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Bagageiro de teto para Ecosport 5 5 2

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Bagageiro de teto para Ecosport

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#1
 Josimar


Diamond Sênior
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Olá, galera!

Há algum tempo fiz uma adaptação interessante para o Ecosport e gostaria de compartilhar com vocês!

Gosto muito deste veículo, mas uma de suas limitações é justamente o espaço para carga (363 l ou 296 l no compartimento de bagagem - a depender do método de aferição).

Como viajo muito e frequentemente com o carro cheio, criei um bagageiro de teto para ampliar a capacidade de carga.

Ele foi feito com bloco compensado (9 mm) e mede 150 x 80 x 50 cm (C x L x A) em suas maiores dimensões; tem capacidade de carga de pouco mais de 400 litros. Externamente, foi revestido com material sintético (courvin).

No início, seu uso era esporádico, mas gostei tanto que devo fazer uma nova versão em breve (com maior capacidade volumétrica). Achei que aumentaria muito o consumo de combustível devido ao arrasto de ar, mas notem que priorizei
a aerodinâmica frontal e com isso não percebi aumento de consumo nem dificuldades na condução.

Para instalação, levo menos de 2 minutos.

A ideia não é nova. Existem similares no mercado, porém a um custo de R$ 1.000,00 a 2.000,00. Gastei ao todo cerca de R$ 120,00 (além, é claro, de muito trabalho).

Se alguém necessitar de algo semelhante, posso dar algumas dicas de como construí-lo.

Postarei as fotos em seguida!



Última edição por Josimar Medeiros em Ter Abr 16, 2013 12:07 pm, editado 1 vez(es)

#2
 Josimar


Diamond Sênior
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Fotos do bagageiro de teto:










#3
 mirandalopes


Membro Jr
Membro Jr
Ola Josimar Medeiros,

Como vc prende ele em cima do carro?

Abraços

#4
 kingleer


Membro Gold
Membro Gold
mirandalopes escreveu:Ola Josimar Medeiros,

Como vc prende ele em cima do carro?

Abraços

Aposto que é com fita dupla-face. rs
Josimar, muito legal o projeto. Mas me diz uma coisa, não tem limitação legal em relação à altura do carro?

#5
 Josimar


Diamond Sênior
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Miranda, não foi fácil bolar alguma coisa que funcionasse bem, sem dar muito trabalho para a colocação/remoção.

Pena que o kingleer não deu a ideia da fita dupla-face antes... Rsrsrsrrs

Na verdade foi um improviso que deu certo, mas penso em mudar para a próxima versão.

Em cima do carro eu coloco uma base plana, que se encaixa perfeitamente por dentro da rack de teto (torna-se o fundo do bagageiro). Esta base é revestida por baixo com carpete, pois desliza sobre o teto do carro e tem dimensões de 147 x 77 cm. Deste modo, a base está presa pelas próprias racks.

Na base instalei 6 ferrolhos (trincos). Ao colocar o bagageiro propriamente dito, fecho estes ferrolhos por dentro.

Em breve posto fotos deste esquema.




#6
 Zanetti


Gold Premium
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Josimar, vc já tentou ir nesses lugares que trabalham com fibra de vidro e ver se não fazem algo igual e com preço bom, ficaria impermeável e bem mais leve

#7
 Josimar


Diamond Sênior
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A base é separada do bagageiro e colocada antes no teto do carro:





Esta foto mostra a parte interna, onde se pode ver alguns ferrolhos:



Nesta última, detalhes da fixação (são seis ferrolhos no total):




Última edição por Josimar Medeiros em Qua Abr 10, 2013 5:05 pm, editado 1 vez(es)

#8
 Josimar


Diamond Sênior
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kingleer escreveu:
mirandalopes escreveu:Ola Josimar Medeiros,

Como vc prende ele em cima do carro?

Abraços

Aposto que é com fita dupla-face. rs
Josimar, muito legal o projeto. Mas me diz uma coisa, não tem limitação legal em relação à altura do carro?
Olá, Kingleer.

Obg! O Contran especifica que a altura máxima é de 50 cm a partir do teto do veículo e a carga não pode exceder os limites da carroceria. Já que falamos nisso, há uma exceção para bicicletas: pode colocá-las de pé sobre a rack.

RESOLUÇÃO CONTRAN N. 349 DE 17 DE MAIO DE 2010 (Art. 5 § 2º): “A carga, já considerada a altura do bagageiro ou do suporte, deverá ter altura máxima de cinquenta centímetros e suas dimensões não devem ultrapassar o comprimento da carroçaria e a largura da parte superior da carroçaria.”

Abç



Última edição por Josimar Medeiros em Qua Abr 10, 2013 5:11 pm, editado 1 vez(es)

#9
 Josimar


Diamond Sênior
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zanetti escreveu:Josimar, vc já tentou ir nesses lugares que trabalham com fibra de vidro e ver se não fazem algo igual e com preço bom, ficaria impermeável e bem mais leve
Olá, Zanetti.

Não havia pensado nisso. Parece ser uma boa ideia. Mas esse que fiz é impermeável, pois recobri externamente com courvin. Quanto ao peso, sempre tive essa curiosidade; acabei de pesar: A base pesa 6 kg e a tampa 12 kg.

São 18 kg (Ufa!). Uma vez que o recomendado para as racks é no máximo cinquenta, coloco bagagens pesadas na mala e as mais leves no bagageiro. A de fibra seria consideravelmente mais leve.

Se não der certo com a fibra, vou tentar com bloco naval de 6 mm.

#10
 Josimar


Diamond Sênior
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Outro detalhe importante é que pensei em deixar o bagageiro "colado" no teto do veículo (não literalmente), para evitar criar um fluxo de ar por baixo, o que poderia provocar ruídos e arrasto, prejudicando a aerodinâmica.

Mas na verdade o bagageiro não toca o teto do veículo. Fica uns 3 mm acima, apoiado sobre as racks originais, de modo a não marcar a pintura.



Última edição por Josimar Medeiros em Ter Abr 16, 2013 12:07 pm, editado 1 vez(es)

#11
 Zanetti


Gold Premium
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Vi no manual da nova eco que o máximo recomendado são 20 Kg

Quanto ao ar por baixo, existe uma espuma tipo uma borracha macia que pode ficar entre o bagageiro e o teto que evitaria esse fluxo

#12
 kentakk


Diamond Sênior
Diamond Sênior
ideia superboa, util.... Mas achei muito antiestetico.... Pena que as defibra sao muito caras... Acho que o negocio eh aprender a fazer um de fibra....

#13
 Josimar


Diamond Sênior
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zanetti escreveu:Vi no manual da nova eco que o máximo recomendado são 20 Kg

Quanto ao ar por baixo, existe uma espuma tipo uma borracha macia que pode ficar entre o bagageiro e o teto que evitaria esse fluxo
Eu estava errado, Zanetti. Agora que você falou no manual, fui conferir e são no máximo 40 kg (na antiga). Os 50 kg a que me referi devem ter sido em outro carro.... Embarassed

No meu caso, não tem ar por baixo, pois "colei" o fundo ao teto. Eu estava me referindo aos bagageiros comerciais (de fibra), que são colocados em cima da rack de teto, deste modo criando um fluxo de ar por baixo...

#14
 Josimar


Diamond Sênior
Diamond Sênior
kentakk escreveu:ideia superboa, util.... Mas achei muito antiestetico.... Pena que as defibra sao muito caras... Acho que o negocio eh aprender a fazer um de fibra....
Obg, kentakk. A ideia é realmente ser útil. Eu preciso muito. Minha maior queixa com o Eco era o espaço para bagagem. Quanto à questão estética, você tem toda razão. É estranho. Mas foi o melhor formato que imaginei. No projeto original ele era mais "quadrado" na frente, o que aumentaria o espaço para carga porém deixaria mais "feioso" ainda. Fui desenhando até chegar a configuração atual.

#15
 Cotovax


Membro Jr
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Caros colegas,

Como não tenho a criatividade e disposiçào do nosso amigo Josimar, gostaria de saber dentre as marcas que existem no mercado, qual possui melhor custo benefício e, principalmente, segurança. 

Muito se escuta acerca da desestabildaide do carro em funácão do designe e mesmo em quantão de furtos.

Agradeço se puderem me ajudar.
Abraços,
Cotovax

#16
 Josimar


Diamond Sênior
Diamond Sênior
Olá, Cotovax.

Estava aguardando a opinião dos colegas, pois a minha experiência é somente com o que eu mesmo fiz, mas como ninguém se manifestou, acredito que será difícil algum colega do fórum ter tido experiência com este acessório.

Seu carro veio com as racks transversais? Um problema do novoeco é o limite de peso no teto (20 kg).

Vou falar do que sei, uma vez que sou interessado no assunto: há diversas marcas no mercado, com preços similares. Este é um item que observo muito nos carros. Quando vejo um fico "perseguindo" para ver mais detalhes. O carro que mais vejo com esta peça é o Troller.

De longe a marca que mais vejo nos carros é a Thule. Aliás, a marca é quase um sinônimo de bagageiro de teto (assim como as marcas Bombril, Gilette, etc.). Então, se eu fosse comprar um optaria por este (aliás, é muito provável que eu compre no futuro, caso não compre um carro bem maior). E os preços não são tão ruins.


Veja por exemplo este de 320 l com frete grátis:

http://www.azula.com.br/bagageiro_de_teto_thule_ocean_80/p

Nas Americanas o preço é melhor ainda:

http://www.americanas.com.br/produto/6608141/caixa-bagageiro-de-teto-thule-box-ocean-80-thule?epar=googlepla&opn=YSMESP&WT.srch=1

Você encontra alguns cerca de R$ 100,00 a R$ 200,00 mais em conta, porém há que considerar a qualidade do produto...

http://todaoferta.uol.com.br/comprar/bagageiro-maleiro-capacidade-50kg-com-chave-JEMZLIJDS7

E também encontra um pouco maiores, só que preço...

http://www.pontofrio.com.br/EsporteLazer/Camping/AcessorioseEquipamentos/Bagageiro-de-Teto-Thule-Pacific-700-Cinza-185740.html

cheers

#17
 Cotovax


Membro Jr
Membro Jr
Levando em consideraçao a limitação do peso de 20Kg, estes da Thule que voc6e me mostrou acredito que atenda bem a minha necessidade. E de modo geral quando eu vou acampar, o que mais ocupa espaço no caro são cosias leves como travesseiros, cobertores, barracas e lonas. Isso tudo dá rpa tacar dentro deste thule sem estourar o limite de peso.

Minha Eco não veio com as transversais, apenas as longitudinais, mas estas irei comrpar original da CSS. Alguns acessórios aprendi que vale a pena pagar um pocuo mais par ao barato nao sair caro.

Mais uma vez obrigado pela sua dica. Estava no aguardo da resposta pois pretendo ir hoje memso comrpar o bagageiro.
Abs

#18
 AndreMaurell


Membro Pro
Membro Pro
Pessoal, uma coisa que deve ser levada em consideração quando se compra algum item da Thule é se irá poder ser fixado em barras, ou racks de outras marcas. Vejo que muitos suporte de bike da Thule somente fixam quando se utiliza o rack da mesma marca. Um amigo comprou e precisou fazer pequenas alterações no suporte para o mesmo poder ser fixado em um rack da Eqmax.

Quando coloquei as barras transversais na minha eco, são da Projecar, vi um suporte da Thule e perguntei se poderia ser fixado nas barras, ouvi um "Vai ter que furar as barras".

Não sei quanto aos bagageiros, minha experiência é quanto aos suportes de bike, mas, é sem dúvida uma das melhores marcas, se não for a melhor. Não querendo fazer propaganda, mas, sim mostrar coisas de qualidade, vejam os produtos e vídeos no site da Thule.

Abraços.

#19
 Josimar


Diamond Sênior
Diamond Sênior
Cotovax escreveu:Levando em consideraçao a limitação do peso de 20Kg, estes da Thule que voc6e me mostrou acredito que atenda bem a minha necessidade. E de modo geral quando eu vou acampar, o que mais ocupa espaço no caro são cosias leves como travesseiros, cobertores, barracas e lonas. Isso tudo dá rpa tacar dentro deste thule sem estourar o limite de peso.

Minha Eco não veio com as transversais, apenas as longitudinais, mas estas irei comrpar original da CSS. Alguns acessórios aprendi que vale a pena pagar um pocuo mais par ao barato nao sair caro.

Mais uma vez obrigado pela sua dica. Estava no aguardo da resposta pois pretendo ir hoje memso comrpar o bagageiro.
Abs

Se puder coloque umas fotos do bagageiro instalado. Alguns colegas já disseram que não colocariam este acessório por questões estéticas, mas acho que pode ficar muito interessante. Mais um diferencial para o carro.

Gostei da sua observação: "vale a pena pagar um pouco mais para o barato não sair caro". Às vezes acontece até de uma peça "original" da CSS sair mais barato do que as paralelas. É uma questão de pesquisar a melhor opção.

Abs

#20
 Cotovax


Membro Jr
Membro Jr
Josimar Medeiros escreveu:
Cotovax escreveu:Levando em consideraçao a limitação do peso de 20Kg, estes da Thule que voc6e me mostrou acredito que atenda bem a minha necessidade. E de modo geral quando eu vou acampar, o que mais ocupa espaço no caro são cosias leves como travesseiros, cobertores, barracas e lonas. Isso tudo dá rpa tacar dentro deste thule sem estourar o limite de peso.

Minha Eco não veio com as transversais, apenas as longitudinais, mas estas irei comrpar original da CSS. Alguns acessórios aprendi que vale a pena pagar um pocuo mais par ao barato nao sair caro.

Mais uma vez obrigado pela sua dica. Estava no aguardo da resposta pois pretendo ir hoje memso comrpar o bagageiro.
Abs

Se puder coloque umas fotos do bagageiro instalado. Alguns colegas já disseram que não colocariam este acessório por questões estéticas, mas acho que pode ficar muito interessante. Mais um diferencial para o carro.

Gostei da sua observação: "vale a pena pagar um pouco mais para o barato não sair caro". Às vezes acontece até de uma peça "original" da CSS sair mais barato do que as paralelas. É uma questão de pesquisar a melhor opção.

Abs

Quanto a estética, eu nem vou me preocupar muito pois é algo que só deixarei no carro nos dias emq eu eu for pegar estrada, isso se houver necessidade. Este final de semana andei pensando:

Como sou apenas eu e a eposa e a eco nova tem aquela opção de rebater totalmente o banco traseiro (nao sei se as anteriores tinham ou nao), acho que isso será mais que suficiente. 

Vou apenas colocar os raks tranversais para eu carregar as minhas varinhas de pesca e já era. A propósito, se tiver amigo do clube aqui que também seja pescador, vamos marcar uma eco pesca!

grande abraço e obrigado à todos pelas valisoas dicas.

#21
 eduardohcl


Iniciante
Iniciante
Olha aí mais uma opção.

Abs a todos.


http://www.connectparts.com.br/Bagageiro-Maleiro-Teto-270-L-50kg-Chave-Motobul-Plastico-Abs-30558/p?utm_source=20130526&utm_medium=email&utm_content=pos-92-bagageiro&utm_campaign=a-generico

#22
 Josimar


Diamond Sênior
Diamond Sênior
Boa opção, Eduardo.

E o melhor é a promoção do frete grátis para todo o Brasil...

cheers

#23
 Josimar


Diamond Sênior
Diamond Sênior
Cotovax escreveu: Quanto a estética, eu nem vou me preocupar muito pois é algo que só deixarei no carro nos dias em que eu for pegar estrada, isso se houver necessidade. Este final de semana andei pensando:

Como sou apenas eu e a eposa e a eco nova tem aquela opção de rebater totalmente o banco traseiro (nao sei se as anteriores tinham ou nao), acho que isso será mais que suficiente. 

Vou apenas colocar os raks tranversais para eu carregar as minhas varinhas de pesca e já era. A propósito, se tiver amigo do clube aqui que também seja pescador, vamos marcar uma eco pesca!

grande abraço e obrigado à todos pelas valisoas dicas.

E então, Thiago, já foi à sua primeira pescaria com o Eco?

Já colocou as racks transversais? Parecem seguras? Alguns colegas reclamaram da aparente fragilidade do acessório.

Devido aos problemas que você teve ultimamente com o carro, acabou não postando outras impressões... 

As Ecos anteriores também tem a opção de rebater o banco. Se você quiser pode até retirá-los para ter mais espaço. Já precisei fazer isso para carregar um geladeira dentro do carro, por exemplo.

Abs

#24
 AndreMaurell


Membro Pro
Membro Pro
Tb achei essas travessas para o rack da nova Eco meio frágeis, mas, já carreguei uma bike com uns 11kg e foi tudo bem. Inclusive passei em estrada de terra bem esburacada e com muitas curvas e aguentou.

#25
 Zanetti


Gold Premium
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Pra quem gosta de levar carga no teto uma opção leve e barata

 

http://bit.ly/14hoJFs

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