duas fotos tiradas lá. Postei um vídeo no Youtube.



Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us
Esses trechos eu ando com meu Fiesta Rocan 1.0 sem pneu ATR. Já subi ladeira lameada que Hilux atravessou, quase parei pra guinchar... Mas vendo os comentários estou esperando pra ver o novo Tracker da GM e decidir se vou de Eco de Tracker. Pena que a Ford pisou na bola em alguns aspectos que deixa menos atrativo, como a falta de uma central multimídia de verdade num carro de R$70.000, AWD só no 2.0 com motor ultrapassado beberrão, e o 1.6 ainda não tem o comando CVVT, que dá 10cv a mais de graça.

#30
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Roberto M Melo.

O novo Tracker parece ser uma boa opção, mas neste segmento as novidades não param de chegar. Realmente, a sensação que fica é que um carro de 70 K deveria ter mais capricho por parte do fabricante. É o caso de pesquisar mais e procurar a melhor opção.

Mesmo com a concorrência o Eco continua líder do segmento. Resta torcer para que a Ford melhore a qualidade do veículo e ofereça mais opcionais. O som do antigo Eco, por exemplo, sofreu várias alterações ao longo dos anos, o que fez com que sua qualidade desse verdadeiros saltos.

Quanto à viagem do colega André, foi só uma amostra do desempenho na terra. Como ele mesmo disse, nada muito radical. Como você assinalou, um carro comum também trafega por este caminho, mas sem dúvidas o Eco se sai melhor.

Abs

#31
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Em termos de equipamentos a eco melhorou muito.... Mas nao sei se eh opicional ou nao.... por exemplo assistente de rampa, limpador de parabrisas automatico, farol temporizado ao sair do carro, radio +inteligente.
So o assistente de rampa ja vale uns 3 ou 4mil reais....
Com relacao ao mais tops creio que convem esperar mais 1 ou 2 anos e pegar um usado com o preco la embaixo.
Apesar que o novo visual ainda nao me agrada....
Em parte o kuga europeu eh ate mais bonito.....

#32
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Para ter o assistente de partida em rampa tem que pegar as versões mais completas, a partir da Freestyle.

Já o limpador de parabrisas automático, farol temporizado ao sair do carro, além de outras "perfumarias", só na versão top.

Aliás, enquanto não saem as versões mais básicas do Tracker, a versão disponível concorre diretamente com a versão Titanium do EcoSport.

Cool

#33
 Etilbutano

Etilbutano
Iniciante
Iniciante
Cotovax escreveu:CAros colegas,

sou novo tanto no forum quanto com a Ecosport. 

Acabo de pegar a minha freestyle cor de laranja, linda. coloquei banco de couro. Estou naquela fase linda do namoro em que tudo são alegrias e novidades. No entanto, estou um pouco receoso...

Sei que muitos aqui vão me dizetr que eu deveria ter pego um modelo 4Wd, mas a verdade é que, por a 1.6 ser produto de estoque, consegui pagar muuuito barato por um carro completo. Se eu fosse pegar a 4wd na mesma configuração, sairia pelo menos 10 mangos a mais, já que paguei na minha, com estribo, pintura metálica e bando de couro paneas R$60.5K.

O fato é: eu e minah esposa eventualmente pegamos uma estrada de terra - nada muito aventureiro - trilhas para sítios, algumas montanhas no sul de minas, etc. 

Lendo avaliaçòes do carro - revistas comerciais e muitas vezes com amtérias comrpadas - notei que de maneira geral a Eco 1.6 é mal avalaida quanto ao seu desempenho em súbidas em ruas de terra, barro ou mesmo asfalto em dia de chuva, Isso devido ao pouco peso na parte dianteira e a baixa aderência no chão.

os amigos aqui do forum confirmam isso? Alguem teve alguma experiência ruim quanto a este tipo de situação??

Muito obrigado

Opa Cotovax,

Desenterrando este tópico antigo, qual foi sua avaliação diante de suas dúvidas?

Também estou com pouco tempo de Ecosport Freestyle e neste final de semana tive uma experiência com ladeira e pedriscos e uma pequena canaleta de água de chuva de entrada de chácara, digo que sofri pra superar a canaleta, na chegada à chácara, não sei se pela posição do ataque à canaleta ou pela falta de habilidade, mas tive que ficar fazendo manobras e trocas de posições pra ultrapassar este pequeno obstáculo, e na volta tinha uma estrada com ângulo mais ou menos de 40°, com pedriscos e em curva, não deu pra subir, como tinha tomados umas brejas, minha esposa que levou, mas não fez nada de errado, o carro não subiu, parou e patinou até cair na canaleta da estrada e ser rebocado. Outros carros "normais' subiam, com esforço e cuidado, mas subiram. O que pode ser? Pneu? habilidade? algum componente que não foi usado?

Obrigado,

rinaldo

#34
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Etilbutano escreveu:
Cotovax escreveu:CAros colegas,

sou novo tanto no forum quanto com a Ecosport. 

Acabo de pegar a minha freestyle cor de laranja, linda. coloquei banco de couro. Estou naquela fase linda do namoro em que tudo são alegrias e novidades. No entanto, estou um pouco receoso...

Sei que muitos aqui vão me dizetr que eu deveria ter pego um modelo 4Wd, mas a verdade é que, por a 1.6 ser produto de estoque, consegui pagar muuuito barato por um carro completo. Se eu fosse pegar a 4wd na mesma configuração, sairia pelo menos 10 mangos a mais, já que paguei na minha, com estribo, pintura metálica e bando de couro paneas R$60.5K.

O fato é: eu e minah esposa eventualmente pegamos uma estrada de terra - nada muito aventureiro - trilhas para sítios, algumas montanhas no sul de minas, etc. 

Lendo avaliaçòes do carro - revistas comerciais e muitas vezes com amtérias comrpadas - notei que de maneira geral a Eco 1.6 é mal avalaida quanto ao seu desempenho em súbidas em ruas de terra, barro ou mesmo asfalto em dia de chuva, Isso devido ao pouco peso na parte dianteira e a baixa aderência no chão.

os amigos aqui do forum confirmam isso? Alguem teve alguma experiência ruim quanto a este tipo de situação??

Muito obrigado

Opa Cotovax,

Desenterrando este tópico antigo, qual foi sua avaliação diante de suas dúvidas?

Também estou com pouco tempo de Ecosport Freestyle e neste final de semana tive uma experiência com ladeira e pedriscos e uma pequena canaleta de água de chuva de entrada de chácara, digo que sofri pra superar a canaleta, na chegada à chácara, não sei se pela posição do ataque à canaleta ou pela falta de habilidade, mas tive que ficar fazendo manobras e trocas de posições pra ultrapassar este pequeno obstáculo, e na volta tinha uma estrada com ângulo mais ou menos de 40°, com pedriscos e em curva, não deu pra subir, como tinha tomados umas brejas, minha esposa que levou, mas não fez nada de errado, o carro não subiu, parou e patinou até cair na canaleta da estrada e ser rebocado. Outros carros "normais' subiam, com esforço e cuidado, mas subiram. O que pode ser? Pneu? habilidade? algum componente que não foi usado?

Obrigado,

rinaldo

Por experiencia se puder comprar um 4WD acho valido.... pois realmente qquer subidinha de cascalho a ecosport nao sobe....
Este investimento tem o lado psicologico da tranquilidade, pois sei que qdo houver qquer dificuldade esterei preparado.
As vezes costumo pegar umas estradinhas meio estreitas e ruins de terra.... Mas qquer chuva ja me deixa com ansiedade prevendo que posso ficar atolado.....  
No caso da ecosport mesmo sendo 4wd ainda necessita de certa habilidade do motorista, pois na subida tem que saber dosar para nao patinar......  Ja nas SUV´s concorrentes com cambio automatico eh bem mais facil.... é so acelerar..... pois o segredo da subida escorregadia eh nao perder o embalo, caso contrario tem que voltar de ré e ir novamente..... pois no meio da subida é dificil pegar o embalo, pois as rodas começarao a girar em falso.
Uma vez dentro de uma chacara consegui um fato inedito, consegui ficar patinando numa ladeira de concreto.....
O lado positivo da "SUV concorrente" é que o automatico tem cambio com 9 marchas sendo que a primeira marcha é super-reduzida isso ajuda muito.... Pois numa ecosport se tiver que diminuir muito a velocidade corre o risco de ficar queimando a embreagem ou perder a tracao..... Esta situacao aumenta muito o estresse do motorista....
Para um carro 4x2 o segredo é nao carregar muito peso, deixar o pneu mais murcho..... Mas neste caso tem que ter uma bomba portatil para encher depois.....

#35
 Etilbutano

Etilbutano
Iniciante
Iniciante
kentakk escreveu:
Etilbutano escreveu:
Cotovax escreveu:CAros colegas,

sou novo tanto no forum quanto com a Ecosport. 

Acabo de pegar a minha freestyle cor de laranja, linda. coloquei banco de couro. Estou naquela fase linda do namoro em que tudo são alegrias e novidades. No entanto, estou um pouco receoso...

Sei que muitos aqui vão me dizetr que eu deveria ter pego um modelo 4Wd, mas a verdade é que, por a 1.6 ser produto de estoque, consegui pagar muuuito barato por um carro completo. Se eu fosse pegar a 4wd na mesma configuração, sairia pelo menos 10 mangos a mais, já que paguei na minha, com estribo, pintura metálica e bando de couro paneas R$60.5K.

O fato é: eu e minah esposa eventualmente pegamos uma estrada de terra - nada muito aventureiro - trilhas para sítios, algumas montanhas no sul de minas, etc. 

Lendo avaliaçòes do carro - revistas comerciais e muitas vezes com amtérias comrpadas - notei que de maneira geral a Eco 1.6 é mal avalaida quanto ao seu desempenho em súbidas em ruas de terra, barro ou mesmo asfalto em dia de chuva, Isso devido ao pouco peso na parte dianteira e a baixa aderência no chão.

os amigos aqui do forum confirmam isso? Alguem teve alguma experiência ruim quanto a este tipo de situação??

Muito obrigado

Opa Cotovax,

Desenterrando este tópico antigo, qual foi sua avaliação diante de suas dúvidas?

Também estou com pouco tempo de Ecosport Freestyle e neste final de semana tive uma experiência com ladeira e pedriscos e uma pequena canaleta de água de chuva de entrada de chácara, digo que sofri pra superar a canaleta, na chegada à chácara, não sei se pela posição do ataque à canaleta ou pela falta de habilidade, mas tive que ficar fazendo manobras e trocas de posições pra ultrapassar este pequeno obstáculo, e na volta tinha uma estrada com ângulo mais ou menos de 40°, com pedriscos e em curva, não deu pra subir, como tinha tomados umas brejas, minha esposa que levou, mas não fez nada de errado, o carro não subiu, parou e patinou até cair na canaleta da estrada e ser rebocado. Outros carros "normais' subiam, com esforço e cuidado, mas subiram. O que pode ser? Pneu? habilidade? algum componente que não foi usado?

Obrigado,

rinaldo

Por experiencia se puder comprar um 4WD acho valido.... pois realmente qquer subidinha de cascalho a ecosport nao sobe....
Este investimento tem o lado psicologico da tranquilidade, pois sei que qdo houver qquer dificuldade esterei preparado.
As vezes costumo pegar umas estradinhas meio estreitas e ruins de terra.... Mas qquer chuva ja me deixa com ansiedade prevendo que posso ficar atolado.....  
No caso da ecosport mesmo sendo 4wd ainda necessita de certa habilidade do motorista, pois na subida tem que saber dosar para nao patinar......  Ja nas SUV´s concorrentes com cambio automatico eh bem mais facil.... é so acelerar..... pois o segredo da subida escorregadia eh nao perder o embalo, caso contrario tem que voltar de ré e ir novamente..... pois no meio da subida é dificil pegar o embalo, pois as rodas começarao a girar em falso.
Uma vez dentro de uma chacara consegui um fato inedito, consegui ficar patinando numa ladeira de concreto.....
O lado positivo da "SUV concorrente" é que o automatico tem cambio com 9 marchas sendo que a primeira marcha é super-reduzida isso ajuda muito.... Pois numa ecosport se tiver que diminuir muito a velocidade corre o risco de ficar queimando a embreagem ou perder a tracao..... Esta situacao aumenta muito o estresse do motorista....
Para um carro 4x2 o segredo é nao carregar muito peso, deixar o pneu mais murcho..... Mas neste caso tem que ter uma bomba portatil para encher depois.....

Opa Kentakk,

Obrigado pelas informações e dicas, realmente é um estresse danado você não saber se vai ou fica. Na minha situação ficou uma profunda frustração com o ocorrido, principalmente uns capialzinho passando com carros "despreparados" para a situação, iam de boa, só olhando o carro "atolado". 4wd por enquanto não é pro meu humilde bolso.

Agradeço a sua participação me esclarecendo que é "normal' este acontecimento, de qualquer forma vou tirar uma casquinha da "véia".

Rinaldo

#36
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Nao querendo ser um jipeiro verdadeiro, mas o legal era ter uma SUV 4x4, com uma reduzida, gerenciamento eletronico da tracao para dar mais disposicao, cambio automatico e um pneu off-road...... E de quebra instalar um guincho eletrico no parachoque da frente se precisar.......  Nesta situacao acho que eu viajaria bem tranquilo, inclusive torceria para que aparecesse uma situacao mais dificil para ver se da pra tirar uma casquinha e brincar de jipeiro.....   : )
Eu sei que um carro desses eh um pouco caro, mas sonhar nao eh proibido, quem sabe um dia......
Um sonho mais a medio-curto prazo seria um renegade turbo diesel......
Veja neste video este toyota landcruiser prado encarando uma bela subida na rocha......
ps: se nâo me engano este carro nem precisa pisar no acelerador, ele faz tudo sozinho...

#37
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Com relacao ao cascalho se analizarmos como se fosse umas particulas, o ideal seria girar os pneus mais lentamente possivel partindo do zero de forma a mover o veiculo..... Se arrancar com rapidez o certo é que as pedras serao lançadas para tras fazendo apenas um buraco no lugar....
Se o veiculo estiver mais carregada piora pq atras estara mais pesado e como a traçao eh dianteira fara com que patine mais ainda....
Neste caso ate um carro 4x2 com tracao traseira saira melhor que a ecosport. Pode ser ate um fusca.

#38
 Etilbutano

Etilbutano
Iniciante
Iniciante
kentakk escreveu:Nao querendo ser um jipeiro verdadeiro, mas o legal era ter uma SUV 4x4, com uma reduzida, gerenciamento eletronico da tracao para dar mais disposicao, cambio automatico e um pneu off-road...... E de quebra instalar um guincho eletrico no parachoque da frente se precisar.......  Nesta situacao acho que eu viajaria bem tranquilo, inclusive torceria para que aparecesse uma situacao mais dificil para ver se da pra tirar uma casquinha e brincar de jipeiro.....   : )
Eu sei que um carro desses eh um pouco caro, mas sonhar nao eh proibido, quem sabe um dia......
Um sonho mais a medio-curto prazo seria um renegade turbo diesel......
Veja neste video este toyota landcruiser prado encarando uma bela subida na rocha......
ps: se nâo me engano este carro nem precisa pisar no acelerador, ele faz tudo sozinho...

covardia esta hein!!! Nem motorista precisa.

#39
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
segue mais 2 videos onde mostra que o pneu tem que trabalhar como alavanca e nao como roda....

#40
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Seu desejo é uma ordem... neste video mostra o land cruiser saindo do atoleiro sem motorista no deserto, pois o carro acelera sozinho e somente o necessario.

#41
 Etilbutano

Etilbutano
Iniciante
Iniciante
Pata que paréu.... joguei na Mega ontem, ainda não conferi, fiquei na dúvida...

#42
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Etilbutano escreveu:Pata que paréu.... joguei na Mega ontem, ainda não conferi, fiquei na dúvida...

Hahahahaa..... Pior que a Toyota Prado foi importado no brasil ate 2009 e se nao me engano foi a partir de 2010 que este sisstema Craw control foi colocado no veiculo, entao as unidades que rodam no brasil nao deve ter isso..... E o prado tb tem sistema ativo na suspensao que faça que ele balance menos em situacoes cheios de rochas....achoque chama DKS.....
Mas a partir disso as concorrentes como mercedes, land rover, jeep, etc .... tambem colocaram estes sistemas ativos, mas nao sao todas iguais....... Só nao sei qual montadora foi o pai da criança.....
Mas essa do acelerador automatico tira o stress de qquer motorista.

#43
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Nao é pq eu seja descente de japones que coloquei veiculos da toyota, foi mera coincidencia.....hehehehe...Mas a ford deveria ter vergonha na cara e fazer algo parecido.....
Eu Acho que a uniao de Fiat com a crysler/jeep foi um otimo casamento, pois a Fiat tem fama de fazer carros mais completos com preços bem competitivos..... Dai o resultado da Renegade que oferece um turbo diesel 4x4 com um preço bem honesto, pouco mais de 100mil reais......
Estes carros como o toyota prado, landrover discovery sao carros com valores acima de 300mil reais.....
Dizem...... nao sei se eh verdade... que a Renegade a diesel chega a fazer quasse 17km por litro nas rodovias.

#44
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Zanetti escreveu:Acredito que na carcaça do amortercedor tenha a data de fabricação, vou pedir ao mecânico pra ver e se for original vou mandar trocar.
Antigamente na rede pascoal ou zacarias tinha um aparelho que testava o amortecedor, igual ao que alguns DETRANs andaram usando nas vistoriais, mas acho que não existe mais

ola Zanetti. Sei que este post é antigo, mas eu fiquei na duvida.... vc descobriu qual foi o defeito na suspensao? Pois pelo que conheco dos amortecedor ele trabalha unilateralmente, ou seja, ele atua na volta e nao na ida da suspensao, ou seja, se pegar uma lombada somente a mola atua.... o amortecedor atua no retorno da mola para que nao fique quicando...... Entao no seu caso nao devia ser o amortecedor e sim a mola, ou como no seu caso o carro eh blindado o excesso de peso fazia com que batesse no fim de curso.

#45
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Sinceramente nem vi ainda, como falo, eu ando mais do que o carro, ele fica na moleza descansando na garagem e eu ando a pé, mas o que vc falou tem lógica.

#46
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Zanetti escreveu:Sinceramente nem vi ainda, como falo, eu ando mais do que o carro, ele fica na moleza descansando na garagem e eu ando a pé, mas o que vc falou tem lógica.

Se for isso mesmo entao vc teria que procurar no mercado de blindados uma mola um pouco mais forte porque estas batidas secas alem de encher o saco prejudica um pouco o carro......

#47
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 2]

Ir à página : Anterior  1, 2


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos