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Dúvida na aceleração em ponto morto

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#1
 moacir_79


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Pessoal, estou com uma dúvida em minha Eco. Como estou com meu tempo MUITO escasso para levá-la até a concessionária para ver se esse comportamento é normal, gostaria da opinião daqui de vocês antes de tomar alguma providência. Eu possuo uma Eco 4WD 2012 que já retornou à concessionária CINCO vezes por problemas no acabamento interno, fixação das portas, lanterna traseira solta etc. NUNCA por problemas no motor. Meu carro chega a ficar 3 dias inteiros parado. No quarto dia, costumo ligar o motor e deixá-lo funcionando até atingir a temperatura normal (metade da escala do ponteiro no painel). Faço isso para evitar o descarregamento da bateria e para que o óleo circule. Esses dias inventei de dar umas aceleradas bruscas (até uns 3000rpm mais ou menos, só para ver o comportamento do motor). Vou descrever o passo a passo do que ocorre em meu motor para vocês que têm mais experiência com a Eco possam entender:

1) Com o motor frio, é dada a partida. O carro permanecerá o tempo todo em ponto morto, com a tração NÃO acionada. O combustível é gasolina aditivada.
2) O motor atinge a temperatura normal de funcionamento (mais ou menos em 20min).
3) Dou uma cutucada meio brusca (piso e largo) no acelerador.
4) Antes do giro subir (motor acelerar), ouve-se um estalo no compartimento do motor. Isto só acontece na primeira cutucada.
5) O giro sobe até uns 3000rpm.
6) Quando o giro começa a cair, dou mais uma cutucada, mas dessa vez mais curta que a primeira.
7) No mesmo instante, o motor tenta retomar a aceleração, porém engasgando e estourando (não consigo avaliar se o estouro é no escapamento ou no compartimento do motor).
OBS: Repetindo as cutucadas, repetem-se os engasgos e estouros.

Pergunta 1: esta condição é normal na injeção eletrônica do motor Duratec 2.0 16V Flex?

Eu venho de um Sandero Stepway 2009 (1.6 16V Flex). Nele, eu fazia exatamente o que descrevi aí em cima, mas nada disto acontecia. O motor rodava suave, porém o tempo de resposta das cutucadas no acelerador era bem menor que o da Eco (na Eco parece que é instantâneo).

Andando com o carro na rua, estou achando que meu motor está meio fraco por ser 2.0. Ele só está um pouco mais forte que o do Sandero que eu tinha. Inclusive, ao arrancar com o carro em uma subida (quando o motor dá aquela "apanhada" leve), brevemente escuto um barulho de lata batendo, como se o escapamento estivesse rompido (isso já aconteceu comigo quando rompeu uma solda no escapamento do Sandero). A Eco está com 1800km rodados. E o consumo, DEPRIMENTE: 7 ~ 7,5km/l na cidade e na gasolina!!!

Pergunta 2: será que esta "fraqueza" que sinto é devido ao peso da Eco e à baixa quilometragem (motor não amaciado por completo)?

Agradeceria muito se alguém pudesse me tirar essas dúvidas. Senão, vou ter que cavar um tempo para levar esse carro na concessionária pela 6º vez!!!

Valew!!!

#2
 Carlos Russafa


Membro Pro
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Olá Moacir, blz?

Cara, posso dizer que estou dando sorte com a minha, que é igual a sua.
Até o presente momento, não tenho do que reclamar, acho o motor potente e elástico, além de funcionar suavemente no meu entendimento...
mas rodo normalmente com ela, no maximo fica 1 dia parada e qdo rodo, é no transito normal, acelerando gradativamente até uns 3000, 3500 rpm(isso em acelerações para entrar numa avenida, p. ex.)
Inclusive fiz uma viagem com ela pra Sp e tb com rpm moderada, devido à baixa km.
Nunca acelerei ela parada, ainda nao tive essa curiosidade(ou necessidade, como no seu caso).
Só retornei a concessionária para alinhar a direção e o faixo dos farois de neblina(que acabei aprendendo a fazer qdo levei lá).
No mais, estou a dois meses com ela, e 2500 km depois, o consumo dela está assim:
de 5,5 km/l a 6,0 km/l no alcool - cidade
quase 8,5km/l na gasolina aditivada - cidade
Não considero ela economica, pois sabemos que a 4WD possui um conjunto mecanico que eleva em 170kg o peso do carro(imagina vc andando com 2 adultos o tempo todo), e mesmo sendo 2.0, o motor sente um pouco, mas nada que me faça sentir saudades da minha 1.6(nem do consumo, que era bem parecido até hehe)
No mais, estou satisfeito, uma pena voce estar passando por isso, espero que consiga resolver estes problemas!

Abraços

#3
 moacir_79


Membro
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Olá Carlos Russafa! Obrigado pela resposta. Você nem imagina o quanto eu estou desanimado com este carro, pois só tive problemas com ele até agora. Se eu soubesse, JAMAIS teria trocado meu Sandero que era ótimo. Meu carro está com uns 3 meses e já tive que desmontar TODOS os acabentos internos traseiros para diminuir um pouco a bateção. E ainda não consegui acabar com uma batida na parte traseira que me incomoda muito. Mas enfim, se você puder fazer esse teste das aceleradas eu agradeceria! Você é um ÓTIMO parâmetro para comparação, já que tem um igual e da mesma idade! Outra coisa, seu ar-condicionado é fraco? Nossa, o meu parece uma brisa em vista do que era o do Sandero.

Valew!

#4
 luiz.henrique


Membro Advanced
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Moacir, eu tenho uma 2.0 11/12 mas é automatica.
Ela ja esta com mais de 8.000 mas eu fiz o teste que voce faz por curiosidade.
1- Em N, quando acelero bruscamente, enfio o pé de uma vez até o assoalho, há um tipo de estalo sim. Mas acho que é normal pois fiz o mesmo teste no meu Mille e tb ouvi o "buuummm".
2- Ao reacelerar o motor respondeu redondinho, sem engasgar e muito menos sem o primeiro estouro.

Só que é o seguinte: Eu só uso Etanol !!!!!!!!! Pra mim custa 64% da gasolina e nos meus testes a ECO anda melhor e proporcionalmente é mais economica pois seu coeficiente não é 70% e sim pouco a mais (73% ou 74%)

O consumo na cidade, a menos que vc more em cidades grandes com avenidas e planas, é pifio!!! Na minha cidade po consumo no etanol é de 4 ou 4,5. Na gasolina dificilmente chega a 6,0.

Sobre o ar, o meu funciona bem, minha região é bem quente.

#5
 moacir_79


Membro
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Obrigado luiz.henrique. Apesar da sua ser automática, o teste é o mesmo, visto que o motor está rodando livre (desengrenado). Eu já li algumas coisas aqui no fórum sobre esse motor quando está na gasolina. Enchi o tanque no álcool somente um vez, mas pude perceber que o motor roda um pouco melhor. Vou esperar esse tanque de gasolina acabar e vou encher um no álcool para repetir os testes. Se acontecer o mesmo, vou tirar um dia de dispensa no trabalho e vou fervendo na concessionária! E quanto ao ar, só estou esperando dar o tempo da primeira revisão para questioná-los.

#6
 Carlos Russafa


Membro Pro
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Olá Moacir!

Desculpe pela demora na resposta, mas só fiz o teste ontem(domingo) em casa e com calma na parte da tarde, abastecido com etanol.
Após o motor aquecer e chegar com o ponteiro de temperatura na posição de 90º, dei a primeira acelerada e o mesmo respondeu bem, e se houve algum estalo, acho que foi mais da saída do escapamento e do retrocesso na desaceleração... depois acelerei novamente e o funcionamento foi redondo, sem engasgos, e quando o giro caía, voltava pro ponto-morto sem problemas ou falhas, ou seja, acredito que dentro do que se espera.
Talvez seu problema não seja combustível?
Outro dia estive conversando com um técnico aposentado da shell, e o mesmo disse que após 3 ou 4 dias, é comum que haja decantação do combustivel, ficando a água na parte mais baixa, e segundo ele, o "pescador" da bomba de combustível puxa justamente à partir de baixo no tanque. E isso é muito mais comum em carros flex, devido à utilização do etanol(hidratado, sendo permitido percentual de água superior a 10%).
E mesmo quando abastecido na gasolina, esta possui alcool também, e embora seja o anidro, ele possui até 6% de água em sua composição.
Por isso que o ideal mesmo é rodar com o veículo, mas acredito que no seu caso nem sempre seja possível.

Sobre o ar-condicionado, funciona bem, não tenho do que reclamar e onde moro(bauru) faz bastante calor hehe

Abraços

Carlos Russafa

#7
 moacir_79


Membro
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Obrigado Carlos Russafa por fazer o teste também. Realmente acho que é algo relacionado ao carro ficar muito tempo parado, pois domingo fui trabalhar de carro (32km) e refiz o teste ao chegar. O defeito não ocorreu novamente. A decantação da água no tanque é uma forte suspeita mesmo, pois como eu estava "só" na gasolina, essa decantação ocorre de forma ainda mais rápida, pois se trata de uma emulsão e não uma mistura propriamente dita. Isso não ocorria com meu Sandero, porque são sistemas de injeção completamente diferentes, tanto é que na Eco é só bater a partida e o motor sai funcionando. Já no Sandero, às vezes a partida a frio dava uma leve engasgada. Bom, agora só me resta esperar a primeira revisão para "cobrar o ar frio" que o ar-condicionado deve proporcionar. Já nos ruídos e bateções, a luta continua!!!

#8
 moacir_79


Membro
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Carlos Russafa, hoje ao manobrar o seletor do ar quente e frio da minha Eco, o botão simplesmente não para mais na posição frio. Eu ponho no começo da escala do frio e ele volta sozinho até o meio da escala. Ô carrinho cheio de zica esse! Já estou pensando até em passar ele enquanto a quilometragem está baixa, porque é só problema! Agora vou ter mesmo que ir até a concessionária para arrumar isso. Enfim, você poderia conferir mais umas coisas no seu ai pra ver se acontece igual?

1) Quando você acelera em ponto morto, o motor corta em uns 4000rpm mais ou menos?

2) Quando você acelera em ponto morto e tira o pé, o giro diminui de maneira linear ou você percebe a injeção cortando e abaixando, ou seja, uns pequenos cortes na diminuição da rotação?

3) Quando o motor está funcionando em ponto morto, o giro fica constante ou oscilando levemente?

Desculpe te encher tanto com esses detalhes, mas é que em nenhum dos meus carros anteriores aconteciam essas coisas e estou começando a achar que estou com algum problema na injeção! Meu pai pegou um Fiesta (modelo antigo) um mês depois que eu peguei a Eco. O Fiesta dele é 1.6 e o motor roda mais redondo que o meu que é 2.0, inclusive, o dele é até mais valente que o meu!

Valews!

#9
 Carlos Russafa


Membro Pro
Membro Pro
Moacir, quanta falta de sorte hehe

Sobre o botão do Ar quente e frio, nunca vi isso acontecer na minha atual ou na anterior(uma XLS 1.6 2007). Não sei como pode o botão girar sozinho, visto que não existe nenhum motor que aciona ou muda a temperatura do ar!(pelo menos desconheço)

Sobre a aceleração em ponto-morto, realmente o Duratec corta nos 4mil rpm, visando preservar o motor.

Quando acelero dessa forma e tiro o pé, o giro cai normalmente de forma linear e se mantem constante, sem engasgos ou acelerações abruptas...

E em ponto-morto, o funcionamento está normal, somente quando o motor está frio e num dia gelado, é que ele fica um pouco mais acelerado, mas ainda sim de forma constante e vai baixando a rotação até atingir a temperatura ideal.

Cara, diria que uma visita a concessionária(mais uma pelo jeito hehe) deve ser necessária, pois estes problemas não são comuns, ainda mais em um carro novo.
Em relação aos outros carros, diria que este efeito é mais psicológico, pois vc está muito desapontado com o carro e um problema que seria algo banal num carro que voce tem há alguns anos, neste fica maior ainda, considerando que não é um carro barato e voce tinha expectativas sobre ele.
Um exemplo é o desempenho em relação ao fiesta ou ao sandero, todos 1.6 8v, motor com boa resposta desde baixos regimes aplicados a carros leves(não mais que 1100kg) e com uma curva de torque bem plana... tive courier e ka 1.6(um Kanhao mesmo)... neste carros, 1.6 vai muito bem... mas na Eco... voce tem um desempenho satisfatório e olhe lá...
No caso da 4WD, é o que eu disse lá em cima... são 170kg a mais(num total de 1400kg praticamente) devido aos sistemas de tração... pegue uma freestyle 2.0 manual e verá um desempenho melhor(1230kg), além do fato do duratec ser 16v, de reações mais lentas em baixa.

Espero ter ajudado!

Abraços

Carlos Russafa

#10
 kentakk


Diamond Titanium
Diamond Titanium
se vc acha que o carro esta fraco em relacao ao sandeiro. Use a garantia e va reclamar na concessionaria. Eh melhor ver isso antes que acabe a garantia. pegue uma estrada sem radar e de o maximo para ver o desempenho e pegue um cronometro e messa a aceleracao de 0 a 100 para comparar com os colegas daqui do forum. Eu sai de um carro 1.6 com 70cv para uma eco com 115cv e mais pesado mas ela eh mais forte que o meu antigo carro.
Eu acho o seu carro gastao, esse foi o motivo de nao ter escolhido o 2.0

#11
 renan.rj21


Membro Gold
Membro Gold
Olha ... minha Eco eh 1.6 e anda MUITO bem obrigado e bebe pouco ... 7,5 no alcool e 10 na dolorosa .... isso rodando no Rio com ar ligado 100% do tempo.... Meu pai tem uma Tucson 2.0 e afirmo, a minha eco 1.6 anda MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO mais que a tucson 2.0 ...

#12
 moacir_79


Membro
Membro
Pessoal, desculpem minha demora em dar as caras aqui no tópico, mas é que estava esperando ter somente etanol no tanque para chegar a alguma conclusão. Como rodo pouco com meu carro, isso demorou um pouquinho para acontecer. E cheguei a seguinte conclusão: esse carro no etanol é simplesmente outro!!! Não ocorre nada disso que relatei acima! O motor roda macio e forte. Ela está beirando os 2500km e o consumo na cidade está em torno de 5,0 ~ 5,5l/km, totalmente dentro da faixa do pessoal aqui (isso só vai melhorar com uma "kilometragem" mais alta). E quanto ao seletor de temperatura do ar condicionado, vou esperar mesmo a revisão, pois parece que escapou alguma coisa dentro do console no acionamento do seletor. Como eu estava MUITO acostumado com meu Sandero, demorei um pouco a me adaptar ao novo carro, ainda mais pelos problemas que apresentou me obrigando a levá-lo na concessionária tantas vezes. Muito obrigado a todos que compartilharam suas experiências aqui! Esse fórum é realmente NOTA 10!!!

#13
 renan.rj21


Membro Gold
Membro Gold
Olha ... Peguei a 1 mes uma Eco 1.6 12/12 ... A danada esta fazendo 8,5 no alcool e 11,5 na gasolina ... isso na cidade ... os 2 ultimos tanques coloquei 30 reais de alcool e completei com aditivada ... fez media de 10,1 e agora fez 10,5 .... isso na cidade do Rio com engarrafamento e ar ligado ... carro tem pouco mais de 1000km ... to ABISMADOOOOOOO com o consumo, muito baixo !

#14
 BASICO


Membro Pleno
Membro Pleno
aCELERAÇÃO ZERO A 100 9.7 SEG.
(a car de espanto quando estes veiulos ateh golf em saidas sinais 500m )
NÃO TEM PREÇO kkk

ARCONDICIONADO CONSULTE MANUAL MANUSEIO POIS NO MEU utiliso na
metade pois se utilisar no maximo congela rs
Quantoa estas aceleradas paradas em ponto morto o mais gostoso deste motor
eh extamente sua aceleração zeroa 100,pois embora seja MAIS PESADO 170 KS

cOMPENSA COM A PRIMEIRA E SEGUNDA MARCHAS ENCURTADAS,justamente para pegar embalo _mais rápido em trechos mais curtos.

E o principal voce deve eh aproveitar mais a excelente SUSPENSAO TRASEIRA INDEPENDENTE
para fazer curvas fortes e andar em estradas terra que tenham areia fofa oumesmo praia como eu faço.
SUSPENSÃO TRASEIRA INDEPENDENTE unica versão da ECOSPORT QU TEM
TRAÇÃO 4X4 AUTOMATICA E MANUAL EH OTIMA.

explore mais potencial da sua ECOSPORT 4WD.

#15
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