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Nova Ecosport (13/14) 1.6 16v - Desempenho na Terra - Ajuda

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#1
 Cotovax


Membro Jr
Membro Jr
CAros colegas,

sou novo tanto no forum quanto com a Ecosport. 

Acabo de pegar a minha freestyle cor de laranja, linda. coloquei banco de couro. Estou naquela fase linda do namoro em que tudo são alegrias e novidades. No entanto, estou um pouco receoso...

Sei que muitos aqui vão me dizetr que eu deveria ter pego um modelo 4Wd, mas a verdade é que, por a 1.6 ser produto de estoque, consegui pagar muuuito barato por um carro completo. Se eu fosse pegar a 4wd na mesma configuração, sairia pelo menos 10 mangos a mais, já que paguei na minha, com estribo, pintura metálica e bando de couro paneas R$60.5K.

O fato é: eu e minah esposa eventualmente pegamos uma estrada de terra - nada muito aventureiro - trilhas para sítios, algumas montanhas no sul de minas, etc. 

Lendo avaliaçòes do carro - revistas comerciais e muitas vezes com amtérias comrpadas - notei que de maneira geral a Eco 1.6 é mal avalaida quanto ao seu desempenho em súbidas em ruas de terra, barro ou mesmo asfalto em dia de chuva, Isso devido ao pouco peso na parte dianteira e a baixa aderência no chão.

os amigos aqui do forum confirmam isso? Alguem teve alguma experiência ruim quanto a este tipo de situação??

Muito obrigado

#2
 Josimar


Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Cotovax . Seja bem vindo ao fórum.

Parabéns pela sua aquisição. Ainda não possuo o novo modelo mas já possui algumas versões e atualmente possuo um 1.6 e um 2.0 4WD. Acabei de chegar do trabalho com o 1.6 e daqui a pouco sairei com a 4WD. Então dirijo simultaneamente os dois modelos. Moro em região montanhosa e toda semana vou para o litoral, onde há muito barro misturado com mato, ladeiras e areia.

Sem dúvida o desempenho da 4WD é satisfatório para estas situações, mas o modelo 1.6 não deixa a desejar, em comparação com veículos similares.

O fato de ter pneus largos e de uso misto além de boa altura do solo fazem a diferença. Já passei por locais com o 1.6 que certamente não passaria com outros veículos. Nem tentaria. Mas eventualmente você vai derrapar em subidas íngremes, seja na estrada de chão ou em ruas calçadas, mas nada que assuste muito. No asfalto é menos provável, a não ser em situações de acentuado declive.

Abs

#3
 Cotovax


Membro Jr
Membro Jr
Josimar, confesso que voc6e acaba de me deixar menos preocupado! E a opiniào vindo de uma pessoa que tem os dois modelos, certamente é algo que eu possa confiar, muito mais do que as revistas que, de modo geral, se vendem às montadoras e CSS..

Eu cheguei a ler relatos, na carros na web - opinião do proprietário - que a nova Eco 1.6 nào subia ladeiras que mesmo uno e outros carros menores já haviam subido. 

cara, quando li isso tremi na base e pensie: acabo de jogar mais de 60 mangos no lixo rsrs.

Bom, em breve vou cair na aventura e irei fazer um relato aqui para os amigos.

comrpei este carro pois eu e minha esposa estamos programnado uma viagem pela América do sul. 

Grande abraco

#4
 Josimar


Diamond Titanium
Diamond Titanium
A melhor maneira de descobrir os limites do carro é testando. Nada muito radical, mas o suficiente para saber até onde pode ir. Uns passeios pela belíssima região do Vale deve ser suficiente.

Além dos itens que citei, o Ecosport tem assistente de partida em rampa, que ajuda a não escorregar e controle eletrônico de estabilidade e tração.

Fora isso, outro item que ajuda são os bons ângulos de entrada e saída, característico de veículos com aptidão off-road.

E se o carro não subir a rampa, vale um velho truque: subir de ré. Como a tração é dianteira, a inclinação ajuda a manter a estabilidade...

Os freios ABS também ajudam a manter o curso sem derrapar, mesmo na lama ou areia.

Uma viagem destas é o sonho de muita gente. E a propaganda do Eco faz questão de mostrá-lo como um carro "global". Mas tem o cuidado de mostrar o veículo trafegando somente pelo asfalto...

Eu também adoro viajar no carro, mas como estou no Nordeste, minhas viagens têm se limitado do Sul da Bahia até o Norte do Maranhão. É mesmo assim é muita estrada...

Só tome cuidado para não se empolgar e colocar o carro em situações extremas... Quando tinha um Palio "Adventure" coloquei na areia da praia e não deu outra... Atolei. Só rebocando...

Abs

#5
 Cotovax


Membro Jr
Membro Jr
Vou te falar, só peguei a Eco pois está com um problema sério de entrega da Palio Adventure. eu já tinha feito encomenda para 45 dias. Aí, me liga o vendedor e fala que o prazo havia subido para 90 dias. mandei a #$%^. fiz o teste drive na Eco e realmente pirei! Um baita carro! Por 5 conto de diferença acho que peguei um carro muito "mais carro".

Eu semrpe quis ter a Adventure, acho bonita, estilosa, mas quando comapramos o acabamento com o da Eco, sem falar dos itens de 'serie e opcionais, nào tem como comaprar. a Mesma cosia vale para a idea Adventure....

A única coisa que ainda nao me deixa tão feliz na Eco é o porta luvas, ops, quis dizer porta malas... cara, umc arro deste tamanho com 360L na trazeira é sacanagem rsrs. Mas ainda assim, tirando isso, acho que fiz um baita negócio.

#6
 Josimar


Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eu tive a primeira versão do Palio Adventure. Só troquei quando chegou o Eco. Mas o problema do portamalA (só cabe uma, rsrsrsrsrsrs) é complicado para mim.

No meu caso criei uma solução "caseira", uma vez que viajo toda semana e levo muuiiiita bagagem:

http://ecosportclub.forumeiros.com/t1739-bagageiro-de-teto-para-ecosport

Não é muito estético, mas é bastante funcional.

Rebatendo os bancos até que dá para levar muita coisa. Já levei até uma geladeira dentro do carro (não era um frigobar - mas também já carreguei várias vezes), e com a porta traseira fechada e mais um passageiro (alguém tinha que me ajudar a descarregar...).

Outro item que ajuda muito é o rack de teto. Como surfo, carrego pranchas de até 6' dentro do carro, mas pranchões, pranchas de SUP não tem jeito: vão lá em cima...

Além disso, quadros (pintura), bicicletas, pranchas de surf, ferramentas diversas, canos de PVC (água e esgoto), portas (madeira e PVC), blocos compensados e MDF, colchões, telas para projeção de vídeo, escadas (madeira, alumínio e ferro), cadeiras, eletrodutos, cadeiras, carros de mão, trilhos para laje, linhas, caibros e ripas de madeira, grades de ferro, caixa de isopor (enorme) e mais um monte de coisas que não lembro agora...

cheers

#7
 AndreMaurell


Membro Advanced
Membro Advanced
Cotovax, seja bem vindo e parabéns pela Eco. Peguei uma como a sua, mas prata, isso em Março desse ano. Mesmo já indo para 3 meses, ainda estou na fase de namoro com o carro, embora, eu acho que quando tenho um que gosto, fico nessa fase até vender, hehehe.

A Eco nova é muito boa, não tive a anterior, mas, se realmente os lugares por onde vc deseja passar não seja nada muito radical, vai na boa. Acabei de ir à Visconde de Mauá (a serra principal está asfaltada, mas, lá dentro e os caminhos para as cachoeiras não, dê uma olhada na internet para ter ideia de como é o lugar), pois bem, na ida, no asfalto, Civic e outros do estilo só querendo empurrar (tudo bem, andam mais), mas a serra não permite ultrapassagens em qualquer ponto, porém, quando acabou o asfalto e começou o trecho de terra, ué, cadê os caras que estavam com pressa? Sumiram, ops, quer dizer eu sumi. A Eco foi muito bem na terra. Controle de Tração e Estabilidade, ABS, e os pneus ATR. Em um ponto pude sentir o Controle de Tração funcionar (é lindo, hehehe).

Por fim, gostei muito.

Seguem duas fotos tiradas lá. Postei um vídeo no Youtube.



Image Hosted by ImageShack.us


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#8
 Zé Carlos


Membro Sênior
Membro Sênior
Olá Cotovax, seja bem vindo ao forum.
Tenho uma 2008 que adquiri no final de 2012 e ainda estou em pleno romance com ela, minha esposa que diga, morre de ciumes Razz , e realizamos um encontro aqui do forum até a Pedra Grande em Atibaia, onde fomos em 4 ecos, 2 4x4 e 2 2x4, e são 10km de estrada de terra sendo que nesses 10km existem alguns morrinhos Twisted Evil e 2 deles o da pousada e o da bica são os piores, o da pousada não é muito íngreme mas com bastante buracos e cascalhos, as 4x4 subiram tranquilas, nós tivemos que subir de ré como nosso amigo Josimar comentou, já o da bica é mais longo e íngreme, porém menos cascalhos e buracos patinou um pouco mas subimos tranquilo.

Segue link do encontro: 

http://ecosportclub.forumeiros.com/t1528p80-encontro-para-2013
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rOLmeBy64p8

Abraço... cheers

#9
 Cotovax


Membro Jr
Membro Jr
Para Josimar escreveu:Josimar, muito boa sua gambiarra!!! Gostei bastante, mas acho que nao tenho capacidade criativa e motora para fazer uma dessas rs. vou ficar com um bagageiro convencional mesmo. A proposito, qual voc6es recomendam? Nao tenho ideia de qual tenha um bom custo/benefício e, principalmente, segurança.
grande abraço

#10
 Cotovax


Membro Jr
Membro Jr
Cotovax para AndreMaurell escreveu:

andre, bela aventura. Como moro relativamente próximo a visconde, já estive aí algumas vezes. Lugar fantástico, de natureza preservadíssima!!! Essa serra realmente já dá uma bela aventura. como minha antiga palio weekend (não era versão adventure), eu sentia a sua súbida, principalmente porque ela era a 1.0 16V. Motor de carrinho de fricção rsrs. Um bom lugar para estreiar a minha eco. Valew a dica.

#11
 AndreMaurell


Membro Advanced
Membro Advanced
Cotovax, então vá logo, pois, a Prefeitura de Resende pretende asfaltar o trecho que liga Visconde de Mauá à Maringá, se vc demorar só irá pegar asfalto, ai, terra somente indo para as cachoeiras.

Abraço.

#12
 Cotovax


Membro Jr
Membro Jr
Cotovax para Zé Carlos escreveu:
Meu caro, que bela aventura! Certamente quando eu tiver perrengue com morros lembrarei desta preciosa dica de subir de ré. 
Belo passeio este que fizeram! o próximo que houver espero poder me juntar a trupe.

#13
 Cotovax


Membro Jr
Membro Jr
Cotovax para AndreMaurell escreveu:Sério memso??? Vou ver se programo para o começo do próximo mês então. Cada vez mais estao acabando as ladeiras de terra Sad

#14
 Josimar


Diamond Titanium
Diamond Titanium
Cotovax escreveu:
Para Josimar escreveu:Josimar, muito boa sua gambiarra!!! Gostei bastante, mas acho que nao tenho capacidade criativa e motora para fazer uma dessas rs. vou ficar com um bagageiro convencional mesmo. A proposito, qual voc6es recomendam? Nao tenho ideia de qual tenha um bom custo/benefício e, principalmente, segurança.
grande abraço
Olá, Cotovax.

Respondi sobre o bagageiro no outro tópico, assim fica melhor se alguém procurar informação parecida. Como você deve estar lendo bastante os tópicos no fórum, deve ter percebido que suas respostas com o quote estão estranhas...

Para evitar isso, temos que fazer outra "gambiarra" (créditos para o colega Zanetti):

Clicar no último ícone (transferir o modo de edição) e criar uma ou mais linhas após o [ /quote] e escrever algo. Aí o defeito desaparece. Depois disso, se quiser voltar à edição original, o quote irá funcionar como antes.

Editado: galera, o quote voltou a funcionar normalmente. Podem desconsiderar as informações.

Isso passou a ocorrer apenas recentemente, pouco antes de você se inscrever no fórum. Mais detalhes no tópico:

http://ecosportclub.forumeiros.com/t1876-novo-layout-das-mensagens?highlight=novo

lol!

#15
 Cotovax


Membro Jr
Membro Jr
Josimar Medeiros escreveu:
Cotovax escreveu:
Para Josimar escreveu:Josimar, muito boa sua gambiarra!!! Gostei bastante, mas acho que nao tenho capacidade criativa e motora para fazer uma dessas rs. vou ficar com um bagageiro convencional mesmo. A proposito, qual voc6es recomendam? Nao tenho ideia de qual tenha um bom custo/benefício e, principalmente, segurança.
grande abraço
Olá, Cotovax.

Respondi sobre o bagageiro no outro tópico, assim fica melhor se alguém procurar informação parecida. Como você deve estar lendo bastante os tópicos no fórum, deve ter percebido que suas respostas com o quote estão estranhas...

Para evitar isso, temos que fazer outra "gambiarra" (créditos para o colega Zanetti):

Clicar no último ícone (transferir o modo de edição) e criar uma ou mais linhas após o [ /quote] e escrever algo. Aí o defeito desaparece. Depois disso, se quiser voltar à edição original, o quote irá funcionar como antes.

Editado: galera, o quote voltou a funcionar normalmente. Podem desconsiderar as informações.

Isso passou a ocorrer apenas recentemente, pouco antes de você se inscrever no fórum. Mais detalhes no tópico:

http://ecosportclub.forumeiros.com/t1876-novo-layout-das-mensagens?highlight=novo

lol!

Problema resolvido, mas, que qualquer forma, obrigado pela dica!

#16
 Cotovax


Membro Jr
Membro Jr
Caros colegas,

Fiz o batismo da minha Eco na terra. fui para Maresias no final de semana que passou e, devido a chuva, a estradinha de terra do bairro estava um verdadeiro caos. toda esburacada, cheia de agua e lama. Cenário propício para um bom batismo!!

como é no litoral e não tem subidas, a ECO foi que foi!!! Passou por todos os pontos com muita facildiade, enquanto carros convencionais tinham que fazer malabarismo! Eu fazzia questào de colocá-la nos atoleiros para ver como se saiai e o resultado foi super positivo.

só nào gostei de uma coisa. O amortecedor dianteiro pula mais que cavalo de rodeio rsrs. Mas no mais, foi muito bem.

quero ver agora o desempenho em uma rua de terra em dia de chuva rs.
Abs

#17
 Josimar


Diamond Titanium
Diamond Titanium
Boa notícia, Thiago. Era uma das suas dúvidas ao adquirir a Eco. Quanto ao amortecedor, é o resultado de ser dimensionado tanto para uso urbano como rural. O jeito é pegar "leve" na velocidade quando for passar em buracos.

No modelo antigo isso também acontece. Como o carro é mais alto e tem um ângulo de entrada superior aos dos carros comuns, nós acabamos abusando da velocidade ao entrar em áreas com erosão significativa. Com um carro menor a prudência recomenda mais cuidado, mas no Eco a vontade que dá é passar direto...

Olha a situação da Eco do Cobra na primeira viagem ao sítio:

http://ecosportclub.forumeiros.com/t1266-minha-ecosport-guerreira#15435

Deve ter ido com tudo pra dentro do lamaçal...

lol!

#18
 efemota


Administrador
Administrador
Ze Carlos, olha que lugar legal pra rolar um próximo encontro.

Abraços

Fernando.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#19
 Cotovax


Membro Jr
Membro Jr
Cara, um encontro na praia ia ser show de bola! conheço alguns lugares interessantes no litoral que daria para a gente meter as Ecos no barro sem dó!! hahaha. E também, sentido ubatuba, há varios pontos na Rio-santos que daria para parar e tirar belas fotos!!

efemota escreveu:Ze Carlos, olha que lugar legal pra rolar um próximo encontro.

Abraços

Fernando.

#20
 Cotovax


Membro Jr
Membro Jr
josimar, te digo que a minha ficou num estado bem aprecido com a do colega ái desta Eco preta rs.

Josimar Medeiros escreveu:Boa notícia, Thiago. Era uma das suas dúvidas ao adquirir a Eco. Quanto ao amortecedor, é o resultado de ser dimensionado tanto para uso urbano como rural. O jeito é pegar "leve" na velocidade quando for passar em buracos.

No modelo antigo isso também acontece. Como o carro é mais alto e tem um ângulo de entrada superior aos dos carros comuns, nós acabamos abusando da velocidade ao entrar em áreas com erosão significativa. Com um carro menor a prudência recomenda mais cuidado, mas no Eco a vontade que dá é passar direto...

Olha a situação da Eco do Cobra na primeira viagem ao sítio:

http://ecosportclub.forumeiros.com/t1266-minha-ecosport-guerreira#15435

Deve ter ido com tudo pra dentro do lamaçal...

lol!

#21
 Cotovax


Membro Jr
Membro Jr



Última edição por Cotovax em Ter Ago 06, 2013 3:07 pm, editado 1 vez(es)

#22
 Cotovax


Membro Jr
Membro Jr
a foto ficou muito grande, acho que fiz alguma coisa errada hehehe

#23
 Zanetti


Diamond Titanium
Diamond Titanium
cotovax, deleta essa imagem e coloca assim

Código:
[img(800px,450px)]http://img33.imageshack.us/img33/2201/8his.jpg[/img]

#24
 AndreMaurell


Membro Advanced
Membro Advanced
Que bom que vc aprovou a Nova Eco em estrada de terra e barro. Como postei antes, tb aprovei o desempenho. Realmente sobre o amortecimento dianteiro, tb senti isso, pois, é bem macia e confortável, portanto, é fazer como o Josimar orientou, "pegar leve na velocidade quando for passar em buracos".

Grande abraço.

#25
 Zanetti


Diamond Titanium
Diamond Titanium
Aproveitar a deixa e perguntar se é normal o amortecedor dianteiro bater com facilidade ou será que o meu já está pedindo troca

Facilidade que digo é quando vc não vê um quebra molas dentro das normas e passa em velocidade acima do recomendado

#26
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